maiconcardoso
New Member
- Reaction score
- 1
Ainda não fiz minha primeira leva, essa semana terminei algumas instalações hidráulicas que faltavam no meu salão de festas e organizei os equipamentos pra fabricação que chegaram no meio da semana. Abaixo fotos do sistema que pretendo usar pra resfriar o mosto, como moro num sobrado, então a parte da moradia fica em cima e em baixo a garagem e o salão de festas, então aproveitei o terraço nos fundos e comprei um baldão de 97 litros, instalei uma torneira de jardim, aproveitei uma mangueira que sobrou da obra pra bater nível e aproveitei a gravidade pra escoar a água do baldão no terraço pra baixo no meu salão de festas, conectei a mangueira no chiller e do chiller pra pia. Vou colocar bastante gelo no baldão e já mandar água gelada de primeira pra dentro do chiller. Vou começar com um equipamento pra 20l e depois se a coisa der certo pretendo adquirir equipamento pra 60 l e de repente vou até captar a água da chuva do telhado pra uma caixa dágua de 250 l que pretendo instalar no fundo do lote um pouco acima do nível dos equipamentos pra escoar por gravidade. Acabei de testar o sistema e funciona perfeitamente.
Eu uso um sistema parecido, porém tenho dois registros na saída do chiller onde eu direciono a água quente para reutilização e a abasteço o tanque de troca de calor com água e gelo, quando a temperatura já está perto dos 40 graus direciono a saída do chiller para o tanque de troca de calor e a é só manter circulando até a temperatura desejada, com 10kg de gelo consigo ter um resfriamento de 25L em 30 minutos.
Vou trocar a bomba e acredito que consiga reduzir mais o tempo de resfriamento, pois a minha bomba atual está com baixa vazão.