Então... A questão maior é mais sobre as boas práticas do que sobre os contaminantes. Como são sais inorgânicos, achar traços de substância como benzeno, por exemplo, é algo meio impensado.Na verdade esta discussão é bem importante. Esta é uma daquelas situações onde o que parece ser bom senso não funciona.
P.A. e Grau Alimentício são diferentes pois atendem a normas diferentes. A preocupação para P.A. é evitar que ocorra inclusão de interferentes analíticos. Grau Alimentício se preocupa em certificar que todos os contaminantes e ingredientes se encontram em nível considerado seguro para consumo humano à luz do conhecimento existente. Grau Alimentício se refere não apenas à composição química, mas também ao uso de Boas Práticas de Fabricação e seleção de sistema de embalagem adequado.
De maneira geral é fato que P.A. é mais puro que Grau Alimentício, mas importa saber qual o contaminante. A substância pode ser P.A. mas possuir agentes cancerígenos graves, como benzeno, em quantidades que não seriam toleradas num produto Grau Alimentício, ainda que "menos" puro. Metais pesados tb são um exemplo disso.
A diferença entre as duas classes não é algo que causará um intoxicação aguda no curto prazo. Talvez um câncer depois de duas décadas, mas quem tem pressa né? Boa sorte!
Quanto a metais pesados, os mesmos só são problemas se estiverem complexados. Precisa ver direitinho. A pergunta que não quer calar é a seguinte:
Você faz uma leva de 20L por mês, da qual você toma 5L. Vc usa...sei lá...6-7g de sais pra fazer os 20L. Então, pense na sua ingestão ao longo da vida.
Agora, pense sobre os legumes, frutas e verduras e os milhões de agrotóxicos que vc ingere. Os filezinhos de peixe que você compra congelado no mercado e a água que vc bebe (sim, nossa água é tratada na maior parte do país com hipoclorito, que gera formação de trihalometanos, que são cancerígenos)...sacou?
Essa divisão é mais pra garantir uma certa qualidade no manuseio, mas, no fundo, não gera impacto.
Todo mundo aqui usa celular. Não há nenhum estudo que fale sobre a radiação (pq n temos tempo suficiente pra avaliar o impacto dessa tecnologia).
Então, galera, não é o tipo de coisa que você, cervejeiro caseiro deve se preocupar. Se vc vai vender, aí sim, são outros 500.
PS.: Antes que achem que falo sem propriedade, sou Eng químico e já trabalhei com a parte de tratamento de água
#paz
Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk