• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Variação da temperatura do controlador e influências

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RaphaelSales

Member
Reaction score
0
Bom dia pessoal, sou novo no fórum e apesar de ter dado uma olhada em outros tópicos não achei exatamente a resposta que buscava. Minha dúvida é simplesmente a seguinte, a histerese do meu controlador está em 2 ºC, e mesmo seguindo as recomendações do fabricante eu não consegui diminuir esse valor para o 1ºC que pretendia. Minha pergunta é o quanto esta temperatura pode afetar a fermentação da minha Ale que está atualmente setada em 19ºC, ou seja ela fica variando até 21ºC. Peço desculpas se a pergunta estiver off topic, ou já tiver sido respondida anteriormente.

Bom dia pessoal, sou novo no fórum e apesar de ter dado uma olhada em outros tópicos não achei exatamente a resposta que buscava. Minha dúvida é simplesmente a seguinte, a histerese do meu controlador está em 2 ºC, e mesmo seguindo as recomendações do fabricante eu não consegui diminuir esse valor para o 1ºC que pretendia. Minha pergunta é o quanto esta temperatura pode afetar a fermentação da minha Ale que está atualmente setada em 19ºC, ou seja ela fica variando até 21ºC. Peço desculpas se a pergunta estiver off topic, ou já tiver sido respondida anteriormente.

Hum...

A variação vai ser entre (19 ~ 21) ou ( 17 ~ 21 )?

Se for controlador de dois estágios, a variação geralmente é positiva E negativa, ou seja, a histerese é contada nas duas direções.

Se teu controlador for de dois estágios, 2ºC é muita coisa, mesmo!! O metabolismo da levedura demora horas para se adaptar a variações de 0.5ºC, por exemplo.

Se for de estágio único, 2ºC pode até funcionar para algumas leveduras mais neutras/robustas, mas com certeza vai prejudicar leveduras mais delicadas.
Talvez você note, talvez não. Tem que testar o paladar pra ver.

Qual o modelo do teu controlador, por curiosidade.

Todos que eu programei até hoje permitiam uma histerese mínima/máxima na faixa de 0.3 até 0.5 (eu particularmente uso 0.5, é o valor que funciona bem no meu setup).

Não me recordo de ver um com histerese mínima/máxima tão altas assim.

Abraço.

Alexandre, perdão não ter completado mais as informações.
Seguinte, está variando de 19 - 21 ºC.
O fermento utilizado está sendo o US-05.
Não é controlador de dois estágios, chega 21 ele "dispara" para retornar até a temperatura setada.
O meu controlador é o AGEON G101, e seguindo toda aquela recomendação, de colocar o CD=28, e aí corrigir o valor que a pessoa deseja de histerese, não funcionou. As opções aparecem, mas o valor não reduz de forma alguma.
Enfim, eu estou provando bem devagar a ceva, tiro coisa pouca e estou tentando identificar off´s, achei alguns bem sutis, mas de experiencia geralmente a secundária remove a grande parte destes, nada gritante. Primeira vez que instalo esse controlador aqui na minha casa, então apanhei nesse quesito.
Nesse perfil só queria saber se alguém já passou por essa variação ou esse problema.

Concordo com o Alexandre... 2c é muita coisa...

Eu trabalho na casa de 0.2 com o TIC17..

Alexandre cara, muito obrigado pela resposta, mas consegui resolver aqui, um colega eletricista chegou fuçou aqui e resolveu. Hahaha. Basicamente eu não tive a calma e parcimônia para ler um pouco mais, visto a facilidade do caro colega eletricista em solucionar o problema. Mudo minha pergunta agora, ela passou no caso um dia e meio nessa variação, a potencialidade do estrago é muito grande?
Novamente obrigado a atenção.

tomazela, obrigado pela indicação. Meu amigo conseguiu corrigir aqui, eu só tinha utilizado setup de terceiros, meio que alugando pra brassar e manter o vício, agradeço a ajuda, consegui setar em 0.3

Alexandre cara, muito obrigado pela resposta, mas consegui resolver aqui, um colega eletricista chegou fuçou aqui e resolveu. Hahaha. Basicamente eu não tive a calma e parcimônia para ler um pouco mais, visto a facilidade do caro colega eletricista em solucionar o problema. Mudo minha pergunta agora, ela passou no caso um dia e meio nessa variação, a potencialidade do estrago é muito grande?
Novamente obrigado a atenção.

Meu nome é Jefferson, e o nick name é jalexandre. Tem um "jota" ali, marcando presença. :)

Brincadeiras a parte, acho que a tua cerveja vai ficar aceitável sim.

US-05 costuma ser mais amigável e tolerar mais nossos erros no começo. Não posso dizer o mesmo das outras cepas, mas como tu já resolveu o problema, é só continuar brassando.

Abraço.

Eita cara, desculpa o erro, tá anotado pra próxima. Esperar pra ver o que rolou mesmo com a breja. Valeu a atenção disposta em ajudar aqui. Uma boa noite e boas brejas.��

Eita cara, desculpa o erro, tá anotado pra próxima. Esperar pra ver o que rolou mesmo com a breja. Valeu a atenção disposta em ajudar aqui. Uma boa noite e boas brejas.��

O fórum está aqui pra isso, tem muito tópico bom por essas bandas, coisa fina.

E o meu post anterior foi uma brincadeira, não precisa levar a sério nem pedir desculpas.

Abraço!!

A minha primeira eu fermentei assim também, com dois graus, mas a variação ia mais longe ainda, pois quando o freezer desligava a temperatura ainda baixava mais uns dois graus. O resultado foi a fermentação primária em dois dias, no terceiro já não atenuava. Seguindo dicas, mudei a variação pra 0,2 e fui aumentando um grau por dia até chegar nos 25. Parece que não ficou ruim, está matutando nas garrafas, vamos ver no que dá. Mas não perca a esperança, a minha não tem nem gosto estranho, estava bem aceitável quando engarrafei.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

A minha ficou na secundária e o off que eu estava sentindo esta dando uma diminuída. Vou deixar mais alguns dias, fazer o Cold Crash e deixar maturar até perceber um perfil legal, mas esperança é a última a morrer, hahhahahaha. Essa leva foi mais pra pegar a "manhã" do equipamento, começou a estação de chuvas aqui e acaba que a temperatura em si já nem varia tanto.

Back