• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Termostato - Diferença de Temperatura - Temperatura continua a cair

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MateusS

Member
Reaction score
4
Procurei nos tópicos mas não encontrei nada tão específico como eu quero.

Vou fazer minha primeira cerveja e estou montando os equipamentos.

Ontem instalei o termostato (tic17rgt da Full Gauge) numa geladeira velha que tenho.

Configurei o termostato (SP) em 20ºC e 0,2ºC a diferença de temperatura (Df). Ou seja, quando a geladeira atingir 20,2ºC o termostato manda corrente pra ligar a geladeira e quando atinge os 20ºC ele se desliga.

Porém, notei que após a geladeira/termostato desligar a temperatura continua baixando até mais ou menos uns 18,5ºC.

Pergunto:

a) Preciso configurar algo além do SP e do Df do termostato?
b) A configuração de 0,2ºC de diferença está correta? Penso que assim a geladeira vai ficar ligando e desligando demais.
c) Vocês já enfrentaram esse problema de, após o termostato desligar, a temperatura continuar baixando? Se sim, o que fizeram pra corrigir? Estou pensando em configurar pra uns 21ºC, que aí ele vai baixar até 20Cº. Mas quero ver a opinião de vocês.

Abraço!

Chegaste a ler o tópico "CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos"? (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076)

A questão é que, quando liga a geladeira, a parte que gela dentro dela começa a gelar BASTANTE... e essa isso vai sendo transferido para o ar dentro da geladeira, só que quando ela desliga, esse metal que está BEM gelado continua gelado e trocando temperatura com o ar, ou seja, é natural que a temperatura do ar continue baixando, o que normalmente chamamos de inércia térmica.

Ocorre que ao fermentar uma cerveja ali, o que tu queres controlar NÃO é a temperatura do ar, e sim a do mosto... logo, é necessário colar o sensor de temperatura na parede do fermentador, colocar um isolante térmico por cima dele, e até podes fazer (como eu faço) de usar pasta térmica para aumentar a sensibilidade de leitura do líquido.

Quando fizer isso, vais ver que a inércia térmica não vai ser grande como essa que estás aferindo com o ar.... e o ar dentro da geladeira, não importa.

Dá uma lida no tópico e veja se fica alguma dúvida.

Abraço,

Não esquece de colocar o termostato da grladeira no maximo!

Obrigado pela ajuda Guenther e Leonerd. Estou 4 brassagens mais inteligente e algumas dúvidas se vão embora e outras vem hehe!

Quanto à temperatura da geladeira, deixei o termostato configurado pra ter uma diferença de 0,5ºC. Uma coisa que notei é que o mosto (ou cerveja se o fermento agiu conforme esperado) mantem por muito tempo a temperatura, ou seja, depois de atingir a temperatura programada a temperatura fica estável por horas, ligando a geladeira poucas vezes. Essa é uma das vantagens de utilizar o poço térmico no balde fermentador.

Outra dica que obtive é de retirar as peças do congelador interno, assim o ar gelado chega mais rápido em toda geladeira.

Nos últimos dias a gente baixa a temperatura próxima a 3ºC (menos que isso a nossa geladeira não vai) pra fazer a clarificação. Pra facilitar esse processo, coloco uns litrões de água congelada ao redor do balde. Assim gela mais rápido com menos energia elétrica.

Camigol

Ah, outra coisa que descobri foi que fazer cerveja no Sul tem suas particularidades hehe!

Durante o dia o ambiente fica em 27ºC e a noite 14ºC. Como controlar a temperatura de uma fermentação que tem de ser feita entre 18ºC e 20ºC? Durante o dia deixo a geladeira pra gelar e durante a noite coloco uma lâmpada incandescente de 30W pra aquecer.

Sul Facts

Camigol

Ah, outra coisa que descobri foi que fazer cerveja no Sul tem suas particularidades hehe!

Durante o dia o ambiente fica em 27ºC e a noite 14ºC. Como controlar a temperatura de uma fermentação que tem de ser feita entre 18ºC e 20ºC? Durante o dia deixo a geladeira pra gelar e durante a noite coloco uma lâmpada incandescente de 30W pra aquecer.

Sul Facts

Camigol

Isso, mas Mateus, da uma olhada nessa tua lâmpada incandescente de 30W, é muito forte, vai aquecer muito rápido tua cerveja, tu precisa ter um aquecimento lento só pra simular uma temperatura ambiente levemente mais quente. Pessoal usa até de 5W da eletrônica aquela que aquece bem pouco.

Verdade, Fagner. É que, como não fabricam mais esse tipo de lâmpada, foi a única que encontrei. Na primeira vez percebi que era forte. Aí pra diminuir a emissão de calor eu coloquei uma proteção ao redor.

Mas essa sua sugestão de lâmpada eletrônica é ótima. Obrigado pela dica.

Abraço!

Back