• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Valvula de 3/4 ou 1/2 para uma produção de 20 litros

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DanNoP

New Member
Reaction score
0
Fala galera,

Minha primeira postagem aqui no fórum e estou com uma pequena dúvida. Ainda não comecei a produzir cerveja, porém estou adquirindo meu equipamento, no momento decidi, ao invés de comprar as panelas de brassagem e fervura prontas, resolvi instalar as resistências e as válvulas em minhas panelas.
Optei por um sistema rims, com recirculação feita por meio de uma bomba (220v)
Lembrando que vou instalar o poco termométrico em um Tee que vai ficar no lado de cima da panela, para reentrada do mosto na panela.

Mas pintou a dúvida, qual tamanho de tubulação usar? uma válvula de 3/4 com um espigao de 3/4 para 1/2 ? ou uma válvula de 1/2 e um espigão de 1/2 para 3/8 ?

Minha duvida consiste em saber se para a produção de 20 litros uma bitola de 1/2 e depois 3/8 não faria o mosto recircular de maneira muito devagar atrapalhando a eficiência do processo?

Por favor me ajudem.
Grato

Fala galera,

Minha primeira postagem aqui no fórum e estou com uma pequena dúvida. Ainda não comecei a produzir cerveja, porém estou adquirindo meu equipamento, no momento decidi, ao invés de comprar as panelas de brassagem e fervura prontas, resolvi instalar as resistências e as válvulas em minhas panelas.
Optei por um sistema rims, com recirculação feita por meio de uma bomba (220v)
Lembrando que vou instalar o poco termométrico em um Tee que vai ficar no lado de cima da panela, para reentrada do mosto na panela.

Mas pintou a dúvida, qual tamanho de tubulação usar? uma válvula de 3/4 com um espigao de 3/4 para 1/2 ? ou uma válvula de 1/2 e um espigão de 1/2 para 3/8 ?

Minha duvida consiste em saber se para a produção de 20 litros uma bitola de 1/2 e depois 3/8 não faria o mosto recircular de maneira muito devagar atrapalhando a eficiência do processo?

Por favor me ajudem.
Grato

Cara seguinte, o mais recomendado pelas discussões aqui no forum rum equipamento de 20L é usar as mangueiras e conexões de 1/2", mais pela facilidade e custo beneficio de tudo eu acho.
Quando montei o meu não sabia disso e montei com 3/4". Apesar da válvula ter vazão maior, é mais difícil (e caro) as mangueiras, engates rápidos etc. Até existe possibilidade de utilizar buchas e luvas redutoras.
Então na prática o que eu faria para as válvulas é ver se são de passagem plena ou reduzida, e daria preferência para 1/2" passagem plena.
Abs

Exatamente.

Pelo que eu pesquisei, vai ser bem mais fácil trabalhar com a válvula e conexões de 1/2. Também para a instalação do poço termométrico.

Mas antes de fazer, sempre surge a dúvida. Vou comprar o material essa semana, e começar a construção da minha panela.

Valeu!!!!
Obrigado.

Exatamente.

Pelo que eu pesquisei, vai ser bem mais fácil trabalhar com a válvula e conexões de 1/2. Também para a instalação do poço termométrico.

Mas antes de fazer, sempre surge a dúvida. Vou comprar o material essa semana, e começar a construção da minha panela.

Valeu!!!!
Obrigado.

Espero ter ajudado parceiro. Boa sorte ai na empreitada!
Abs :mug:

Vai tudo de 1/2 sem medo!

Temos bastante equipamentos e conexões que podem te ajudar!

Abraço.

Latest posts

Back