• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Uso chiller de placas - resfriamento - trub

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrocampos

Active Member
Reaction score
3
Olá, pessoal!

Estou com uma dúvida. Atualmente resfrio o mosto com chiller de imersão, o que está demorando bastante (aqui na minha cidade geralmente está a 36-37º), mesmo com uma outra serpentina passando antes no isopor com gelo, então adquiri um chiller de placas pra ver se melhora esse processo.
Ocorre que não sei a sequência pra poder fazer o resfriamento: Se faço o whirpool manual, espero decantar o trub, e só então passo o mosto pelo chiller de placas(com bomba), indo direto para o fermentador; se faço o whirpool manual e imediatamente já posso passar pelo chiller, mandando pro fermentador; ou se é possível fazer(e prático) o whirpool com o uso da bomba, passando pelo chiller de placas e retornando para panela com uma conexão de entrada no topo, e se nesse caso não terá problemas com agitação do trub.

Qual técnica dessas vocês usam, e acham melhor? Ps: final da fervura com 60-70lt

Agradeço!

Eu faço um whirlpool ao final da fervura, aguardo em torno de 15 minutos para assentar o trub e inicio o resfriamento retornando o mosto para a panela, pela parte superior (para evitar de espalhar o trub) já que minha bomba é pequena e não chega a movimentar o mosto a ponto de fazer um redemoinho. Fora o consumo de água, tem funcionado de forma razoável.

Mas para que retornar pra panela? Não chega na temperatura que vc deseja com uma passada pelas placas?

Eu faço como o Zé! mas levo o mosto direto pro fermentador, já fazendo o splash.

Chego a 20c fácil passando a água da toneira num pré chiller de cobre mergulhado no gelo.

controlando bem o fluxo, já cheguei a 15c!!!

Não esquece de sanitizar bem esse chiller de placas hein? aqui no fórum tem alguns tópicos falando disso! ;)

Opa, valeu Zerosa e Thiago, quando for estrear esse chiller vou tentar dessa maneira: fazer o whirpool, esperar o trub assentar aí sim resfriar mandando direto para o fermentador (realmente quero diminuir meu sacrificio nessa parte do processo). Se não chegar já na temperatura ideal no fermentador, que estará na geladeira, aguardo um tempo para inocular o fermento.

Fazendo o whirlpool, aguardando esses 15 min para só então resfriar enviando para o fermentador, então vc tende a ter um cerveja mais amargar do que planejado, pois enquanto estiver quente, os alfa-acidos estarão isomerizando.

Eu hoje tenho um chiller de contra fluxo que resfrio imediatamente voltando para a panela, fazendo um whirlpool.

Back