Bom dia,
Estou usando um cooler de 15 Litros para fermentar.
Deixo o balde fermentador de 5 L, um termometro e uma ou duas garrafinhas plásticas com água congelada.
Considero que a temperatura apresentada pelo termometro está +- 3/4 Graus abaixo do que está sendo realizado dentro do fermentador (devido a atividade exotérmica).
Estou considerando corretamente?
Eu troco a garrafinha de manhã, quando volto do serviço e quando vou dormir.
Quando estabiliza o FG, eu acabo deixando menos garrafinhas de água para aumentar um pouco mais a temperatura.
Depois para maturar coloco na geladeira, sem controle de temperatura.
Não é a melhor forma de fermentar, mas já é melhor que deixar fermentando na temperatura ambiente.
Eu não tenho espaço para colocar uma geladeira com termostato.
Gostaria de saber o que posso fazer a mais com o cooler para melhorar ainda mais a fermentação.
Estou usando um cooler de 15 Litros para fermentar.
Deixo o balde fermentador de 5 L, um termometro e uma ou duas garrafinhas plásticas com água congelada.
Considero que a temperatura apresentada pelo termometro está +- 3/4 Graus abaixo do que está sendo realizado dentro do fermentador (devido a atividade exotérmica).
Estou considerando corretamente?
Eu troco a garrafinha de manhã, quando volto do serviço e quando vou dormir.
Quando estabiliza o FG, eu acabo deixando menos garrafinhas de água para aumentar um pouco mais a temperatura.
Depois para maturar coloco na geladeira, sem controle de temperatura.
Não é a melhor forma de fermentar, mas já é melhor que deixar fermentando na temperatura ambiente.
Eu não tenho espaço para colocar uma geladeira com termostato.
Gostaria de saber o que posso fazer a mais com o cooler para melhorar ainda mais a fermentação.