• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Validade cerveja artesanal

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Tenho uma leva de Wee Heavy em que errei no cálculo do primming e dobrei...pois é....

Se eu abrir ela gelada nao acontece nada, porém quando coloco no copo faz MUITA espuma e na boca a sensação parece de que estou tomando um espumante....agora meu amigo, se eu abro elas a temperatura ambiente....faz um estouro..a tampinha quase me cegou e transborda demais..sorte que usei garrafas resistentes e novas.

Deixe uma na temperatura ambiente, abra sem mexer muito nela e veja o que acontece.

Minha Robust Porter está assim. Solução:

Gelo, abro a garrafa e jogo logo para uma jarra de suco de 1,5l, tipo casamento antigo com chope. deixo a coisa assentar e sirvo.

pessoal,

Qual é o prazo de validade das cervejas artesanais não pasteurizadas após o envaze?

Gostaria de saber por quando tempo posso deixa-las nas garrafas em temperatura ambiente e em geladeira.

abraço a todos

Olá, tudo vai depender de alguns fatores. Estilo da cerveja, matéria-prima utilizada, se ela foi ou não pasteurizada, teor alcoólico. Cervejas mais lupuladas possuem maior estabilidade microbial, porém tendem a oxidar mais rapidamente. Cervejas com teor alcoólico mais alto e mais maltadas podem ficar melhores com o tempo...

Isso que fabricamos nada mais é do que CHOPP. Chamamos de cerveja artesanal pq tdo mundo fala isso.ö So vira CERVEJA e tem validade de 6 meses a 1 ano. depois que pasteuriza. Do contrario é chopp. Porque o fermento ainda esta vivo dentro da garrafa e continua desencadeando gas espuma. O processo de pasteurizaçao é justamente p matar o fermento dentro da garrafa e estabilizaçao do produto p/ nao azedar dentro da garrafa. Nunca guardei mais que 3/4 meses. Meu consumo é rapido. rsrs

Senhores, depois de refermentar a cerveja com primming, ao terminarem os açucares fermentáveis, a refermentação também para. Entretanto as leveduras ainda estão lá, na temperatura ideal caso seja deixado em temperatura ambiente. Por falta de "alimento" elas não entram em autólise? Essa dúvida me deixa com muito medo de armazenar as cervejas em temperatura ambiente por muito tempo.
Por favor. Leia minha postagem abaixo/ acima rsrs pra vcs entendenrem. qto validade do Chopp e da cerveja.

Isso que fabricamos nada mais é do que CHOPP. Chamamos de cerveja artesanal pq tdo mundo fala isso.ö So vira CERVEJA e tem validade de 6 meses a 1 ano. depois que pasteuriza. Do contrario é chopp. Porque o fermento ainda esta vivo dentro da garrafa e continua desencadeando gas espuma. O processo de pasteurizaçao é justamente p matar o fermento dentro da garrafa e estabilizaçao do produto p/ nao azedar dentro da garrafa. Nunca guardei mais que 3/4 meses. Meu consumo é rapido. rsrs

Pra mim essa definição de cerveja e chopp não tem nada a ver... com todo o respeito.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Por favor. Leia minha postagem abaixo/ acima rsrs pra vcs entendenrem. qto validade do Chopp e da cerveja.
Marilea, você está enganada. Esta confusão é muito comum, e muitos, de forma errada, acreditam nisso.

A palavra Chopp ("Schoppen") nada mais é que uma medida utilizada na Alemahha. Quando imigrantes alemães vieram para o Brasil, eles pediam sempre um "Schoppen", e a palavra acabou pegando. É uma forma exclusivamente brasileira de denominar a cerveja em barril. Os ingleses, por exemplo, possuem um termo similar, o "Pint".

Resumindo, cerveja e chopp são a mesma coisa. Pasteurização é só um processo que a cerveja pode receber.

Marilea, você está enganada. Esta confusão é muito comum, e muitos, de forma errada, acreditam nisso.

A palavra Chopp ("Schoppen") nada mais é que uma medida utilizada na Alemahha. Quando imigrantes alemães vieram para o Brasil, eles pediam sempre um "Schoppen", e a palavra acabou pegando. É uma forma exclusivamente brasileira de denominar a cerveja em barril. Os ingleses, por exemplo, possuem um termo similar, o "Pint".

Resumindo, cerveja e chopp são a mesma coisa. Pasteurização é só um processo que a cerveja pode receber.

Ok. ok. desculpem.
Esse foi o que aprendi. Em um curso de cerveja artesanal em Sao Paulo em 1992 Por um mestre cervejeiro que trabalhou na fabrica da antarctica em RIO Claro por 30 anos. Ele que nos ensinou sobre isso. Inclusive ja trabalhei com cerveja pasteurizada. por muito tempo quando comercializava. Mas hoje realmente os conceitos mudaram ate mesmo as materias primas, a tecnica de fabricaçao. Muita inovaçao. Valeu! Cada um com seu cada um. Eu continuo com meu conceito. So vira cerveja depois que pasteuriza. MATA O FERMENTO DENTRO DA GARRAFA. ESTABILIZA O PRODUTO. AUMENTANDO AVALIDADE. NAO AZEDA DENTRO DA GARRAFA. DESCULPEM

Ok. ok. desculpem.
Esse foi o que aprendi. Em um curso de cerveja artesanal em Sao Paulo em 1992 Por um mestre cervejeiro que trabalhou na fabrica da antarctica em RIO Claro por 30 anos. Ele que nos ensinou sobre isso. Inclusive ja trabalhei com cerveja pasteurizada. por muito tempo quando comercializava. Mas hoje realmente os conceitos mudaram ate mesmo as materias primas, a tecnica de fabricaçao. Muita inovaçao. Valeu! Cada um com seu cada um. Eu continuo com meu conceito. So vira cerveja depois que pasteuriza. MATA O FERMENTO DENTRO DA GARRAFA. ESTABILIZA O PRODUTO. AUMENTANDO AVALIDADE. NAO AZEDA DENTRO DA GARRAFA. DESCULPEM
Este é o conceito BRASILEIRO. Na alemanha se você falar que no brasil existe essa regra, eles riem da gente... E mais, eu prefiro cerveja fresca do que pausterizada.

Ok. ok. desculpem.
Sim, entendo que muita gente ensina desta forma. Outros dizem que chopp é na pressão, e cerveja é em lata/garrafa. Outros como eu acreditam na história da cerveja e origem da palavra. Mas retornando ao tópico, a "validade" da cerveja (ou chopp) é algo que, com toda certeza, não tem a ver com a pasteurização.

20180514_131332.jpg
20180416_142406.jpg
20180415_183140.jpg
20180514_131332.jpg
20180416_142406.jpg
20180415_183140.jpg
ok ok ja pedi desculpas sobre minha teoria. Cada um vom sua ideia. Eu estou no Brasil. Fabrico minhas cervejas em casa pra consumo. sao maravilhosas, simples sem muito glamour. escolhi 3/4 tipos que eu gosto e faço do meu jeito. que aprendi. Baixo custo de materia prima. saborosas. teor alcolico que quero. gas espuma encorpada clarinha. Simples assim. Eu gosto. ne? afinal estamos no Brasil. E nao participo de nada. So quis ajudar. Com meus conhecimentos. faço IPAS. RED ALE. DRY STOUT. PALE ALE. BOCK. SÓ. RS
20180416_142406.jpg

Isso de chamar "cerveja" não pasteurizada de outra coisa pode não acontecer em outros países e ser outra das nossas "jaboticabas", porém
segundo a legislação brasileira, a colega não está errada.

www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6871.htm

No artigo 37 do link acima pode se ler:

III - a cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase;

O colega também não está errado em dizer que chopp provém da palavra "Schoppen" que é uma medida de volume, porém variável, dependendo do país e época.
https://de.m.wikipedia.org/wiki/Schoppen

Last edited:
Exato.
A lei diz: “...podendo ser denominada de chope ou chopp...”.
Ou seja, é cerveja. Pode chamar de chope, se quiser, mas é cerveja.
O que fazemos em casa é cerveja, podendo ser chamado de chope.
A denominação não é obrigatória.

Back