• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Tabela para carbonatação forçada

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Amigos, ressuscitando o tópico.
Estou com uma blond no barril que creio estar super carbonatada, coloquei 3kg de pressão (1 vez por dia, durante 5 dias), barril à 5, 7 graus.
Ao servir, na chopeira, não formou aquela imensa espuma que torna ruim a aparência, comuns em cervejas super carbonatada, porém, a espuma estava muito densa, formando um colarinho bem consistente.
Agora pergunto, como procedo caso queira dar uma aliviada na carbonatação, basta aliviar a pressão interna do barril? No caso concreto, tem como saber o volume de co2 dissolvido na cerveja?

Desde já, agradeço. abss
Se aliviar a pressão do barril o CO2 diluido irá se desprender diminuindo o volume até estabilizar. Se não me engano basta medir a pressão interna que estabilizou e consultar a tabela de carbonatação pra ver a quantidade de volumes existente.

Agora pelo seu relato, pro meu gosto a espuma está ideal.

Last edited:
Se aliviar a pressão do barril o CO2 diluido irá se desprender diminuindo o volume até estabilizar. Se não me engano basta medir a pressão interna que estabilizou e consultar a tabela de carbonatação pra ver a quantidade de volumes existente.

Mas, a pressão que estabiliza dentro do barril é a mesma do co2 absorvido pelo líquido?

Mas, a pressão que estabiliza dentro do barril é a mesma do co2 absorvido pelo líquido?
É a pressão que mantem o CO2 no liquido sem se desprender. Quando fazemos a carbonatação colocamos sempre uma pressão, de acordo com a tabela de carbonatação, constante até o momento em que essa pressão se estabilize lá dentro do barril de forma que à partir daí não vai entrar mais gás lá dentro a não ser que você aumente a pressão. Se você baixar a pressão do barril (após estabilizada) então o CO2 vai se desprender do líquido até o momento em que se estabilize em uma pressão menor.

É a pressão que mantem o CO2 no liquido sem se desprender. Quando fazemos a carbonatação colocamos sempre uma pressão, de acordo com a tabela de carbonatação, constante até o momento em que essa pressão se estabilize lá dentro do barril de forma que à partir daí não vai entrar mais gás lá dentro a não ser que você aumente a pressão. Se você baixar a pressão do barril (após estabilizada) então o CO2 vai se desprender do líquido até o momento em que se estabilize em uma pressão menor.

Certo, irei fazer o teste esses dias aliviando a pressão, e controlar em quanto irá estabilizar. Vlw pela dica!

Confrades,

Estou fazendo um teste com PET, coloquei a breja lá e botei pra carbonatar a 1,5kg segundo a tabela com a temperatura que esta minha cerveja! Essa pressão vai abaixando depois que eu regulo, acontece porque o liquido vai absorvendo?! Aí eu vou lá e ajusto novamente pra 1,5. A partir do momento que estabilizar em 1,5 é porque esta na carbonatação que desejo. Confere?

Obrigado!

Confrades,

Estou fazendo um teste com PET, coloquei a breja lá e botei pra carbonatar a 1,5kg segundo a tabela com a temperatura que esta minha cerveja! Essa pressão vai abaixando depois que eu regulo, acontece porque o liquido vai absorvendo?! Aí eu vou lá e ajusto novamente pra 1,5. A partir do momento que estabilizar em 1,5 é porque esta na carbonatação que desejo. Confere?

Obrigado!

Exato!

Pessoal veja se estou certo pra não fazer bobeira.

Estou com uma Weiss para carbonatar. Olhei algumas tabelas e o ideal para este estilo é de 3,6 a 4,5 volumes de CO2

Supondo que minha cerveja está a 5°C e eu queira 3,6 volumes

De acordo com a primeira tabela eu preciso de aproximadamente 1,72 Bar

É isso? ou estou enganado?

Pessoal veja se estou certo pra não fazer bobeira.

Estou com uma Weiss para carbonatar. Olhei algumas tabelas e o ideal para este estilo é de 3,6 a 4,5 volumes de CO2

Supondo que minha cerveja está a 5°C e eu queira 3,6 volumes

De acordo com a primeira tabela eu preciso de aproximadamente 1,72 Bar

É isso? ou estou enganado?

Correto!

Coloquei 1,3 kg num barril de 50l e quando fui fazer o envase de contra presão simplesmente só sai espuma 😓
Alguém me dá uma luz?

Ola pessoal, muito bom o tópico. A minha dúvida é relação ao prazo, pois queria me programar pra engarrafar em um determinado dia.
Alguém sabe como fazer as contas de tempo na absorvição do CO2?
Uso um fermentador de inox de 200L, nao consigo rolar ele no chao rs.

Acredito que neste caso o fermentador possa ter uma alguma válvula reguladora de alívio.
Se este for o caso e dependendo do estilo da cerveja que estiver fermentando acredito que um parâmetro inicial seria fechar a válvula no último terço da fermentação.
Caso não possua, a carbonatação forçada em barris seria a solução.

ola pessoal boa noite, estou com uma grande dificuldade, fiz uma patersbier (belga estilo trapista) carbonatei ela em um barril tipo ambev.
carbonataçao: 2,5kg a 2ºc repeti o processo 4 vezes no total em dois dias terça e quarta feira passada, hoje ao servir so esta saindo espuma e mais espuma sem parar ja ajustei o manometro pra servir de todos os jeitos pouca e muita pressao.e nada
minha conclusao pode ser que ao carbonatar ela a 2º e ao servir o barril esta na temperatura ambiente pode ter gerado uma pressao maior dentro do barril ou ter super-carbonatado a cerveja.
nao sei oq faço sera que alguem poderia me ajudar???

Carbonatou demais. A 2°C, entre 1 a 1,2 bar. Serviria sem problema, desde que a linha de serviço esteja devidamente dimensionada.

Acredito que vc só conseguirá servir resfriando o barril próximo a zero grau. E inicie usando a pressao interna, sem abrir o gás. Mesmo assim irá espumar bastante.

Consegui resolver o problema, achei a válvula de alívio de pressão do barril e dps de aliviar o exesso deu certo. Obrigado pela atenção

Attachments

• IMG_1540.jpg
    IMG_1540.jpg
    129.9 KB
Edward,

Primeiro de tudo, por favor, crie tópicos novos para suas dúvidas.

------

O que interessa na carbonatação é a pressão que o barril estabiliza.

Os gases, quando frios, são mais densos, então ocupam menos espaço... logo, com a cerveja gelada, o barril deve ficar EM TORNO de 1kg de pressão.

Já com a cerveja quente, os gases no head-space do barril se expandem, então essa mesma cerveja se deixada em temperatura ambiente ficaria em torno de 2,5kg de pressão.

Sempre quando colocamos CO2 no barril... uma parte dele é absorvida pelo líquido, e outra fica no head-space.

Ou seja, digamos.... se eu tenho um barril que está a 0,5kg estabilizado, e eu quero que ele estabilize em 1kg, o que eu devo fazer? Devo colocar 1kg de presão? Não... porque isso resultados provavelmente em 0,6, 0,7, etc... porque parte do CO2 que eu "completei" vai ser absorvido.

Então pra conseguir 1kg, provavelmente eu teria que colocar uns 2kg de pressão.... pois parte do CO2 seria absorvido... e resultaria em torno de 1kg.

Agora..... o problema é que isso tudo depende ABSURDAMENTE da quantidade de líquido no barril. Se no caso citado acima eu estiver com um barril cheio até a boca... eu praticamente não tenho espaço de head-space.... logo, mesmo colocando, sei lá, 4kg de pressão.... a realidade é que eu injetei pouco CO2.... a ele vai estabilizar provavelmente pouco acima do que estava antes.

Já se eu tenho um barril pela metade, provavelmente preciso colocar uma pressão bem menor, pois acaba cabendo bem mais CO2 no head-space.

Já se quando fizer isso eu sacudir o barril........... muda TUDO novamente, pois parte do CO2 é absorvido instantaneamente e a pressão baixa na hora.

Resumindo.... o que importa é entender a física, a dinâmica da carbonatação..... sacudir, não sacudir, virar de ponta cabeça, ou não fazer nada.... tudo isso é opção pessoal............ e dificilmente se aplica quando recomendamos pra alguém. Uma vez que se entende o princípio das coisas, aí sim podemos escolher se queremos carbonatar lentamente, rápido, etc...... o que precisa estar claro, é o objetivo.

Abraço,

Mas sacudir um post mix não vai fazer com que entre cerveja na mangueira de gás?

Pode detalhar melhor como devemos proceder?

Obrigado

Obrigado amigo, já fiz duas vezes a carbonatação forçada, coloquei a média de 2kg de pressão, mas acho que se seguir a tabela fica melhor. Usei um vídeo no Youtube que é muito bom, o cara explica passo a passo, em primeiro lugar a sanitização dos equipamentos, e depois a colocação do mosto já filtrado e depois o gás. Ensina também como armazenar depois de usar só um pouco, deixando sempre na geladeira com 2kg de gás. O cara é bem didático.

Olá.
Preciso de uma ajuda para tirar uma duvida.
Final de ano chegando tenho chopp para entregar em finais de semana separado. Assim preciso fabricar colocar no barril para esvaziar os fermentadores e fabricar mais.

Ex. preciso entregar um chopp em 15 dias mas preciso esvaziar os fermentador para produzir mais.
Será American Lager. Irei carbonatar a 2º +- e colocar 0,9-1,1 bar.
O que é melhor fazer: Transferir para o barril e carbonatar 15 dias antes de beber, transferir 15 dias e carbonatar 7 dias antes de beber ou transferir 15 antes e carbonatar só na hora de beber?
Já li acima que é melhor deixar ela para uns dias que fica "melhor".
Tenho medo de deixar 15 dias carbonatado e ficar ruim e dar muita espuma. A 0,9-1,1bar corro o risco de criar muita espuma?

O que vcs me recomendam?

Obs.: depois que eu passar para o barril vou deixar em uma câmera fria a 5º.

Olá.
Preciso de uma ajuda para tirar uma duvida.
Final de ano chegando tenho chopp para entregar em finais de semana separado. Assim preciso fabricar colocar no barril para esvaziar os fermentadores e fabricar mais.

Ex. preciso entregar um chopp em 15 dias mas preciso esvaziar os fermentador para produzir mais.
Será American Lager. Irei carbonatar a 2º +- e colocar 0,9-1,1 bar.
O que é melhor fazer: Transferir para o barril e carbonatar 15 dias antes de beber, transferir 15 dias e carbonatar 7 dias antes de beber ou transferir 15 antes e carbonatar só na hora de beber?
Já li acima que é melhor deixar ela para uns dias que fica "melhor".
Tenho medo de deixar 15 dias carbonatado e ficar ruim e dar muita espuma. A 0,9-1,1bar corro o risco de criar muita espuma?

O que vcs me recomendam?

Obs.: depois que eu passar para o barril vou deixar em uma câmera fria a 5º.

CristianJR,

Recomendo que você transfira para o barril e deixe carbonatando por 15 dias. Não há o risco de espumar demais. Não é o excesdo de tempo que vai mudar. O CO2 vai penetrando no líquido, o que deve levar em torno de 7 dias, mas depois que estiver em equilíbrio (pressão externa no headspace = pressão interna no liquido) não há mais penetração de CO2 e não vai mudar a condição da carbonatação. Acho melhor deixar mais tempo, assim você garante que a carbonatação vai estar correta.

CristianJR,

Recomendo que você transfira para o barril e deixe carbonatando por 15 dias. Não há o risco de espumar demais. Não é o excesdo de tempo que vai mudar. O CO2 vai penetrando no líquido, o que deve levar em torno de 7 dias, mas depois que estiver em equilíbrio (pressão externa no headspace = pressão interna no liquido) não há mais penetração de CO2 e não vai mudar a condição da carbonatação. Acho melhor deixar mais tempo, assim você garante que a carbonatação vai estar correta.

Muito obrigado pela dica.

Pessoal um cilindro de 3kg consigo carbonatar quantos litros aproximadamente?

Pra não criar outro tópico resolvi perguntar aqui mesmo. De acordo com a tabela há uma faixa para trabalharmos, porém gostaria de saber onde vejo conforme os estilos qual o mais indicado. Por exemplo, estou fazendo uma saison e conforme BCJP ela tem um perfil de alta carbonatação quase espumante. A faixa das ales bem carbonatadas é bastante ampla. A pergunta é:
Onde encontro as informações de carbonatação conforme o estilo? essa será minha primeira carbonatação por co2 então to boiando ainda. Se puderem ajudar;

Pra não criar outro tópico resolvi perguntar aqui mesmo. De acordo com a tabela há uma faixa para trabalharmos, porém gostaria de saber onde vejo conforme os estilos qual o mais indicado. Por exemplo, estou fazendo uma saison e conforme BCJP ela tem um perfil de alta carbonatação quase espumante. A faixa das ales bem carbonatadas é bastante ampla. A pergunta é:
Onde encontro as informações de carbonatação conforme o estilo? essa será minha primeira carbonatação por co2 então to boiando ainda. Se puderem ajudar;

tabela_volumes_co21.jpg

Attachments

• tabela_volumes_co21.jpg
    tabela_volumes_co21.jpg
    146.3 KB
Back