• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Termômetro de fita

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renangust

Well-Known Member
Reaction score
1
E ai pessoal, vou fazer minha primeira brasagem nessa semana!

Minha dúvida é quanto ao uso do termômetro de fita no fermentador, segue o link do termômetro que pretendo comprar:

http://www.malteshop.com.br/ecommerce_site/produto_15979_11417_Termometro-Adesivo-4C-a-28C

Minha principal dúvida é quanto à medição correta da temperatura interna do fermentador conforme li ser correta.

1) É necessário usar um condutor de algum tipo entre o termômetro e a bombona para melhorar a leitura?

2) Como posso isolar o termômetro do ar externo, sendo que tem que ser algo transparente?

Meu fermentador será uma bombona de 30L com parede relativamente mais grossa que os baldes tradicionais

Zerosa,

A fermentação será feita à temperatura ambiente em um quarto escuro. Moro no sul e a temperatura ambiente no quarto não passa dos 16º, ou seja, não terei um controle muito ativo da cerveja, uma Pale Ale.

É só colar de forma que fique nivelado próximo da metade do líquido.
Tenta, de alguma forma, evitar muita variação na temperatura.
Aconselho fortemente a aquisição de uma geladeira e um controlador. Não é tão caro assim e os resultados ficam sensivelmente melhores.

Consegui uma geladeira tipo frigobar, ela gela bem. Quero ver se consigo deixar ela de maneira a não variar muito a temperatura interna já que não tenho controlador.

Consegui uma geladeira tipo frigobar, ela gela bem. Quero ver se consigo deixar ela de maneira a não variar muito a temperatura interna já que não tenho controlador.

Vê se consegue um TIC 17 e fique tranquilo!
Abraço.

Pessoal, para contar um pouco mais da minha experiência:

Fiz a brassagem ontem, a partir de extrato de malte australiano Wal's Pale Ale pois não tenho panelas nem equipamentos para ir além por enquanto.

A temperatura do termômetro de fita e do TIC17 colado na bombona fermentadora está igual(porém o termômetro de fita não marca decimais). Setei o TIC para temperatura-alvo de 19,5C com variação máxima de 0,5C. Tentei isolar o sensor com fita isolante e embalagem TETRAPAK.

De acordo com a temperatura indicada pelo fabricante do extrato, a temperatura ótima de fermentação seria entre 20 e 24C e o tempo de fermentação seria de 4 a 9 dias.

Não estou usando Air-Lock e sim Sterilock, que não borbulha, então após 7 dias medirei a densidade para verificar se a fermentação está completa.

Agradeço aos que responderam este tópico até agora :D

Pessoal, para contar um pouco mais da minha experiência:

Fiz a brassagem ontem, a partir de extrato de malte australiano Wal's Pale Ale pois não tenho panelas nem equipamentos para ir além por enquanto.

A temperatura do termômetro de fita e do TIC17 colado na bombona fermentadora está igual(porém o termômetro de fita não marca decimais). Setei o TIC para temperatura-alvo de 19,5C com variação máxima de 0,5C. Tentei isolar o sensor com fita isolante e embalagem TETRAPAK.

De acordo com a temperatura indicada pelo fabricante do extrato, a temperatura ótima de fermentação seria entre 20 e 24C e o tempo de fermentação seria de 4 a 9 dias.

Não estou usando Air-Lock e sim Sterilock, que não borbulha, então após 7 dias medirei a densidade para verificar se a fermentação está completa.

Agradeço aos que responderam este tópico até agora :D

O que achou do Sterilock? A fermentação ocorreu como vc planejava?
Estou pensando em usar ele no balde de 30L tb.

O que achou do Sterilock? A fermentação ocorreu como vc planejava?
Estou pensando em usar ele no balde de 30L tb.
Bald,

Está já há 4 dias fermentando e tudo está ocorrendo bem, há um cheiro característico na geladeira, mas tudo normal. Como não borbulha nada, da pra se guiar mais pelo cheiro mesmo e depois teste com mini-densímetro.
Será lançado logo um "detector de CO2" para o Sterilock, uma pecinha que você encaixa nele e ele indica se está saindo ou não CO2 dai, isso será perfeito pois acredito que nem teste de densímetro seja necessário para determinar o fim da fermentação.

Pelo que eu tenho visto aqui no fórum, não encontrei ninguém que tenha se aventurado com o Sterilock, pra mim existem diversas vantagens no seu uso, como não tem líquido você pode até colocar na lateral do balde, existe pra comprar o refil eliminador de cheiro caso vc julgue necessário..

Bald,

Está já há 4 dias fermentando e tudo está ocorrendo bem, há um cheiro característico na geladeira, mas tudo normal. Como não borbulha nada, da pra se guiar mais pelo cheiro mesmo e depois teste com mini-densímetro.
Será lançado logo um "detector de CO2" para o Sterilock, uma pecinha que você encaixa nele e ele indica se está saindo ou não CO2 dai, isso será perfeito pois acredito que nem teste de densímetro seja necessário para determinar o fim da fermentação.

Pelo que eu tenho visto aqui no fórum, não encontrei ninguém que tenha se aventurado com o Sterilock, pra mim existem diversas vantagens no seu uso, como não tem líquido você pode até colocar na lateral do balde, existe pra comprar o refil eliminador de cheiro caso vc julgue necessário..

Bom demais em renangust... tenho a impressão de que vc também "estudou" o site da Lamas assim como eu rs...só que vc teve uma coragem que ainda não tive. Por sinal vc tocou em um ponto interessante que é o lance de poder botar na lateral do balde ...não vai ocupar espaço nenhum!
Legal...parabéns pela iniciativa e estamos na torcida pela tua cerveja.

Bom demais em renangust... tenho a impressão de que vc também "estudou" o site da Lamas assim como eu rs...só que vc teve uma coragem que ainda não tive. Por sinal vc tocou em um ponto interessante que é o lance de poder botar na lateral do balde ...não vai ocupar espaço nenhum!
Legal...parabéns pela iniciativa e estamos na torcida pela tua cerveja.
Estava pesquisando no Homebrew americano sobre o Sterilock e vi que lá existe muita expectativa em cima do produto, muita discussão e ninguém que realmente usou e contou a experiência.

Outra coisa: Tem também pra vender no Malteshop, eu comprei vários produtos junto pra valer o frete, Lamas é muito caro pra enviar pra cá.

Veremos...

Estava pesquisando no Homebrew americano sobre o Sterilock e vi que lá existe muita expectativa em cima do produto, muita discussão e ninguém que realmente usou e contou a experiência.

Outra coisa: Tem também pra vender no Malteshop, eu comprei vários produtos junto pra valer o frete, Lamas é muito caro pra enviar pra cá.

Veremos...

Lamas é muito caro. De 10 à 20% mais caro que as outras lojas, na minha opnião. E o frete pra CWB mata, então acabo pegando as coisas na WE ou nas lojas locais mesmo. Felizmente, estamos bem abastecidos. :D

Sobre o gadget, eu to na turma que não bota fé no sterilock. Tenho a impressão que esse treco vai ficar nojento quando pegar cerveja que transborda muito krausen.

Aliás, foi um T58 'frenético' que me levou a trocar o airlock pelo bom e velho blowoff.

Para maturar por longos meses, talvez eu deixe um ou dois sterilocks na gaveta, mas por hora, fermentação primária é só com blow off.

Abraço,

Latest posts

Back