• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Técnica para resfriamento resfriamento pós-fervura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ainda não fiz minha primeira leva, essa semana terminei algumas instalações hidráulicas que faltavam no meu salão de festas e organizei os equipamentos pra fabricação que chegaram no meio da semana. Abaixo fotos do sistema que pretendo usar pra resfriar o mosto, como moro num sobrado, então a parte da moradia fica em cima e em baixo a garagem e o salão de festas, então aproveitei o terraço nos fundos e comprei um baldão de 97 litros, instalei uma torneira de jardim, aproveitei uma mangueira que sobrou da obra pra bater nível e aproveitei a gravidade pra escoar a água do baldão no terraço pra baixo no meu salão de festas, conectei a mangueira no chiller e do chiller pra pia. Vou colocar bastante gelo no baldão e já mandar água gelada de primeira pra dentro do chiller. Vou começar com um equipamento pra 20l e depois se a coisa der certo pretendo adquirir equipamento pra 60 l e de repente vou até captar a água da chuva do telhado pra uma caixa dágua de 250 l que pretendo instalar no fundo do lote um pouco acima do nível dos equipamentos pra escoar por gravidade. Acabei de testar o sistema e funciona perfeitamente.

Eu uso um sistema parecido, porém tenho dois registros na saída do chiller onde eu direciono a água quente para reutilização e a abasteço o tanque de troca de calor com água e gelo, quando a temperatura já está perto dos 40 graus direciono a saída do chiller para o tanque de troca de calor e a é só manter circulando até a temperatura desejada, com 10kg de gelo consigo ter um resfriamento de 25L em 30 minutos.
Vou trocar a bomba e acredito que consiga reduzir mais o tempo de resfriamento, pois a minha bomba atual está com baixa vazão.

Lauricio,

Amigo, show de bola! Para 20 litros funciona primera. Eu diria que para 20 litros vc poderia ate colocar a panala com o mosto quente dentro de outro recipiente cheio de agua com gelo, tipo um banho maria. Para 20 litros essa manera tambem funciona bem, caso algum dia seu sistema de problema. Digo isso pq sempre algum sistema da problema. Abraco e boa sorte.
Vou fazer isso sim.

Opa.... seguinte pessoal, acabei de finalizar minha primeira brassagem. Consegui resfriar cerca de 16 litros de mosto com 15 min. Consegui 25 graus. Gastei cerca de 30l de água gelada, não chegou nem na metade do meu baldão de 97 litros. Porém a og que era pra ser de 1050 ficou em 1058 e levei pro fermentador cerca de 15 l somente numa receita que era pra ser de 20 l. Fiquei na dúvida se adicionava mais água na fervura ainda ou no balde fermentador pois eu percebi durante a fervura que era pouca água mas acabei não fazendo nada e deixei assim mesmo. meu air lock não mudou o nível, não ficou desnivelado e tampei bem até o final apertando bem. Se alguém puder me ajudar agradeço.

Opa.... seguinte pessoal, acabei de finalizar minha primeira brassagem. Consegui resfriar cerca de 16 litros de mosto com 15 min. Consegui 25 graus. Gastei cerca de 30l de água gelada, não chegou nem na metade do meu baldão de 97 litros. Porém a og que era pra ser de 1050 ficou em 1058 e levei pro fermentador cerca de 15 l somente numa receita que era pra ser de 20 l. Fiquei na dúvida se adicionava mais água na fervura ainda ou no balde fermentador pois eu percebi durante a fervura que era pouca água mas acabei não fazendo nada e deixei assim mesmo. meu air lock não mudou o nível, não ficou desnivelado e tampei bem até o final apertando bem. Se alguém puder me ajudar agradeço.

Vc precisa de ajuda pra que exatamente? Quanto a adicionar água após a fervura, poderia tê-lo feito, já que estava com um mosto mais denso que o previsto, e em menor quantidade. Era só submeter a água à fervura por uns 5min, resfriá-la e fazer a adição. No mais, airlock não é densímetro. Meça a densidade para ver a quantas anda a fermentação de sua cerveja.

Lauricio,

Vc usa bombona ou balde para fermentar? Se for balde aperta bem para fechar as vezes parece que está fechado e não está. O airlock fica desnivelado quando está lacrado mesmo. E se for balde tem aquele lacre "safado" na tampa. Tem um manual da WE que explica bem isso.

Boa sorte.

Vc precisa de ajuda pra que exatamente? Quanto a adicionar água após a fervura, poderia tê-lo feito, já que estava com um mosto mais denso que o previsto, e em menor quantidade. Era só submeter a água à fervura por uns 5min, resfriá-la e fazer a adição. No mais, airlock não é densímetro. Meça a densidade para ver a quantas anda a fermentação de sua cerveja.
Ok, obrigado pela atenção. Eu quase emendei água na parte final durante a fervura mesmo, se eu tivesse feito isso teria feito certo? Porém na próxima brassagem já vou colocar mais água pra esquentar na panela de fervura pra fazer a lavagem. Valeu!

Lauricio,

Vc usa bombona ou balde para fermentar? Se for balde aperta bem para fechar as vezes parece que está fechado e não está. O airlock fica desnivelado quando está lacrado mesmo. E se for balde tem aquele lacre "safado" na tampa. Tem um manual da WE que explica bem isso.

Boa sorte.
Pois é, eu eacho que meio que estraguei o balde tentando abrir com uma chave de fenda. É que logo que chegou o equipamento eu fechei a tampa do balde pra ver se lacrava bem e depois pra abrir foi uma briga e quem sabe no forçar com chave de fenda deformou um pouco e afeta agora pra lacrar bem. Porém mexi de novo o airlock um tempo depois e desnivelou, então acho que vedou bem, isso foi ontem a noite. Agora a pouco fui dar uma olhada e o airlock tava bem desnivelado, o lado direito tava lá em baixo quase fazendo a curva e o lado esquerdo tava lá em cima, acho que o co2 ta fazendo pressão já, pois já se passaram cerva de 12h da inoculação. valeu!

Tenho uma duvida: tenho bomba sabitara para recircular o mosto e uso chiller de imersao com agua gelada que vem de um reservatorio com gelo e uma outra bomba de agua p chiller. Gostaria de fazer o whirpool com bomba para agilizar no processo de esfriamento. Deixo ligado a bomba com o whirpool até que temperatura? E quanto tempo preciso esperar antes de mandar p fermentador?

Tenho uma duvida: tenho bomba sabitara para recircular o mosto e uso chiller de imersao com agua gelada que vem de um reservatorio com gelo e uma outra bomba de agua p chiller. Gostaria de fazer o whirpool com bomba para agilizar no processo de esfriamento. Deixo ligado a bomba com o whirpool até que temperatura? E quanto tempo preciso esperar antes de mandar p fermentador?
Marcos, tudo bem!

Como vc faz esse wrihpool com a bomba? Tem algum equipamento especial pra fazer isso?

Marcos, tudo bem!

Como vc faz esse wrihpool com a bomba? Tem algum equipamento especial pra fazer isso?

Ate o momento estou fazendo whirpool com a pá,estou pensando em aproveitar a bomba para fazer isso, quero fazer um bico movel dentro da panela para isso. Minha duvida é sobre os tempos de whirpool junto com o resfriamento.

Nesse caso deixo o whirlpool rolando até chegar na temperatura que desejo, porque a circulação acelera muito a troca térmica então resfria mais rápido.

O whirlpool pode ser feito simplesmente recirculando o mosto na panela, utilizando um joelho de 90° no retorno, pra que o mosto seja jogado para um dos lados, em paralelo com a parede da panela.

Por favor, abram tópicos novos para fazer perguntas novas e específicas, isso faz com que mais usuários vejam e respondam suas perguntas e ajuda outros com dúvida semelhante a encontrarem o assunto através do mecanismo de busca.

Abraço

Back