• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Utilização das leveduras do lote anterior

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ola amigos, muito bom o tópico! Estou com o mesmo problema do @wagnerlibardi.

Fiz a lavagem da levedura conforme as instruções porém nos meus potes, apesar de terem ficado umas 4 ou 5 hrs descansando, em nenhum momento houve separação das camadas. Eu uso o método BIAB e brassei uma leva de 40l com o US-05. Sobrou bastante fermento na bombona, e mesmo diluindo e agitando bastante a solução não ficou bem líquida homogênea, parece que ficaram umas bolinhas, que não tenho certeza serem a levedura aglomerada. Será possível não ter uma quantidade significativa de sujeira ou células mortas? Será que esta tudo certo? Segue uma foto dos potes. OBS: na foto aparenta uma certa sujeira no fundo, mas é reflexo da superfície onde os potes estavam.

Alguém teria alguma sugestão ou algo pra acrescentar? @Guenther, alguma sugestão?

Desde já muito obrigado!

Nada a acrescentar... a técnica é simples. Se não houve separação, é sinal que está tudo homogêneo.

Boa tarde povo...

Na última leva q envasei (Session IPA 20L) fiz a coleta da levedura mas fiquei com receio de ter coletado muito trub e pouca levedura.

Após envasar a cerveja, sobrou apenas cerca de 1.5L de trub no fermentador, estava bem compactado e foi o menor volume de perda que já tive (acho que pq foi a melhor filtragem / recirculação que já fiz em uma brassagem). Adicionei a água fervida, homogenizei e depois fui fazendo a separação para pote grande -> potes pequenos.

Não vi a formação daquela camada esbranquiçada, apenas uma camada sólida homogênea e a cerveja sobrenadante (foto em anexo).

Pretendia usar essa coleta para fermentar uma leva dupla de 40L mas estou com medo de não ter leveduras viáveis o suficiente. Como posso testar isso? Se fizer um starter eu poderia confirmar se está tudo OK?:confused:

Abs!

Attachments

• IMG_1257.jpg
    IMG_1257.jpg
    91.2 KB
Boa tarde povo...

Na última leva q envasei (Session IPA 20L) fiz a coleta da levedura mas fiquei com receio de ter coletado muito trub e pouca levedura.

Após envasar a cerveja, sobrou apenas cerca de 1.5L de trub no fermentador, estava bem compactado e foi o menor volume de perda que já tive (acho que pq foi a melhor filtragem / recirculação que já fiz em uma brassagem). Adicionei a água fervida, homogenizei e depois fui fazendo a separação para pote grande -> potes pequenos.

Não vi a formação daquela camada esbranquiçada, apenas uma camada sólida homogênea e a cerveja sobrenadante (foto em anexo).

Pretendia usar essa coleta para fermentar uma leva dupla de 40L mas estou com medo de não ter leveduras viáveis o suficiente. Como posso testar isso? Se fizer um starter eu poderia confirmar se está tudo OK?:confused:

Abs!

Faça um starter com DME. Certamente será facil observar alguma atividade.

Mas o ideal é não colocar no agitador magnético? Para poder ver a formação de espuma?

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

Mesmo com o agitador forma-se espuma, a não ser que se use o Fermcap (redutor de espuma) em grande quantidade.

Dependendo da levedura é meio difícil perceber atividade no Starter.

Mas resumindo, se você pesar o recipiente e o peixinho para saber o quanto eles pesam, anotar e após fazer o starter, descartar o sobrenadante, o peso final da lama deverá ser pelo menos o dobro do que iniciou. (a não ser que inicie com uma quantidade muito grande de fermento no starter).

Eu sempre faço 1l~1.5L usando no máximo 50ml de levedura...

Back