Boa Noite Pessoal, alguem teria um projeto para me enviar, sou novo e gostaria de montar um sistema herms.
Desde já agradeço.
Ivis, sinceramente, esquece.
O que você precisa saber pra montar um sistema HERMS é estudar o que você não entende pra construir um da sua cabeça. Se não sabe o que precisa pra montar um HERMS, é porque ainda não entendeu o sistema, nem pesquisou o suficiente.
Todos os dias eu recebo pedidos de "por favor, me mande um esquemático elétrico pra montar um HERMS ou RIMS".
A questão é... pra que eu vou fazer um esquemático elétrico disso?
Quando eu comecei a fazer cerveja, era quase zero em tudo isso, aí eu pensei........ veja como funciona minha lógica de raciocínio:
- Quero usar uma panela com resistência elétrica.
- Que potência de resistência preciso? Não sei. O que fazer? Estudar termodinâmica e tabelas de aquecimento de líquido relacionando tempo / aquecimento / potência / BTU hora, etc.
- Beleza, agora sei que preciso de uns 3000 watts pra aquecer X panela.
- Que tipo de fio eu preciso? Não sei. O que fazer? Descobrir como se calcula bitola de fio. Fui estudar como se calcula isso, e descobri que vai de acordo com amperagem (essencialmente) e outras parâmetros, mas essencialmente, pra curtas distâncias, amperagem.
- Beleza, como calculo amperagem? Não sei. Fui estudar elétrica... o que é tensão, corrente, potência, etc.
- Beleza.... agora sei como se calcula amperagem.
E assim vai.........
Agora que diz....... que tipo de esquemático precisa pra fazer esse tipo de coisa? Nada. Basta ir estudando e ir aprendendo.
Grande parte do prazer é justamente o aprendizado.......... por isso que eu não entendo tanta gente querendo ter um sistema HERMS.... mas quer montar a coisa sem saber a maioria do que está realmente está acontecendo "por baixo dos panos".
Minha recomendação geral é simples........ quer um sistema HERMS e RIMS? Estude tudo que precisa pra montá-lo.... estude elétrica, termodinâmica, eletrônica, etc. Quando souber o suficiente, não vai precisar de desenho algum.... tudo vai parecer absurdamente simples.
Abraço,