Cara, sinceramente, previsibilidade total disso é algo extremamente difícil. Depende como foi estocado ao vir pro Brasil, depois como foi estocado na loja, depois como tu estocou, etc.
Eu, e 99% dos cervejeiros que conheço, simplesmente não faz.... nada. Faço as receitas no BeerSmith, e pronto. O que importa pra mim é quanto de amargor a cerveja realmente fica, e isso vai da percepção sensorial, ou seja...... digamos que eu queira que uma cerveja fique com uns 30 IBUs. Se eu faço ela com 30 IBUs, que seria o "máximo" do estilo, e ela não fica com o nível de amargor que eu quero.... é simples.... na próxima leva eu vou aumentar, independente se o software me diz que é mais que o estilo ou não..... porque o que realmente importa, é a percepção do amargor que tu queres, e não necessariamente o que a receita diz que tem, ou até os IBUs reais com análise em laboratório.
Exemplo... tem uma cerveja que eu faço que, em teoria, ela ficaria com 230 IBUs..... mas raramente alguma cerveja passa de 100 e poucos em análise química...... então pq eu não coloco a metade dos lúpulos? Pq lúpulo não tem a ver só com amargor, tem a ver com gosto do lúpulo, etc.... e se eu fizesse ela com a metade, não teria a mesma intensidade de gosto, de aroma, de cremosidade por causa dos óleos, etc.
Se queres acertar perfeitamente os IBUs, vais ter inclusive que fazer análises com relação ao teu equipamento, pois cada equipamento tem um aproveitamento diferente do outro. O livro Designing Great Beers descreve em detalhes como fazer isso.
Abraço,