• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Tamanho da panela

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rafael14

Member
Reaction score
2
Fiz meu primeiro lote(20L) dia 25/04 e pretendo fazer um segundo dia 27/04 pois tenho dois baldes fermentadores. Minha dúvida é a seguinte, nessa minha segunda brassagem eu tenho insumos suficientes apenas para 10 litros e minha panela é para 20. Como utilizo o grain bag, gostaria de saber se tem algum problema fazer apenas os 10 litros no meu equipamento pra 20.

Fiz meu primeiro lote(20L) dia 25/04 e pretendo fazer um segundo dia 27/04 pois tenho dois baldes fermentadores. Minha dúvida é a seguinte, nessa minha segunda brassagem eu tenho insumos suficientes apenas para 10 litros e minha panela é para 20. Como utilizo o grain bag, gostaria de saber se tem algum problema fazer apenas os 10 litros no meu equipamento pra 20.

Geralmente fala q o ideal é que faça pelo menos 50% da panela, mas acho q é mais pela questão energética ($)

Se seu grainbag chegar na parte inferior o suficiente pra manter os grãos cobertos deve dar certo. Na pior das hipóteses sua eficiência vai ser ligeiramente menor que o esperado.

Se vc tiver a OG pre fervura da receita vc pode verificar se a sua bateu. Se tiver baixa deixa ferver até evaporar água e chegar na oh da receita aí vc começa às adições de lúpulo.

Pode fazer tranquilo man. Já fiz 10 na panela de 20, 20 na panela de 45, 50 na panela de 125.... A única atenção é exatamente o que o @Trops comentou acima, tenha atenção em deixar os grãos totalmente cobertos durante todo o processo. Se quiser uma análise mais específica, diga aí pra gente:
- Qual o tamanho da sua panela (medidas)
- O bag encosta no fundo da panela quando posicionado? se não, quanto falta pra encostar?
- Qual a quantidade de malte
- Qual a quantidade de água

cheers!

Latest posts

Back