• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Starter - tempo para inocular

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Franzoi_VKB

Member
Reaction score
2
Bom dia pessoal!
Pretendo brassar no final de semana, e pela primeira vez vou usar fermento líquido (duas ampolas de SY032 da Bio4). Vou fazer uma leva de 45 litros, e pretendia fazer um starter para aumentar o volume de células. Como eu não tenho extrato desse mosto, é possível fazer o starter logo após a fervura (respeitando as temperaturas) e inocular ele somente no outro dia?
Abraço, e obrigado!

Eu gosto de DME porque acho mais fácil guardar uma lata de DME do que várias jarrinhas de mosto, mas é preferência pessoal apenas.

Agora, respondendo sua pergunta: Sim, é perfeitamente possível fazer um starter e inocular dois ou três dias depois sem prejuizos.

Tem usuário do fórum que faz essa inoculação apenas no dia seguinte, com temperatura controlada. Se você confiar no seu processo de sanitização, creio que não terá problemas.

Abraços,

Bom dia pessoal!
Pretendo brassar no final de semana, e pela primeira vez vou usar fermento líquido (duas ampolas de SY032 da Bio4). Vou fazer uma leva de 45 litros, e pretendia fazer um starter para aumentar o volume de células. Como eu não tenho extrato desse mosto, é possível fazer o starter logo após a fervura (respeitando as temperaturas) e inocular ele somente no outro dia?
Abraço, e obrigado!
Possível é, só lembre que estará dando mais chances de alguma bactéria se proliferar no mosto enquanto você não inocula.

Ou seja, eu faria isso tranquilamente pois confio nos meus métodos de limpeza e sanitização. Recomendar outros fazerem, aí é mais delicado.... pra alguns amigos meus (que não são tão cuidadosos) eu não recomendaria... hehehe.

Resumindo, se for muito cuidadoso, tranquilo.

Abraço,

Latest posts

Back