• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sugestão - Malty Beer

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabrielcalo

Well-Known Member
Reaction score
128
Fala aê pessoal, estou querendo brassar uma cerveja com o caráter maltado mais pronunciado, no entanto, não puxando para os torrados, tipo mais para o pão, biscoito ou nozes. Alguém teria um sugestão?

Obrigado.

faz uma cerveja com conversão incompleta. Mostura ela a 60~64, que o beta fica fraco e fica com gosto de mosto (amido), ou antes de completar o teste de iodo acaba a mostura.

Fala aê pessoal, estou querendo brassar uma cerveja com o caráter maltado mais pronunciado, no entanto, não puxando para os torrados, tipo mais para o pão, biscoito ou nozes. Alguém teria um sugestão?

Obrigado.

Sim, vc quer uma cerveja que tenha caráter de malte tostado, esses maltes normalmente são munich, biscuit, chocolate, victory, pale ale, vienna... não-caramelos.

Que me vem de cabeça, estilos que pronunciam bem esse sabor poderiam ser na cor âmbar: ocktoberft/marzen, vienna. Que tem um toque de caramelo juntamente com o tostado: bocks, altbier. Ou daí as mais escuras: dunkel/schwarzbier, alguns tipos de brown ale ou brown porter...

Em geral usar um malte base que tenha um sabor mais tostado em grandes proporções ajuda muito, tipo 50% de munich.... mais alguns por cento apenas dos maltes tostados mais escuros.

Abraço

faz uma cerveja com conversão incompleta. Mostura ela a 60~64, que o beta fica fraco e fica com gosto de mosto (amido), ou antes de completar o teste de iodo acaba a mostura.

Como assim, interromper a mosturação antes de terminar de converter todo amido?

Sim, vc quer uma cerveja que tenha caráter de malte tostado, esses maltes normalmente são munich, biscuit, chocolate, victory, pale ale, vienna... não-caramelos.

Que me vem de cabeça, estilos que pronunciam bem esse sabor poderiam ser na cor âmbar: ocktoberft/marzen, vienna. Que tem um toque de caramelo juntamente com o tostado: bocks, altbier. Ou daí as mais escuras: dunkel/schwarzbier, alguns tipos de brown ale ou brown porter...

Em geral usar um malte base que tenha um sabor mais tostado em grandes proporções ajuda muito, tipo 50% de munich.... mais alguns por cento apenas dos maltes tostados mais escuros.

Abraço

Fala Tiago,

Obrigado pela ajuda. Mas queria evitar maltes escuros, quero puxar pro aroma de biscoito, pão... e não pros torrados: café, chocolate, ou caramelo.

Li que a Blonde Ale puxa levemente para o lado de biscoito e pão, pensei em brassar ela puxando mais ainda. O que acha?

Fala Tiago,

Obrigado pela ajuda. Mas queria evitar maltes escuros, quero puxar pro aroma de biscoito, pão... e não pros torrados: café, chocolate, ou caramelo.

Li que a Blonde Ale puxa levemente para o lado de biscoito e pão, pensei em brassar ela puxando mais ainda. O que acha?

Cara, as blond ale que eu conheço puxam muito pro fermento...

Veja bem os estilos que eu citei acima, se vc reparar são quase todos lager, ou seja, tem caracteristica de fermentação muito neutra. Isso é importante caso vc queira fazer uma cerveja que realmente tenha como sabor principal o malte tostado. O fermento mascara muito facil essas características.

Acho que seria interessante vc pesquisar um pouco sobre os maltes, tanto os maltes base quanto os especiais, isso vai te dar autonomia pra decidir exatamente o que quer.

Se vc quer uma cerveja clara como blond ale e que tenha sabores de pao, do malte, o malte pilsen alemão ou belga é ótimo pra isso, dá aquele gosto de massa branca...

Se vc está em dúvida em qual estilo quer produzir, primeiro de tudo pense no sabor e aroma que vc quer, quais parâmetros e balanço entre malte/lúpulo e fermento. Vc pode se afixar em alguma característica como ponto de partida pra decidir como montar uma receita, cor por ex....

Das suas sugestões achei a altbier interessante. Quanto a blond ale, pensei em fazê-la com um fermento ale neutro e a uma temperatura mais baixa, de repente consiga uma cerveja clara, tipo ale (quero fugir um pouco das lagers - demora muito pra ficar pronta rs), com o malte pronunciado.

Obrigado pelas dicas. Quando chegar numa receita posto aqui para avaliação.

Abraço!

Não sei se seria uma altbier, mas porque não tenta 100% malte vienna e US05 em temperaturas um pouco mais baixas?
Fiz uma cerveja assim (não me lembro de cabeça as temperaturas que utilizei na fermentação).
Agora, se compreendi bem, a cerveja que fiz ficou bem próximo do que você pretende.

Valeu!

@Tiago,
Ele quer com gosto de pão. Pra ficar com gosto de pão, nada melhor que mosturação incompleta ou a baixa temperatura, pois forma cadeias grandes de amido e as enzimas nessa temperatura não conseguem quebrar direito. Assim ele evita sabores tostados e tem o famoso "sabor de artesanal", sabor de pão. Experiência própria hehehehehe

@Tiago,
Ele quer com gosto de pão. Pra ficar com gosto de pão, nada melhor que mosturação incompleta ou a baixa temperatura, pois forma cadeias grandes de amido e as enzimas nessa temperatura não conseguem quebrar direito. Assim ele evita sabores tostados e tem o famoso "sabor de artesanal", sabor de pão. Experiência própria hehehehehe

Cara, vamos por partes...

Primeiramente eu acho que mosturação incompleta não é algo que não deve ser indicado a fazer (salvo rara excessão de lambic ou quando se usa cultura mista pra fermentar). Isso se deve porque amido residual, além de baixar drasticamente sua eficiencia, pode gerar estress na fermentação e contaminação, porque a levedura não come amido residual, mas tem outros microorganismos que comem.

Sobre as enzimas, mosturação baixa não forma cadeias longas de amido. Na verdade nenhuma enzima da mosturação forma cadeia, o amido já é uma cadeia longa, as enzimas quebram elas. A diferença é que a beta amilase, das baixas temperaturas, quebram em pedaços menores. Pedaços menores = açucar muito fermentável, maltose. Temperaturas maiores quebram o amido em pedaços maiores = dextrinas, menos fermentáveis.

Dessa forma, temperatura de mosturação tem pouco a ver com o sabor final da cerveja, veja que o que está acontecendo é um controle sobre a quantidade de açucares fermentáveis ou não-fermentáveis, ou seja, o corpo da cerveja.

Assim, são os ingredientes que vc escolhe que determinam o sabor de malte final na cerveja. Claro que diferenças de corpo, fermentabilidade, etc, alteram esses fatores, mas são secundários. Sabor de tostado vem de ingredientes tostados, as temperaturas de mosturação não alteram isso, a não ser que vc esteja queimando seus grãos com o fogo, no fundo da panela, aí é outra história.

Pra finalizar, eu não entendi exatamente a associação do amido residual com o sabor de pão, mas acredito também na existencia de um "sabor de cerveja artesanal", só que pra mim, pessoalmente, considero algo pejorativo, porque sempre que ouvi isso a cerveja em questão estava com uma quantidade consideravel de off-flavors que não existiria numa cerveja comercial bem feita...

Abraço,

Vamos por outras partes então hehehe.

Primeiro queria entender o que leva vc a recomendar uma mosturação incompleta... alguem te ensinou isso? Eu acho que é algo que não deve ser indicado a fazer (salvo rara excessão de lambic ou quando se usa cultura mista pra fermentar). Isso se deve porque amido residual, além de baixar drasticamente sua eficiencia, pode gerar estress na fermentação e contaminação, porque a levedura não come amido residual, mas tem outros microorganismos que comem.

Sim, Tem diversos fóruns e documentos que ensinam a fazer cerveja com sabor de pão dessa forma. Já li em algum livro tb. Assim que eu achar, te canto a pedra.

Segundo sobre as enzimas, mosturação baixa não forma cadeias longas de amido. Na verdade nenhuma enzima da mosturação forma cadeia, o amido já é uma cadeia longa, as enzimas quebram elas no meio. A diferença é que a beta amilase, das baixas temperaturas, quebram em pedaços menores. Pedaços menores = açucar muito fermentável, maltose. Temperaturas maiores quebram o amido em pedaços maiores = dextrinas, menos fermentáveis.

É isso aí, nada como alguém que sabe como por as palavras em ordem. Dislexia e síndrome hipercinética são fogo!

Dessa forma, temperatura de mosturação tem pouco a ver com o sabor final da cerveja, veja que o que está acontecendo é um controle sobre a quantidade de açucares fermentáveis ou não-fermentáveis, ou seja, o corpo da cerveja.

Pra mim o CORPO da cerveja tem TUDO a ver com o SABOR. E se o corpo tem a ver com a temperatura de brassagem...

Assim, são os ingredientes que vc escolhe que determinam o sabor de malte final na cerveja. Claro que diferenças de corpo, fermentabilidade, etc, alteram esses fatores, mas são secundários. Sabor de tostado vem de ingredientes tostados, as temperaturas de mosturação não alteram isso, a não ser que vc esteja queimando seus grãos com o fogo, no fundo da panela, aí é outra história.

Tu que misturou as coisas. Eu não disse que brassar a temperaturas altas tosta os grãos. Mas o @gabrielcarlo quer uma cerveja com gosto de malte, de pão, de amido. Tu deu uma solução usando maltes tostados, mas ele diz que quer evitar. Daí relatei o fato das conversões incompletas e a baixa temperatura.

Pra finalizar, eu não entendo exatamente o que vc quis dizer com sabor de pão, mas o "sabor de cerveja artesanal" pra mim, considero, pessoalmente, algo bastante pejorativo, porque todas as vezes que ouço alguem dizendo isso (e é até frequente) é uma cerveja com vários off-flavors, que se encontraia menos numa cerveja comercial bem feita.

CARA! EXATO! Esse sabor de cerveja artesanal que falam por aí, pra mim tb é pejorativo, sinal de cerveja mal feita! E é isso que se consegue fazendo uma cerveja com mostura incompleta e/ou a baixas temperaturas. Já li relatos, já bebi, já brassei e já vi se repetir isso. Cerveja brassada perto do 60, ou com conversão incompleta, fica com gosto de pão.

Aguenta aí que vou catar uns links!

Abraço!

Olha aí! Achei aqui mesmo no fórum. E foi o Guenther

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5086483&postcount=9

Nunca entendi o motivo de aqui no Brasil a maioria sempre querer mosturar a 63, 64, 65. Isso em muitos casos pode até gerar uma conversão incompleta e deixar amidos não convertidos, já que Beta Amilase não consegue se encaixar nessas cadeias grandes.... e amido não convertido deixa a cerveja com aroma de mosto......... que aliás, não é nada difícil de se encontrar por aí, o que muita gente diz que é "cheirinho de cerveja artesanal".

@romulo,

Obrigado pelas dicas, mas o que procuro não é uma cerveja com cheiro ou gosto de mosto, que aliás eu vejo como um erro na produção. Quero uma cerveja completa, com caráter maltado, mas não torrado. Na verdade, o que quero saber é um estilo que tenha essa característica, pesquisando no BJCP, as que encontro são sempre lager, mas gostaria de uma ale com esta característica.

Tudo bem que poderia bolar uma receita com 100% vienna, munich, ou com um porcentagem destes maltes, mas qual estilo estaria enquadrada?

Abraço!

Romulo,

Não estou entendendo... nesse post vc diz que conversão é incompleta é algo ruim e no anterior indicou essa prática como a melhor opção pro colega...

Esse sabor de cerveja artesanal que falam por aí, pra mim tb é pejorativo, sinal de cerveja mal feita! E é isso que se consegue fazendo uma cerveja com mostura incompleta e/ou a baixas temperaturas.

Não acho que isso faça sentido, já que vc concorda comigo que conversão incompleta é algo ruim, não deveria ser uma pratica recomendada.

Eu não disse que brassar a temperaturas altas tosta os grãos. Mas o gabrielcarlo quer uma cerveja com gosto de malte, de pão, de amido.

Agora que eu reli o seu ultimo post e o anterior eu entendi o que vc quis dizer com ter aroma de pão sem ter o aroma torrado... a falta de explicação me levou a achar que estivesse relacionando às temperaturas da mosturação.

Sinceramente, eu não acho que amido residual deixa gosto de pão, não entendo muito essa percepção. Mosto, grão cozido, tem um gosto bem característico e não é semelhante à pão.

Quando se fala em sabor de pão na cerveja, eu sempre lembro dos grãos tostados em cervejas dos EBC20 pra cima que LEMBREM pães integrais, ou grãos escuros, no caso de cervejas mais claras, o malte pilsen europeu, que na minha opinião tem cheiro de massa crua de pão (e é um cheiro ótimo), ou até como o Tiago Guimarães recomendou, uma cerveja 100% vienna, que vai ficar mais clara também, mas já com sabor levemente tostado.

Então em todos os casos a procura vai à semelhança de algum sabor ou aroma, tem que se lembrar sempre que em primeiro lugar estamos fazendo cerveja. Cerveja tem que ter gosto de cerveja, não mosto cru... em segundo plano que entram os sabores que lembram isso ou lembram aquilo...

Então se vc achar alguma referência que relacione amido residual ou mosturação incompleta com aromas de pão num contexto BOM, por favor poste. Referencias que liguem a resultados ruins não é o que estamos buscando nesse caso, pra montar uma receita.

Pra mim o CORPO da cerveja tem TUDO a ver com o SABOR. E se o corpo tem a ver com a temperatura de brassagem...

Bom, sobre isso eu discordo. Corpo e sabor são duas percepções diferentes. Não sei se existe uma palavra em portugues apropriada, mas corpo em ingles se refere a mouthfeel e não ao gosto. A não-relação tem a ver principalmente com o fato de que dextrinas não tem sabor considerável. Se vc fizer uma cerveja com muitos açucares não-fermentaveis só vai ter uma cerveja espessa, e não uma cerveja doce ou qualquer coisa do tipo.

Abraço

Minha sugestão. Faz uma Blond Ale.

Bastante malte claro (pilsen e pale ale), iniciando o mash com 68ºC (vai te dar um corpo legal) e deixando descer naturalmente por 90 minutos - vai te dar o sabor maltado e o corpo desejado.

faz com pouco lúpulo para amargor e com pouco ou sem lúpulo aromático (fica no mínimo indicado pelo estilo no Beer Smith, próximo aos 15 IBU)

usa um fermento neutro (US-05) com temperatura mais baixa - iniciar aos 16ºC e deixar uns 4 dias nesta temperatura. Depois aumentar lentamente a temperatura (1º por dia) até uns 24ºC e fazer um descanso diacetil por pelo menos uns 4 ou 5 dias - vai te dar uma cerveja mais limpa.

Eu acho que mesmo sendo uma Ale, pra ficar bem limpa, vai demorar um pouco mais, pois tens que fermentar a temperatura mais baixa e caprichar no descanso diacetil.

Minha sugestão. Faz uma Blond Ale.

Bastante malte claro (pilsen e pale ale), iniciando o mash com 68ºC (vai te dar um corpo legal) e deixando descer naturalmente por 90 minutos - vai te dar o sabor maltado e o corpo desejado.

faz com pouco lúpulo para amargor e com pouco ou sem lúpulo aromático (fica no mínimo indicado pelo estilo no Beer Smith, próximo aos 15 IBU)

usa um fermento neutro (US-05) com temperatura mais baixa - iniciar aos 16ºC e deixar uns 4 dias nesta temperatura. Depois aumentar lentamente a temperatura (1º por dia) até uns 24ºC e fazer um descanso diacetil por pelo menos uns 4 ou 5 dias - vai te dar uma cerveja mais limpa.

Eu acho que mesmo sendo uma Ale, pra ficar bem limpa, vai demorar um pouco mais, pois tens que fermentar a temperatura mais baixa e caprichar no descanso diacetil.

Fala Tiefensee,

Pensei justamente isto, uma blond ale mas não 100% malte pilsen.

Segue abaixo a receita que estou pensando:

Mash Ingredients

2,80 kg Pilsner Agromalte Aromatic Malt (Briess) (4,0 EBC) Grain 1 60,0 %
1,63 kg Vienna Malt (Weyermann) (5,9 EBC) Grain 2 35,0 %
0,23 kg Melanoidin (Weyermann) (59,1 EBC) Grain 3 5,0 %

15,00 g *Magnum [13,20 %] - Boil 60,0 min Hop 4 22,3 IBUs

Mash:
66°C

Fermentação primária:
US-05 a 16°C

Tenho um S-04 aqui... será que cairia também a 16°C?

O que acham?

pra quantos litros?
qual a eficiência? não sei se não vai ficar muito escura pra uma blond ale...

acho que o US-05 é o vencedor sempre quando se procura um perfil bem neutro...

pra quantos litros?
qual a eficiência? não sei se não vai ficar muito escura pra uma blond ale...

acho que o US-05 é o vencedor sempre quando se procura um perfil bem neutro...

22L, eficiência de 75%.
No beersmith ficou dentro dos parâmetros.

Se ficou dentro, toca ficha. Nenhum dos dois maltes que tu colocou são característicos de dar sabor. São mais para dar corpo, cor e estabilidade.

Eu só começaria a mostura com uma temperatura um pouco mais alta, 67 ~ 68ºC, e deixaria cair naturalmente. Te daria um pouco mais de corpo...

Se ficou dentro, toca ficha. Nenhum dos dois maltes que tu colocou são característicos de dar sabor. São mais para dar corpo, cor e estabilidade.

Eu só começaria a mostura com uma temperatura um pouco mais alta, 67 ~ 68ºC, e deixaria cair naturalmente. Te daria um pouco mais de corpo...

Qual malte então seria legal? Biscuit? Carahell?

Pode colocar alguma coisa de biscuit e dividir o base entre pilsen e pale ale. O pale ale que acentua mais o sabor de malte que o pilsen

Das suas sugestões achei a altbier interessante. Quanto a blond ale, pensei em fazê-la com um fermento ale neutro e a uma temperatura mais baixa, de repente consiga uma cerveja clara, tipo ale (quero fugir um pouco das lagers - demora muito pra ficar pronta rs), com o malte pronunciado.

Obrigado pelas dicas. Quando chegar numa receita posto aqui para avaliação.

Abraço!

Fiz uma Ale 100% malte pilsen fermentada com o US-05, inoculei o fermento a 18º fermentei os primeiros 3 dias a 15º após fui subindo 1º por dia até os 18º onde finalizei a fermentação, subi um por dia para fazer uma secundária a 22º hoje fiz o cold crash e tirei uma amostra, ficou super neutra, acho que se tu seguir esta linha de fermentação porém com um malte de mais expressão, tipo uns 90% pale ale e 10% vienna ou munich deve ficar interessante.
acho que para o que tu quer a lupulagem também não pode ser muito forte.

Abraços.

Hehe @Tiago. vamos lá. tb tenho que entender antes o que eu quis dizer :p

Agora que o @gabrielcalo se manisfestou, entendo que ele não queira uma cerveja com gosto de pão num sentido tão estrito, muito menos com gosto horroroso de mosto!

Não estou entendendo... nesse post vc diz que conversão é incompleta é algo ruim e no anterior indicou essa prática como a melhor opção pro colega...

Esse sabor de cerveja artesanal que falam por aí, pra mim tb é pejorativo, sinal de cerveja mal feita! E é isso que se consegue fazendo uma cerveja com mostura incompleta e/ou a baixas temperaturas.

Não acho que isso faça sentido, já que vc concorda comigo que conversão incompleta é algo ruim, não deveria ser uma pratica recomendada.

Concordei que é algo ruim e acho ruim. Porém é o que da mais gosto de pão - que pra mim é ruim. Cerveja assim fica com gosto de pão mesmo, amido. Mas tem gente que gosta e na hora lembrei do processo que uma migo que só faz cerveja assim. Falei com ele ele disse que se fizer o teste do iodo na cerveja pronta, pode ser que ainda ainda reaja. hehehe.

Quanto a referência, achei aqui no grupo uma breve explicação

Meu amigo disse que viu no Naked Brewer.
Estava tentando achar mais alguma coisa, mas não achei.

Hehe @Tiago. vamos lá. tb tenho que entender antes o que eu quis dizer :p

Agora que o @gabrielcalo se manisfestou, entendo que ele não queira uma cerveja com gosto de pão num sentido tão estrito, muito menos com gosto horroroso de mosto!

Concordei que é algo ruim e acho ruim. Porém é o que da mais gosto de pão - que pra mim é ruim. Cerveja assim fica com gosto de pão mesmo, amido. Mas tem gente que gosta e na hora lembrei do processo que uma migo que só faz cerveja assim. Falei com ele ele disse que se fizer o teste do iodo na cerveja pronta, pode ser que ainda ainda reaja. hehehe.

Quanto a referência, achei aqui no grupo uma breve explicação

Meu amigo disse que viu no Naked Brewer.
Estava tentando achar mais alguma coisa, mas não achei.

Pois é, bom... dificilmente quando alguem pede uma receita quer uma dica de como fazer algo pra se obter um resultado ruim... independente da característica. Existem várias formas de se atingir um resultado, que nunca são exatamente iguais, mas podem ser semelhantes, envolvendo ou não outras características.

Quanto à referência do Guenther, ele fala certamente do cheiro de mosto, sobre algumas características da mosturação... mas em nenhum momento ele cita a palavra "pão" ali. Nesse sentido eu acho que vai muito da percepção, e realmente acho que sua percepção é bastante singular nesse sentido, pra transpor o que ele disse lá, pro assunto daqui. Já provei mosto várias vezes e de vários tipos e receitas diferentes, na mosturação e depois da fervura e em nenhum momento me lembrou pão.

Certamente amigos que produzem cerveja em casa não são sempre fontes das informações mais confiáveis, pra que se possa usar como uma referência e disseminar informação, é bom ter mais que isso...

De qualquer forma, romulo, como eu disse, a percepção é algo único e singular de cada um, a gente pode passar meses discutindo o que é ou não aroma de pão na cerveja sem chegar a nenhum resultado. Da mesma forma não existe uma única forma de se produzir cerveja, nem a forma mais correta. Existem os mecanismos e os resultados. É interessante saber a função de cada coisa, os resultados de cada escolha. Se a opção é usar um mosto mal-convertido, perfeito, desde que se saiba realmente o porquê de se estar fazendo isso e as consequencias que isso gera.

Abraço

Hehe

mas em nenhum momento ele cita a palavra "pão" ali

Certo que não! Confusão minha. E ainda confundi gosto de mosto com gosto de pão.
Segue o baile!

dá uma lida aqui e vê se é o que tu quer:
http://loja.weconsultoria.com.br/malte-chateau-biscuit-p81/

se for, mistura pilsen e pale ale (quanto mais pale ale, mais gosto presente de malte) como base, e coloca o biscuit. eu faria assim, e usaria, conforme já falei, um lúpulo simples e barato, com pouca intensidade (mínimo do estilo) e US-05. Mas nunca fiz nada assim, então não tenho como te atestar o resultado

se fizer, depois diz como ficou!

eu concordo... seria bastante criterioso na escolha do malte base, ele é importante nesse sentido. Pode ser pilsen (europeu), vienna, pale ou munich. Os tres dão sabor marcante e característico de grão... se fosse comparar à lembrança de "pão" iria do branco ao mais escuro nessa ordem... (vienna e pale depende da maltaria, no caso da weyermann a ordem é inversa).

Tem que ter cuidado com a adição dos maltes especiais tostados, porque eles são diferentes do caramelo, eles podem dar um amargor mais pronunciado se for usado demais. Já tive isso com o biscuit, não usaria mais de 10% dele a não ser que estivesse planejando maturar a cerveja por bastante tempo.

Abraço

Fala pessoal, primeiro gostaria de agradecer a ajuda de todos. A receita final ficou conforme abaixo e brassei no dia 09/12/2014.

Type: All Grain
Batch Size: 22,00 l
Boil Size: 31,71 l
Boil Time: 90 min
End of Boil Vol: 24,96 l
Final Bottling Vol: 20,00 l
Fermentation: Ale, Three Stage
Date: 09 Dec 2014
Brewer: Gabriel Campana Loureiro
Asst Brewer:
Efficiency: 75,00 %
Est Mash Efficiency: 81,8 %

2,56 kg Pilsner Agromalte Aromatic Malt (Briess) (4,0 EBC) Grain 1 55,0 %
2,00 kg Vienna Malt (Weyermann) (5,9 EBC) Grain 2 43,0 %
0,09 kg Melanoidin (Weyermann) (59,1 EBC) Grain 3 2,0 %

Saccharification 67,0 C 90 min
Mash Out 76,0 C 10 min

13,00 g *Magnum [13,20 %] - Boil 60,0 min Hop 4 20,2 IBUs

Target: 1,050 OG
Estimate: 1,013 FG

Fermentação? US-05 a 16°C.

À meia noite inoculei o fermento, e 12h depois já via alguma atividade. OG ficou em 1.045 (volume final de 25L), e hoje, dia 12/12/2014 tirei uma amostra: até o momento pude perceber nitidamente aquele cheirinho de biscoito tipo cream cracker, pão, justamente o que queria, uma leve acidez, acredito que pela fermentação incompleta, fraco amargor e com densidade em 1.017.

Pude perceber uma presença de DMS que espero atenuar com a fermentação e maturação (apesar de ter previsto 90min de fervura, fervi por 80min e logo após o término da fervura fechei a panela e comecei o resfriamento - na próxima vou me ater aos 90min e esperar um pouco mais para fechar a panela e resfriar).

Quando pronta posto uma imagem e a impressão final.

Abraço a todos!

Back