@Tiago,
Ele quer com gosto de pão. Pra ficar com gosto de pão, nada melhor que mosturação incompleta ou a baixa temperatura, pois forma cadeias grandes de amido e as enzimas nessa temperatura não conseguem quebrar direito. Assim ele evita sabores tostados e tem o famoso "sabor de artesanal", sabor de pão. Experiência própria hehehehehe
Cara, vamos por partes...
Primeiramente eu acho que mosturação incompleta não é algo que não deve ser indicado a fazer (salvo rara excessão de lambic ou quando se usa cultura mista pra fermentar). Isso se deve porque amido residual, além de baixar drasticamente sua eficiencia, pode gerar estress na fermentação e contaminação, porque a levedura não come amido residual, mas tem outros microorganismos que comem.
Sobre as enzimas, mosturação baixa não forma cadeias longas de amido. Na verdade nenhuma enzima da mosturação forma cadeia, o amido já é uma cadeia longa, as enzimas quebram elas. A diferença é que a beta amilase, das baixas temperaturas, quebram em pedaços menores. Pedaços menores = açucar muito fermentável, maltose. Temperaturas maiores quebram o amido em pedaços maiores = dextrinas, menos fermentáveis.
Dessa forma, temperatura de mosturação tem pouco a ver com o sabor final da cerveja, veja que o que está acontecendo é um controle sobre a quantidade de açucares fermentáveis ou não-fermentáveis, ou seja, o corpo da cerveja.
Assim, são os ingredientes que vc escolhe que determinam o sabor de malte final na cerveja. Claro que diferenças de corpo, fermentabilidade, etc, alteram esses fatores, mas são secundários. Sabor de tostado vem de ingredientes tostados, as temperaturas de mosturação não alteram isso, a não ser que vc esteja queimando seus grãos com o fogo, no fundo da panela, aí é outra história.
Pra finalizar, eu não entendi exatamente a associação do amido residual com o sabor de pão, mas acredito também na existencia de um "sabor de cerveja artesanal", só que pra mim, pessoalmente, considero algo pejorativo, porque sempre que ouvi isso a cerveja em questão estava com uma quantidade consideravel de off-flavors que não existiria numa cerveja comercial bem feita...
Abraço,