• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Uso de resistência móvel e BAG

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Você parece estar confundindo no sparge com top up.

Seu método é no sparge mas vc tem o trabalho de fazer top up pq 1. não cabe todo o volume na tua panela 2. vc não quer fazer os ajustes na água pra garantir o pH na faixa correta pra um water to grist ratio maior.

A praticidade maior é uma panela de um tamanho que caiba todo teu volume pra não ter que ficar completando volume pré fervura e no sparge. É como faço. Eficiência de mostura na faixa dos 80%.
Não.

No Sparge = colocar toda a água necessária desde o início.

Top Up = Completar com água PÓS fervura ou depois de colocar no fermentador. Essa é a técnica para conseguir fazer levas grandes em panelas que não tem volume suficiente para se fazer o tamanho da leva que se quer.

Eu não faço nenhum dos dois.

Sobre eficiência de 80%....... bacana! :)

Abraço,

Num BIAB: eu tiro a bag e, independentemente do que ficou de mosto, eu coloco água até alcançar o volume pré-fervura que estava na minha receita.

Tem como ser mais simples que isso? :)

Keep BIAB simple! :ban:

Abraço,

A menos que você esteja unicamente dizendo que faz isso a título de exemplo.

Mas enfim, entre sparge e top up, caso tua panela não seja grande o suficiente pra acomodar toda a água pré-fervura mais grist, acredito que o top up seja o menos trabalhoso.

Gaste alguns reais a mais com malte pra compensar a diluição e corra pro abraço.

Eu pesquisei bastante antes de montar meu setup de BIAB e o tamanho da panela foi algo que mais quebrei a cabeça. Felizmente fiz a escolha certa comprando a maior.

Saquei... No meu caso, uso um cesto pra fritura de inox, como esse:

XYe5XZ9.jpg

Abraço

Cara quantos litros vc faz?
Imagino que não tenha um desses no tamanho e que aguente o bag ao retirar?

Valeu

A menos que você esteja unicamente dizendo que faz isso a título de exemplo.

Mas enfim, entre sparge e top up, caso tua panela não seja grande o suficiente pra acomodar toda a água pré-fervura mais grist, acredito que o top up seja o menos trabalhoso.

Gaste alguns reais a mais com malte pra compensar a diluição e corra pro abraço.

Eu pesquisei bastante antes de montar meu setup de BIAB e o tamanho da panela foi algo que mais quebrei a cabeça. Felizmente fiz a escolha certa comprando a maior.
Não... eu faço isso (de verdade) pq essa é a maneira mais simples e rápida, além de fazer com que o perfil de atividade da minha mosturação seja o mais parecido possível comparado com quando faço a mesma receita num equipamento de 3 panelas.

Ter panela maior pode ser útil pra fazer No Sparge, mas no caso de quem não faz, como eu, que não gosto de No Sparge pois não gosto de alterar proporção de água comparado com meus outros equipamentos, não há vantagem alguma.

Abraço,

Não... eu faço isso (de verdade) pq essa é a maneira mais simples e rápida, além de fazer com que o perfil de atividade da minha mosturação seja o mais parecido possível comparado com quando faço a mesma receita num equipamento de 3 panelas.

Ter panela maior pode ser útil pra fazer No Sparge, mas no caso de quem não faz, como eu, que não gosto de No Sparge pois não gosto de alterar proporção de água comparado com meus outros equipamentos, não há vantagem alguma.

Abraço,
Agora que eu vi que você considera top up completar apenas pós fervura. Não sei de onde vc tirou isso mas top up é simplesmente completar, não importa a etapa.

Eu não vejo motivo para se preocupar tanto com water to grist, a menos que você não tenha condições de corrigir tua água (brun water tira isso de letra).

Mas enfim, se tá funcionando pra vc e teu resultado é conforme vc espera, então tá tudo certo.

Certo, e quanto de eficiência de mosturação você consegue?
Depende dos grãos, mas "vareia" entre 80 e 85. Minha filosofia é igual à tua: Processo mais simples possível... Nas últimas levas, inclusive, fiz a experiência de virar a panela toda dentro do fermentador, sem essa de whirpool, etc, seguindo a experiência em [1].

Obtive os mesmos resultados que o cara: Não percebi nenhuma alteração no produto final...

[1]: http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/

Sent from my E6533 using Tapatalk

Agora que eu vi que você considera top up completar apenas pós fervura. Não sei de onde vc tirou isso mas top up é simplesmente completar, não importa a etapa.

Eu não vejo motivo para se preocupar tanto com water to grist, a menos que você não tenha condições de corrigir tua água (brun water tira isso de letra).

Mas enfim, se tá funcionando pra vc e teu resultado é conforme vc espera, então tá tudo certo.
Certo, então a sua lógica é que....... se você não sabe de onde alguém "tirou algo", aquilo não existe, não é verdade, e pronto? Hehehehe... :) Brincadeira...

Explicando pela última vez, até pq não tem pq ficarmos discutindo sobre isso e dando soco em ponta de faca.

O termo "top up" obviamente é genérico e no inglês, e obviamente também eu posso usar ele como você falou para dizer que vou fazer "top up" nisso, naquilo, etc, mas normalmente quando é usado dessa forma ele vem acompanhado um complemento, como dizer "I'm going to top up the mash until it reaches blablabla".......... esse é o termo genérico.

O que quero dizer é, quando se fala na "técnica" (e não termo genérico) de "Top Up" ou "Top Up Water", estamos falando de uma técnica de fazer uma cerveja no geral mais high gravity do que se quer por falta de espaço durante a fervura, e depois da fervura fazer um Top Up de água, seja na panela de fervura ou no fermentador, até alcançar o volume que quero.

Exemplo, digamos que eu tenha uma panela de 51 litros totais, e um fermentador de 55 litros, e eu queira mandar pro fermentador 50 litros de Pilsen. Como minha panela tem 51 litros totais, se eu colocar 50 litros pra ferver vou transbordar tudo, e além disso vou acabar com uns 45 litros. Então o que faço? Uso técnica de Top Up, coloco pra ferver uns 45 litros, termino com uns 41... 40, e ao final completo até chegar em 50 já ao final da fervura, seja ainda na panela de fervura ou no fermentador.

Veja que o BeerSmith inclusive define bem isso. Note que o campo tem o nome somente de "Top Up Water", justamente porque quando se fala nisso, de forma clássica, nem se precisa dizer que é ao final da fervura ou no fermentador. Já quando é em outra etapa, aí estamos falando do termo genérico, como no outro campo "Top up water for the kettle".

TVQh10U.png

Abração,

Depende dos grãos, mas "vareia" entre 80 e 85. Minha filosofia é igual à tua: Processo mais simples possível... Nas últimas levas, inclusive, fiz a experiência de virar a panela toda dentro do fermentador, sem essa de whirpool, etc, seguindo a experiência em [1].

Obtive os mesmos resultados que o cara: Não percebi nenhuma alteração no produto final...

[1]: http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/

Certo, e nessa eficiência de 80 a 85% você usa quantos kg de malte, e termina com quantos litros no fermentador, com qual OG?

Sobre o Brulosophy........... tive a oportunidade de conversar ao vivo com um deles no Congresso Técnico de SC, e perguntei se o cara (que me fugiu o nome agora) passava a não fazer mais técnica X ou Y depois que eles tinham testado e que, teoricamente, não tinha dado diferença. Sabe o que ele me respondeu? "Não não... eu ainda sigo as boas práticas da literatura, etc".

Justamente isso que eu canso de dizer..... não é porque eu não tenho capacidade ou treinamento pra sentir algo, ou que aquilo não dê uma diferença tão pequena que eu e vários não sintam, que mesmo assim ela não aconteça.

Eu, Guenther, acredito completamente que 99% das boas práticas estudadas e embasadas em livros (e comprovadas quimicamente) não são perceptíveis em testes cegos, mas no entanto, todas as pequenas diferenças de várias boas práticas, quando somadas, é que tornam uma cerveja espetacular.

Se forem ver como o Jamil Zainasheff produzia suas cervejas quando ganhou 2 prêmios Ninkasi (melhor cervejeiro dos EUA) e também o Gordon Strong (que ganhou 3).......... os caras usam absolutamente todas as boas práticas que podem existir em suas cervejas, e se for procurar por elas no Brulosophy.......... os resultados mostram que não fazem diferença, hehehehe.

Cada um faz cerveja do jeito que quer e tem suas crenças, mas quando o Brulosophy testa algo e não tem resultado (e 99% das vezes é assim), a interpretação da maioria é a mais óbvia........ "ah, então não faz diferença".

A minha interpretação dos testes eles, é a seguinte: "Ah, ok, não faz milagre". O que não quer dizer que não faça diferença.

Proporção pode não fazer diferença perceptível, mas quimicamente... faz. Se a pessoa vai ou não dar bola pra isso, é decisão pessoal. Eu........ Guenther....... gosto de fazer as mesmas receitas em vários equipamentos e mantê-las da forma mais igual e controlada possível. Mas cada um faz do jeito que achar melhor..... é que eu sempre tenho na minha cabeça que todos os detalhes fazem diferença, então eu sempre tento fazer o máximo de coisas certo. Pode não fazer diferença pra mim que não tenha extrema sensibilidade no paladar, mas para alguém melhor do que eu que vá provar minha cerveja, pode fazer uma grande diferença.

Abraço,

Certo, então a sua lógica é que....... se você não sabe de onde alguém "tirou algo", aquilo não existe, não é verdade, e pronto? Hehehehe... :) Brincadeira...

...

TVQh10U.png

Abração,

Minha lógica é que não existe essa definição de que top up é específico de determinada etapa. Você inventou isso e tá tentando justificar.

Lógico que se você pegar um print de tela da seção "Fermentador" o termo top up vai se referir... Adivinhem? Vai se referir a completar com água no fermentador.

Eu uso a planilha BIABacus (ótima pra quem faz BIAB), ela deixa bem claro cada possível variação no volume:

Attachments

• Captura de tela de 2017-07-25 13:39:42.png
    Captura de tela de 2017-07-25 13:39:42.png
    26.1 KB
Certo, e nessa eficiência de 80 a 85% você usa quantos kg de malte, e termina com quantos litros no fermentador, com qual OG?

Sobre o Brulosophy........... tive a oportunidade de conversar ao vivo com um deles no Congresso Técnico de SC, e perguntei se o cara (que me fugiu o nome agora) passava a não fazer mais técnica X ou Y depois que eles tinham testado e que, teoricamente, não tinha dado diferença. Sabe o que ele me respondeu? "Não não... eu ainda sigo as boas práticas da literatura, etc".

Justamente isso que eu canso de dizer..... não é porque eu não tenho capacidade ou treinamento pra sentir algo, ou que aquilo não dê uma diferença tão pequena que eu e vários não sintam, que mesmo assim ela não aconteça.

Eu, Guenther, acredito completamente que 99% das boas práticas estudadas e embasadas em livros (e comprovadas quimicamente) não são perceptíveis em testes cegos, mas no entanto, todas as pequenas diferenças de várias boas práticas, quando somadas, é que tornam uma cerveja espetacular.

Se forem ver como o Jamil Zainasheff produzia suas cervejas quando ganhou 2 prêmios Ninkasi (melhor cervejeiro dos EUA) e também o Gordon Strong (que ganhou 3).......... os caras usam absolutamente todas as boas práticas que podem existir em suas cervejas, e se for procurar por elas no Brulosophy.......... os resultados mostram que não fazem diferença, hehehehe.

Cada um faz cerveja do jeito que quer e tem suas crenças, mas quando o Brulosophy testa algo e não tem resultado (e 99% das vezes é assim), a interpretação da maioria é a mais óbvia........ "ah, então não faz diferença".

A minha interpretação dos testes eles, é a seguinte: "Ah, ok, não faz milagre". O que não quer dizer que não faça diferença.

Proporção pode não fazer diferença perceptível, mas quimicamente... faz. Se a pessoa vai ou não dar bola pra isso, é decisão pessoal. Eu........ Guenther....... gosto de fazer as mesmas receitas em vários equipamentos e mantê-las da forma mais igual e controlada possível. Mas cada um faz do jeito que achar melhor..... é que eu sempre tenho na minha cabeça que todos os detalhes fazem diferença, então eu sempre tento fazer o máximo de coisas certo. Pode não fazer diferença pra mim que não tenha extrema sensibilidade no paladar, mas para alguém melhor do que eu que vá provar minha cerveja, pode fazer uma grande diferença.

Abraço,
Rapaz, essa pergunta aí é difícil. Vou olhar no beersmith qdo estiver em casa e te falo, pq não tenho de cabeça. Mas, sou "Galoneiro", então minha grain bill eh pequena... Levo 7 litros pro fermentador, pra "engarrafar" 5L num daqueles mini kegs.

Sobre o lance da metodologia: Eu me preocupava com todos os detalhes das boas práticas, até que um dia achei meu processo extremamente complicado. E comecei a cortar coisas, e ir medindo o resultado, até chegar no lance mais simples possível.

Concordo que, talvez, para monstros sensoriais que existam por aí, essas simplificações de processo possam até fazer diff. Mas, pra esses meus 5 litrinhos que vão sendo consumidos ao longo de uma semana dentro de casa por mim e minha mulé, tá na boa. =)

Agora comprei uma Braumeister e um fermentador cônico da brewdemon, então vou aposentar meu biab.

Rapaz, essa pergunta aí é difícil. Vou olhar no beersmith qdo estiver em casa e te falo, pq não tenho de cabeça. Mas, sou "Galoneiro", então minha grain bill eh pequena... Levo 7 litros pro fermentador, pra "engarrafar" 5L num daqueles mini kegs.

... é que eu sempre tenho na minha cabeça que todos os detalhes fazem diferença, então eu sempre tento fazer o máximo de coisas certo. Pode não fazer diferença pra mim que não tenha extrema sensibilidade no paladar, mas para alguém melhor do que eu que vá provar minha cerveja, pode fazer uma grande diferença.

Sobre o lance da metodologia: Eu me preocupava com todos os detalhes das boas práticas, até que um dia achei meu processo extremamente complicado. E comecei a cortar coisas, e ir medindo o resultado, até chegar no lance mais simples possível.

Concordo que, talvez, para monstros sensoriais que existam por aí, essas simplificações de processo possam até fazer diff. Mas, pra esses meus 5 litrinhos que vão sendo consumidos ao longo de uma semana dentro de casa por mim e minha mulé, tá na boa. =)

Agora comprei uma Braumeister e um fermentador cônico da brewdemon, então vou aposentar meu velho equipamento companheiro de guerra biab, e começar uma nova jornada, com eficiência reduzida :)

Agora comprei uma Braumeister e um fermentador cônico da brewdemon, então vou aposentar meu velho equipamento companheiro de guerra biab, e começar uma nova jornada, com eficiência reduzida :)
Sim sim, por isso que eu sempre defendo que cada um sabe do seu processo, dos seus objetivos, etc. Boas práticas que me trazem um trabalho absurdo, eu não faço.... mas as que são faceis e que posso fazer quase no automático, eu faço todas.

Eu mudei de 3panelas para BIAB pelo tempo e pelo trabalho. Faço no fogão e mudaria para recirculação contínua com resistência porque, acredito, demoraria menos para chegar às temperaturas pretendidas e diminuiria um pouco o trabalho de ter que ligar/desligar fogão, controlar visualmente a temperatura, etc. Só.

Da mesma forma, como na pergunta original, também preferiria não usar um fundo falso, SE POSSÍVEL, para separar o bag da resistência, caso eu passe a usar uma. Tenho um fundo falso do meu equipamento de 3 panelas, mas o trabalho de tirá-lo antes da fervura para não atrapalhar a separação do trub e lavá-lo já diminuem a vantagem de usar uma resistência.

Cada um sabe do seu processo e o que eu considero trabalhoso pode não ser para outras pessoas.

Enfim, eu vi em outro tópico mas não responderam mais: alguém usa bag direto na resistência e não tem problemas?

Concordo que a rigor recirculação contínua não faça sentido em BIAB. Contudo quem usa resistência elétrica precisa separar o bag da resistência e um fundo falso ajuda nisso. Mas aí o fundo falso gera uma região separada de fluido que, se vc quiser/precisar ajustar a temperatura, vai acabar não deixando a temperatura do mosto/grãos homogênea. É aí que entra a recirculação.
Já tentei fazer sem usar a resistência durante a mostura, mas a queda de temperatura é mto grande.

Uso resistência, bag e fundo falso, essa questão de tirar o fundo falso antes da fervura tbm acho trabalhosa mas necessária. Sobre homogenizar a temperatura faço recirculação contínua e não percebo grandes diferenças, uso o sensor pt100 na entrada da bomba.

Galera, estou pesquisando para montar um Biab para fazer levas menores (10 litros) no meu apê...

Estou recioso com o tempo para atingir as temperaturas para mash in e fervura no meu cooktop convencional...

E pesquisando aqui, achei interessante o apoio destes ebulidores convencionais (rabo quente)...

Para mostura, vou aquecer a água (sem o malte) no fogo + ebulidor até a temperatura calculada... desligo os 2 e coloco o malte e espero o tempo de mosturação... até aí acho que sem problema..

O problema é na fervura... pesquisando, alguns colegas falam que pode ocorrer caramelização do mosto, e muitos outros falam que usam e nunca notaram caramelização...

Me veio a dúvida: se ocorre caramelização com o ebulidor durante a fervura, porque não ocorre no fundo da panela, que é a fonte do calor quando usamos apenas o fogareiro?

Enfim, para a turma mais experiente, realmente existe este risco de caramelizar com o ebulidor?

Grato.

Fiz um fundo falso.. mas o conjunto fundo falso/bag não deu vazão mesmo com a bomba ajustada para uma vazão baixa.. fazia vácuo constantemente e travava tudo...
Vou trocar o voil por um tecido com a trama Menos "junta" pra ver se melhora

Alguém tem uma dica de tecido adequado?

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

Olá! Tive um problema como esse, mas acontece devido o fato de que o mosto se junta todo no fundo do bag.
Basta colocar algo, como uma colher cervejeira, em uma das laterais do bag, que o líquido deve pela lateral e vai para o fundo da panela.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Galera, estou pesquisando para montar um Biab para fazer levas menores (10 litros) no meu apê...

Estou recioso com o tempo para atingir as temperaturas para mash in e fervura no meu cooktop convencional...

E pesquisando aqui, achei interessante o apoio destes ebulidores convencionais (rabo quente)...

Para mostura, vou aquecer a água (sem o malte) no fogo + ebulidor até a temperatura calculada... desligo os 2 e coloco o malte e espero o tempo de mosturação... até aí acho que sem problema..

O problema é na fervura... pesquisando, alguns colegas falam que pode ocorrer caramelização do mosto, e muitos outros falam que usam e nunca notaram caramelização...

Me veio a dúvida: se ocorre caramelização com o ebulidor durante a fervura, porque não ocorre no fundo da panela, que é a fonte do calor quando usamos apenas o fogareiro?

Enfim, para a turma mais experiente, realmente existe este risco de caramelizar com o ebulidor?

Grato.

Um pouco de caramelização ocorre no fundo da panela com fogo, as de alumínio ficam com mancha amarelada normalmente. Mas é tão pouco que não afeta o sabor.

A mesma coisa com os ebulidores, usei um ebulidor bastante tempo pra fervura, não percebi diferença sensorial, as vezes ele saía da fervura com uma camada amarelada fina em volta da resistência...

Porém em uma circunstância realmente caramelizou, numa roggenbier (50% malte de centeio), mosto excessivamente viscoso, caramelizou, criou uma crosta, secou e queimou a resistência na fervura, depois passou gosto de queimado/cinzas pra cerveja.

O que está se discutindo aqui é uma questão "semântica".
Qual o porquê de não ser possível recircular num bag? Às vezes a pessoa utiliza o bag apenas para facilitar a limpeza do equipamento, coisa que é mais complicada quando se usa um fundo falso.
Já vi equipamentos tribloco com um cesto no MLT.
A questão é: você quer se ater ao método ou buscar uma otimização do processo?

Back