• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

usar peneira pra filtrar o trub

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kalbelo

Active Member
Reaction score
7
ae galera,
me ocorreu uma dúvida se há problema em usar peneira conica sanitizada com alcool na transferencia do mosto frio para o fermentador com o objetivo de filtrar o trub.

eu não tenho um cone de trub muito bom, eu faço o whirlpool a quente com a panela de fervura dentro de outro tambor com agua fria pra fazer o resfriamento (um tipo de banho maria com agua fria).
Depois de frio, eu levanto a panela de fervura pra coloca-la em uma bancada e assim transferir o mosto frio para o fermentador por gravidade.
Não sei se o cone de trub fica ruim na execução ou se ele se desfaz com o movimento da panela do tambor para a bancada então eu utilizo uma peneira conica pra passar o mostro atravez dele.

Há algum risco de off flavor ou algo assim usando a peneira conica?

obrigado!!

Não acho que tenha risco exceto contaminação, mas filtrar trub com peneira eh bem pouco eficiente não achas? Não eh sólido o suficiente para isso. Mais fácil fazer um anel de inox ao redor da torneira ou maior no fundo da panela
Tipo isso. images.jpg

Não acho que tenha risco exceto contaminação, mas filtrar trub com peneira eh bem pouco eficiente não achas? Não eh sólido o suficiente para isso. Mais fácil fazer um anel de inox ao redor da torneira ou maior no fundo da panela
Tipo isso. View attachment 118300
Sim , dependendo da quantidade de lúpulo que passa pela torneira não fica muito eficiente.
Olhei a sua foto e não entendi a mecânica da coisa... Parece um barbeador dentro da panela.
Pode explicar melhor como funciona?

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Sim , dependendo da quantidade de lúpulo que passa pela torneira não fica muito eficiente.
Olhei a sua foto e não entendi a mecânica da coisa... Parece um barbeador dentro da panela.
Pode explicar melhor como funciona?

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Só uma latinha para segurar o canal de lúpulo, um pouco passará e não tem problema nisso, mas boa parte fica retido. Não grila com isso não.

ae galera,
me ocorreu uma dúvida se há problema em usar peneira conica sanitizada com alcool na transferencia do mosto frio para o fermentador com o objetivo de filtrar o trub.

eu não tenho um cone de trub muito bom, eu faço o whirlpool a quente com a panela de fervura dentro de outro tambor com agua fria pra fazer o resfriamento (um tipo de banho maria com agua fria).
Depois de frio, eu levanto a panela de fervura pra coloca-la em uma bancada e assim transferir o mosto frio para o fermentador por gravidade.
Não sei se o cone de trub fica ruim na execução ou se ele se desfaz com o movimento da panela do tambor para a bancada então eu utilizo uma peneira conica pra passar o mostro atravez dele.

Há algum risco de off flavor ou algo assim usando a peneira conica?

obrigado!!

Já usei essa peneira cônica, mas usava justamente para corrigir um Whirlpool pouco eficiente...

Você pode usar as pastilhas de Whirlflooc que ajudam a formar melhor o trub...

Banho maria para resfriar pode ser vantajoso somente em pequenas quantidades, que parece ser o seu caso...

Eu investiria em um chiller de imersão, pois é muito mais prático e você pode manter a panela intacta enquanto resfria...

Sugiro que compre o tubo de alumínio ou cobre em lojas de refrigeração ou ar condicionado e monte seu Chiller de acordo com o diametro da panela...Dessa forma você pode fazer whirlpool enquanto resfria oq ajuda ainda mais a acelerar o processo...

Uso a peneira normalmente quando vejo que há possibilidade de passar muito trub.

Faço BIAB e mesmo assim utilizo a peneira cônica.
Utilizo na hora de levar pro fermentador e também na hora de trocar o mosto de balde para adicionar o primming.
Parece que não, mas retém bastante coisa.
Nunca contaminei nenhuma leva.

Sanitiza com iodophor e seja feliz. :rockin:

Back