• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Storageability do lúpulo para acertar o IBU

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FernandoPires

Member
Reaction score
2
Bom dia Confrades.

Andei pesquisando na Net e aqui no fórum, não conseguindo um parâmetro para calcular o IBU real da receita.

Qual o melhor cálculo para corrigir os alfa ácidos dos lúpulos de acordo com a "idade" de cada lúpulo utilizado para sabermos mais precisamente o IBU atingido na receita.

Obrigado :tank::tank::tank:

Cara, sinceramente, previsibilidade total disso é algo extremamente difícil. Depende como foi estocado ao vir pro Brasil, depois como foi estocado na loja, depois como tu estocou, etc.

Eu, e 99% dos cervejeiros que conheço, simplesmente não faz.... nada. Faço as receitas no BeerSmith, e pronto. O que importa pra mim é quanto de amargor a cerveja realmente fica, e isso vai da percepção sensorial, ou seja...... digamos que eu queira que uma cerveja fique com uns 30 IBUs. Se eu faço ela com 30 IBUs, que seria o "máximo" do estilo, e ela não fica com o nível de amargor que eu quero.... é simples.... na próxima leva eu vou aumentar, independente se o software me diz que é mais que o estilo ou não..... porque o que realmente importa, é a percepção do amargor que tu queres, e não necessariamente o que a receita diz que tem, ou até os IBUs reais com análise em laboratório.

Exemplo... tem uma cerveja que eu faço que, em teoria, ela ficaria com 230 IBUs..... mas raramente alguma cerveja passa de 100 e poucos em análise química...... então pq eu não coloco a metade dos lúpulos? Pq lúpulo não tem a ver só com amargor, tem a ver com gosto do lúpulo, etc.... e se eu fizesse ela com a metade, não teria a mesma intensidade de gosto, de aroma, de cremosidade por causa dos óleos, etc.

Se queres acertar perfeitamente os IBUs, vais ter inclusive que fazer análises com relação ao teu equipamento, pois cada equipamento tem um aproveitamento diferente do outro. O livro Designing Great Beers descreve em detalhes como fazer isso.

Abraço,

Se queres acertar perfeitamente os IBUs, vais ter inclusive que fazer análises com relação ao teu equipamento, pois cada equipamento tem um aproveitamento diferente do outro. O livro Designing Great Beers descreve em detalhes como fazer isso.

Abraço,

Vlw pelas dicas!!

Pelo que falou e pelo que já tinha lido, realmente é quase impossível (pelas variáveis que citou) acertar artesanalmente o IBU correto.
O que eu pretendia era casar a percepção de amargor com o que o estilo pede em termos de IBU, isso o mais próximo possível.
Achei que tivesse uma fórmula genérica e aproximada para cada 6 meses/ 1 ano do lúpulo, reduzindo seu teores (mais sei que os lúpulos perdem os óleos diferentemente uns dos outros, o que dificulta mais ainda esses cálculos)

Mas obrigado assim mesmo pela resposta Guenther.

O conta que faço (em média) é colocar 30% a mais de lúpulo do que desejo (já que os lúpulos geralmente não são da safra do ano corrente) e vejo a percepção de amargor em relação às cervejas do mesmo estilo com o IBU respectivo, acertando, ao meu ver, pra mais ou pra menos nas próxima levas, se necessário.

Abraços

É, eu não sigo nada disso..... vou totalmente pela relação IBU e percepção de amargor que aquilo representa na minha análise sensorial.

É aquela coisa.. não adianta dizer que tem X IBUs... o que importa é que a percepção de amargor seja adequada ao estilo ou objetivo que se quer.

Back