Amigos, sou novo no forum, na realidade primeira postagem.
Eu faço cerveja desde 2009, já fiz uma série de levas considerável e sempre me pergunto qual das técnicas utilizar, se resfrio o mosto e depois separo o trub ou se faço ao contrário. Hoje, na maioria das vezes para não dizer quase todas, eu faço o whirpool logo que desligo o fogo, deixo descansar por 15 min e começo o resfriamento com um chiller de contra-fluxo. Consigo resfriar 40 litros de cerveja em em aproximadamente 20 mim. Sempre fiquei com a dúvida de qual processo é melhor em função do DMS, da formação do cold break e da perda de aromas do lúpulo pela temperatura alta após desligar o fogo. O que eu concluí:
- Apesar de vários "homebrew" experientes falarem na formação de DMS não vejo muita lógica, isto porque o DMS (C2H6S) possui um ponto de ebulição de 37˚C, desta forma ele continuaria sendo evaporado mesmo depois que o mosto não esta mais fervendo.
- O cold break que pode ir para o fermentador se precipita para o fundo, sendo assim, como uso fermentados cônico, nas cervejas ALE, retiro um pouco do mosto umas 24h depois da inoculação e nas lagers sinceramente nunca notei diferença significativa. Outra questão é que quando resfriamos antes, existem outras partículas que entram em suspensão com o frio, sendo assim, com ele quente eu as retiraria e frio não. Sinceramente não sei o que é melhor.
- Quanto ao aroma esse sim ao meu ver sofre maior impacto, mas pode ser amenizado com uma adição mais tardia dos lúpulos de aroma.
Bom esta é minha opinião muito baseada na observação de tentativa e erro. Estou tentando uma análise laboratorial, dividindo uma leva em duas fervuras e resfriar uma com e uma sem trub e analisar se há diferença de DMS(presença ou ausência) e partículas sólidas para tentar encontrar a melhor técnica. Tenho um amigo bioquímico, dono de uma farmácia de manipulação, caso consiga realizar esta análise, posto aqui.
Eu noto é que com o resfriamento do trub o cone nunca fica tão bem formado quando quente e acabo perdendo mais mosto.
Abraços
Diego