• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Starter com ou sem nutrientes?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

davimagno

Active Member
Reaction score
3
Pessoal,

tanto a calculadora quanto o beersmith me informam a quantidade de DME necessário para atingir meus objetivos, mas nenhum dos dois me fala nada sobre a quantidade de nutrientes. Gostaria de saber se a quantidade de células informada nestas calculadoras, está considerando apenas o uso de DME ou presume que vamos adicionar nutrientes?

Pessoal,

tanto a calculadora quanto o beersmith me informam a quantidade de DME necessário para atingir meus objetivos, mas nenhum dos dois me fala nada sobre a quantidade de nutrientes. Gostaria de saber se a quantidade de células informada nestas calculadoras, está considerando apenas o uso de DME ou presume que vamos adicionar nutrientes?

Eu uso como nutriente, 0,02% de levedo de cerveja hidrolisado. Desses que vendem em lojas de produtos naturais.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=51xrNqqV-lI[/ame]

2% de 1000 é 20g. 20mg em 1000ml é o mesmo que 20 ppm.

Puts, mas 20g me parece muito em um starter (nunca usei levedo). Essa unidade de medida está correta tomazela?

2% de 1000 é 20g. 20mg em 1000ml é o mesmo que 20 ppm.

Puts, mas 20g me parece muito em um starter (nunca usei levedo). Essa unidade de medida está correta tomazela?

Perdão. Me confundi. É 0,02%

Já editei o post...valeu

Obs.: A dosagem ele fala no vídeo, mais especificamente nesse trecho:

https://youtu.be/51xrNqqV-lI?t=474

Show!

Sintetizando... 0,02% em 1000ml é o mesmo que 200mg de levedo /L starter.

Eu coloco cerca de 1/3 disso de servomyces.

Show!

Sintetizando... 0,02% em 1000ml é o mesmo que 200mg de levedo /L starter.

Eu coloco cerca de 1/3 disso de servomyces.

Além do levedo, eu uso Zinco também. Este , tem que tomar cuidado, pois em dosagens elevadas, atrapalha ao invés de trazer benefícios.

Attachments

• Zinco na água.jpg
    Zinco na água.jpg
    128.4 KB
Agradeço pelas dicas de nutrientes que usam, certamente tirarei proveito. Mas ainda gostaria de saber se os resultados apresentados pelas calculadoras estão presumindo o uso de nutrientes ou não? alguém sabe?

Amigo, quanto custa um potinho de levedo de cerveja? Sei lá, R$ 12, coisa muito barata, vale a pena comprar pra ter e usar.

Tem gente que faz sem nutrientes e fala que dá "super certo", se vc não usar, vai multiplicar o fermento também, mas já que é tão barato e fácil de usar eu prefiro fornece-los às bichinhas, penso na qualidade final da breja pronta.

Use.

Olá pessoal

Por favor, sabem me dizer se esse suplemento levedo de cerveja da foto serviria como nutriente pra levedura?

Provavelmente terei que macerar os comprimidos antes de jogar na fervura, certo?

Abraço!

Attachments

• IMG_20180308_173508.jpg
    IMG_20180308_173508.jpg
    224.5 KB
  • IMG_20180308_173532.jpg
    IMG_20180308_173532.jpg
    237.6 KB
Olá pessoal

Por favor, sabem me dizer se esse suplemento levedo de cerveja da foto serviria como nutriente pra levedura?

Provavelmente terei que macerar os comprimidos antes de jogar na fervura, certo?

Abraço!

Sim.

Precisa saber qts mg tem cada comprimido e usar 0,02% por litro.

Não precisa macerar. Ao ferver ele dissolve rapidinho

Olá pessoal

Abraço!

Se 12 comprimidos 6g, logo 1 comprimido = 500mg.

Se a proporção indicada no starter é 200mg / litro... Usaria 2/5 de um comprimido.

Estou correto?

Bom considerando q no rótulo traseiro do frasco citam outros ingredientes além do levedo, e q o peso de cada comprimido foi medido em 0,5g, é de se supor q tenha menos q isso... mas a balança tb não é tão precisa assim

Anyway arredondando acho q é isso mesmo, 1 comprimido desse pra cada 2,5 L de mosto

Cheers !

Attachments

• IMG_20180308_213419.jpg
    IMG_20180308_213419.jpg
    98.1 KB
Vale a pena usar esse levedo no mosto que vai fermentar mesmo? sem fazer starter nem nada, levedura hidratada do pacote pra cerveja!

tive alguns casos recentes de baixa atenuação e estou tentando consertar... Nao acredito ter sido underpitch, então estou apostando em pouco nutriente e aeração!

@sepesaraiva no vídeo do Jamal que o @tomazela colocou no inicio, ele fala da adição do levedo como nutriente no mosto (mesma proporção 200mg /L), e depois a galera ai reporta q usa tb para starter

no meu caso pretendo exatamente dar um UP na fermentação primária, pra atenuar mais rápido

aeração do mosto tb é importantíssimo, já comecei a usar cilindro de oxigênio com fluxômetro e pedra difusora de inox

@sepesaraiva ah e starter é questão de usar a calculadora do BrewersFriend

https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

o nutriente não vai substituir a necessidade de um starter, até onde entendo

Valeu cara!

eu to ligado, o que eu quis dizer é que eu nao faço starter, apenas compro o numero apropriado de pacotes de levedura para nao precisar fazer. A questão do nutriente é para ajudar na saúde da levedura e da fermentação mesmo.

Além do levedo, eu uso Zinco também. Este , tem que tomar cuidado, pois em dosagens elevadas, atrapalha ao invés de trazer benefícios.

Cara, só uma pergunta. como vc faz a adição de zinco?
pergunto isso porque a dosagem recomendada é de 0,15 mg/l, e algo maior do que 0,6 mg/l já é prejudicial.

Levando em conta, por exemplo, o cloreto de zinco, que tem 48% do seu peso de zinco puro: para se conseguir 0,15 ppm em um mosto de 20L, seria necessária a adição de 6,25 mg de cloreto de zinco... ou seja, proximo de 0,006 g de um pó. isso já é impossível para nós mensurarmos. imagina então para 1L de mosto pro starter, que dá 0,0003 g de cloreto de zinco...

Ou seja.. como vc faz?

Outra coisa: eu li em varias sites (porém não sei a veracidade da informção) que esses comprimidos de levedo de cerveja também possui alguns minerais, entre eles o próprio zinco. Será então que só adicionando o levedo também suprimos a necessidade de zinco??
(fonte da foto: https://ahau.org/levedo-de-cerveja/)

também é mencionado em um informativo de um fabricante, que cita algumas referencias bibliográficas tb (http://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/LEVEDURA-DE-CERVEJA.pdf)

Attachments

• Captura de Tela 2018-03-15 às 14.05.47.png
    Captura de Tela 2018-03-15 às 14.05.47.png
    141.5 KB
pergunto isso porque a dosagem recomendada é de 0,15 mg/l, e algo maior do que 0,6 mg/l já é prejudicial.

Levando em conta, por exemplo, o cloreto de zinco, que tem 48% do seu peso de zinco puro: para se conseguir 0,15 ppm em um mosto de 20L, seria necessária a adição de 6,25 mg de cloreto de zinco... ou seja, proximo de 0,006 g de um pó. isso já é impossível para nós mensurarmos. imagina então para 1L de mosto pro starter, que dá 0,0003 g de cloreto de zinco...

Ou seja.. como vc faz?

Outra coisa: eu li em varias sites (porém não sei a veracidade da informção) que esses comprimidos de levedo de cerveja também possui alguns minerais, entre eles o próprio zinco. Será então que só adicionando o levedo também suprimos a necessidade de zinco??

também é mencionado em um informativo de um fabricante, que cita algumas referencias bibliográficas tb (http://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/LEVEDURA-DE-CERVEJA.pdf)

Eu comprei comprimido de Zinco Quelado. E como em cada comprimido sabemos quantos miligramas tem, dá pra calcular por aí.

Eu uso 1 comprimido e meio para um lote de 60L.

Eu comprei comprimido de Zinco Quelado. E como em cada comprimido sabemos quantos miligramas tem, dá pra calcular por aí.

Eu uso 1 comprimido e meio para um lote de 60L.

Aahhh saquei! massa, nao conhecia esse comprimido!

De qualquer forma, não acha que o levedo ja tenha quantidade de zinco considerável?

Aahhh saquei! massa, nao conhecia esse comprimido!

De qualquer forma, não acha que o levedo ja tenha quantidade de zinco considerável?

Sinceramente, não sei dizer.

Não tem a composição dele descrita em detalhes

Ou seja.. como vc faz?

Ops, Brother, perdoe a "exumação" do tópico.
Essa proporção de 48% por cento de zinco aí é do cloreto de zinco anidro, né?

Como o que estou pesquisando é o hepta-hidratado, cada 4,4 grama do sal tem 1,o grama de zinco.
Minha ideia, se eu for usar, é fazer uma diluição de 4,4 gramas do sal (vou até na verdade colocar 4g) em um litro de água. Terei uma solução com 1000 ppm. Daí uso essa solução na proporção que eu precisar. Por exemplo, 01ml dela em um 1 litro de mosto daria uma adição de 1ppm, em 10 litros de mosto - 0,1ppm. Em minhas levas de 50 litros, 7,5ml da solução seria suficiente para chegar à dosagem recomendada que vc citou: 0,15ppm.

Last edited:

Ou seja.. como vc faz?

Geralmente esses levedos de cerveja vem da indústria de combustível ou são leveduras já esgotadas descartadas pelas cervejarias, eu creio que possuem pouco zinco. Ideal é Servomices mesmo. Eu me viro com sulfato de zinco, que tem 28% de zinco. "Diluo 1g de sulfato de zinco em 1 litro de água. Uso 0,5ml dessa solução por litro de mosto pra obter 0,15mg/l de zinco no starter."

Ops, Brother, perdoe a "exumação" do tópico.
Essa proporção de 48% por cento de zinco aí é do cloreto de zinco anidro, né?

Como o que estou pesquisando é o hepta-hidratado, cada 4,4 grama do sal tem 1,o grama de zinco.
Minha ideia, se eu for usar, é fazer uma diluição de 4,4 gramas do sal (vou até na verdade colocar 4g) em um litro de água. Terei uma solução com 1000 ppm. Daí uso essa solução na proporção que eu precisar. Por exemplo, 01ml dela em um 1 litro de mosto daria uma adição de 1ppm, em 10 litros de mosto - 0,1ppm. Em minhas levas de 50 litros, 75ml da solução seria suficiente para chegar à dosagem recomendada que vc citou.
Ops, agora que vi que tu já tinha respondido da mesma maneira rsrsrs

Ops, agora que vi que tu já tinha respondido da mesma maneira rsrsrs

Cara, é até bom que aí há sinais que não estou viajando muito...rsrsrssr e na real notei que eu tinha calculado errado pq são 7,5 ml e não 75ml da solução, como eu tinha escrito (já editei), que daria uma concentração de 0,15ppm em 50 litros do mosto.

Agora, no exemplo que demos há uma discrepância: Eu acho que é 0,15 ml da solução que dará a concentração de 0,15ppm ou 0,15mg/litro no mosto. Diferente 0,5 ml, como vc escreveu, que daria 0,50 ppm. Eu estou errado?

(acaba de me ocorrer que depois de décadas aproveitei algo das aulas de química no segundo grau...rsrsrs já as de matemática...:p)

Eu já venho usando essa artimanha a um ano, só pra starter. É regra de três, pensa comigo:
Sulfato de zinco tem 28% de zinco.
Então 1000mg de sulfato de zinco = 280mg de zinco.
280mg diluído em um litro de água é igual a 280mg/l ou 280ppm
Se eu pegar um miligrama dessa solução e diluir em um litro de starter (1000ml), eu terei 0,28mg/l ou 0,28ppm. Essa medida já é excelente pra propagação, mas considerando que o malte e/ou a água possa ter uma quantidade ínfima de zinco eu fico no lado seguro da ponte e uso só 0,5ml da solução por litro, ou seja 0,14ppm de zinco no starter. Eu faço starter de 2 litros então eu uso 1ml por erlenmayer que eu meço com aquelas seringas de insulina. No mosto da cerveja eu não uso, não acho que precise, mas na propagação é muito bom ter zinco, aminoácidos do mosto ou de células sacrificadas e oxigênio. Espero ter ajudado e contribuído por que isso é muito simples e Servomyces é muito caro. Abraços.

Last edited:
E
Eu já venho usando essa artimanha a um ano, só pra starter. É regra de três, pensa comigo:
Sulfato de zinco tem 28% de zinco.
Então 1000mg de sulfato de zinco = 280mg de zinco.
280mg diluído em um litro de água é igual a 280mg/l ou 280ppm
Se eu pegar um miligrama dessa solução e diluir em um litro de starter (1000ml), eu terei 0,28mg/l ou 0,28ppm. Essa medida já é excelente pra propagação, mas considerando que o malte e/ou a água possa ter uma quantidade ínfima de zinco eu fico no lado seguro da ponte e uso só 0,5ml da solução por litro, ou seja 0,14ppm de zinco no starter. Eu faço starter de 2 litros então eu uso 1ml por erlenmayer que eu meço com aquelas seringas de insulina. No mosto da cerveja eu não uso, não acho que precise, mas na propagação é muito bom ter zinco, aminoácidos do mosto ou de células sacrificadas e oxigênio. Espero ter ajudado e contribuído por que isso é muito simples e Servomyces é muito caro. Abraços.
Ah!, Entendi. Nossas soluções tem concentrações diferentes, a minha seria mais concentrada pq eu tenho nela 1000mg de zinco, uso 4400mg do sal diluído. Valeu!

Caraca... sou mto burro mesmo, nao pensei na possibilidade de diluir um sal de zinco na agua e usar uma porção dessa agua pra atingir a concentração ideal.. kkkk...

Back