Depende dos grãos, mas "vareia" entre 80 e 85. Minha filosofia é igual à tua: Processo mais simples possível... Nas últimas levas, inclusive, fiz a experiência de virar a panela toda dentro do fermentador, sem essa de whirpool, etc, seguindo a experiência em [1].
Obtive os mesmos resultados que o cara: Não percebi nenhuma alteração no produto final...
[1]:
http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/
Sent from my E6533 using Tapatalk
Certo, e nessa eficiência de 80 a 85% você usa quantos kg de malte, e termina com quantos litros no fermentador, com qual OG?
Sobre o Brulosophy........... tive a oportunidade de conversar ao vivo com um deles no Congresso Técnico de SC, e perguntei se o cara (que me fugiu o nome agora) passava a não fazer mais técnica X ou Y depois que eles tinham testado e que, teoricamente, não tinha dado diferença. Sabe o que ele me respondeu? "Não não... eu ainda sigo as boas práticas da literatura, etc".
Justamente isso que eu canso de dizer..... não é porque eu não tenho capacidade ou treinamento pra sentir algo, ou que aquilo não dê uma diferença tão pequena que eu e vários não sintam, que mesmo assim ela não aconteça.
Eu, Guenther, acredito completamente que 99% das boas práticas estudadas e embasadas em livros (e comprovadas quimicamente) não são perceptíveis em testes cegos, mas no entanto, todas as pequenas diferenças de várias boas práticas, quando somadas, é que tornam uma cerveja espetacular.
Se forem ver como o Jamil Zainasheff produzia suas cervejas quando ganhou 2 prêmios Ninkasi (melhor cervejeiro dos EUA) e também o Gordon Strong (que ganhou 3).......... os caras usam absolutamente todas as boas práticas que podem existir em suas cervejas, e se for procurar por elas no Brulosophy.......... os resultados mostram que não fazem diferença, hehehehe.
Cada um faz cerveja do jeito que quer e tem suas crenças, mas quando o Brulosophy testa algo e não tem resultado (e 99% das vezes é assim), a interpretação da maioria é a mais óbvia........ "ah, então não faz diferença".
A minha interpretação dos testes eles, é a seguinte: "Ah, ok, não faz milagre". O que não quer dizer que não faça diferença.
Proporção pode não fazer diferença perceptível, mas quimicamente... faz. Se a pessoa vai ou não dar bola pra isso, é decisão pessoal. Eu........ Guenther....... gosto de fazer as mesmas receitas em vários equipamentos e mantê-las da forma mais igual e controlada possível. Mas cada um faz do jeito que achar melhor..... é que eu sempre tenho na minha cabeça que todos os detalhes fazem diferença, então eu sempre tento fazer o máximo de coisas certo. Pode não fazer diferença pra mim que não tenha extrema sensibilidade no paladar, mas para alguém melhor do que eu que vá provar minha cerveja, pode fazer uma grande diferença.
Abraço,