Pessoal,
Estou com uma dúvida. Embarrilei terça-feira passada, pela primeira vez, uma ipa e um post de 19L colocando somente uns 10 litros. Ajustei 2kg na válvula reguladora e agitei o post por três vezes.
Ontem e hoje conectei o post no cilindro e na válvula reguladora mostra o ponteiro em 1.9 e não parece estar carbonatada.
Quando embarrilei a ceva estava em torno de 5 graus e agora está em temperatura ambiente.
Devo esperar ou adicionar mais co2?
Abraços!!
Edward,
Primeiro de tudo, por favor, crie tópicos novos para suas dúvidas.
------
O que interessa na carbonatação é a pressão que o barril estabiliza.
Os gases, quando frios, são mais densos, então ocupam menos espaço... logo, com a cerveja gelada, o barril deve ficar EM TORNO de 1kg de pressão.
Já com a cerveja quente, os gases no head-space do barril se expandem, então essa mesma cerveja se deixada em temperatura ambiente ficaria em torno de 2,5kg de pressão.
Sempre quando colocamos CO2 no barril... uma parte dele é absorvida pelo líquido, e outra fica no head-space.
Ou seja, digamos.... se eu tenho um barril que está a 0,5kg estabilizado, e eu quero que ele estabilize em 1kg, o que eu devo fazer? Devo colocar 1kg de presão? Não... porque isso resultados provavelmente em 0,6, 0,7, etc... porque parte do CO2 que eu "completei" vai ser absorvido.
Então pra conseguir 1kg, provavelmente eu teria que colocar uns 2kg de pressão.... pois parte do CO2 seria absorvido... e resultaria em torno de 1kg.
Agora..... o problema é que isso tudo depende ABSURDAMENTE da quantidade de líquido no barril. Se no caso citado acima eu estiver com um barril cheio até a boca... eu praticamente não tenho espaço de head-space.... logo, mesmo colocando, sei lá, 4kg de pressão.... a realidade é que eu injetei pouco CO2.... a ele vai estabilizar provavelmente pouco acima do que estava antes.
Já se eu tenho um barril pela metade, provavelmente preciso colocar uma pressão bem menor, pois acaba cabendo bem mais CO2 no head-space.
Já se quando fizer isso eu sacudir o barril........... muda TUDO novamente, pois parte do CO2 é absorvido instantaneamente e a pressão baixa na hora.
Resumindo.... o que importa é entender a física, a dinâmica da carbonatação..... sacudir, não sacudir, virar de ponta cabeça, ou não fazer nada.... tudo isso é opção pessoal............ e dificilmente se aplica quando recomendamos pra alguém. Uma vez que se entende o princípio das coisas, aí sim podemos escolher se queremos carbonatar lentamente, rápido, etc...... o que precisa estar claro, é o objetivo.
Abraço,