Pessoal sobre a serpentina de inox eu comprei a minha da chopeira eltz (
http://www.chopeiraseltz.com.br/site/content/home/), achei que é desparado o melhor preço do mercado, se não me engano o de 3/8 é 10 reais o metro e o de 1/2 é de 16 reais e eles já enrolam do jeito que tu quiser (com duas saidas pra cima, uma de cada lado,...).
Pessoal, sou novato na fabricação de cerveja, e estou procurando ler bastante para ter um maior conhecimento antes de me aventurar a colocar a mão na massa.
Me interessei bastante pelo sistema Herms, mas não encontrei em nenhum lugar um documento passo a passo, por exemplo:
1. encho a panela X
2. coloco os grãos na panela Y
3. aqueço ....
4. abro a válvula .....
Onde posso encontrar essas informações ?
Abs
Acho que o pessoal não fala muito disso porque não é muito comum novatos começarem por um sistema mais avançado como HERMS E RIMS e sabendo o processo do jeito mais simples ajuda muita para saber no que o HERMS vai te ajudar e como ele vai funcionar. Bom mas vou tentar te explicar.
No caso do sistema HERMS é melhor termos 4 panelas, Hot Liquor Tank (HLT, panela da água para lavagem), Mash Tun (Panela onde será feita a mostura, aonde vão os grãos moidos), Boil Kettle ( panela de fervura ), e a panela do HERMS.
1- Encher as panelas de água HLT, Mash Tun e panela do HERMS.
2- Ligar o sistema herms e programa-lo até a temperatura indicada pelo software que fizeste a receita (normalmente uns 3-4 graus a mais da temperatura de mostura desejada, pois quando adicionado os grãos a temperatura tende a baixar)
3- Colocar o malte moido no Mash Tun.
4- Programar o HERMS para rampa ou rampas necessarias.
5- Transferir o mosto do mash tun para o boil kettle ao mesmo tempo abrir o HLT para fazer a lavagem do bagaço
6- Após fazer toda transferencia ferver, resfriar, aerar, inocular, fermentar, maturar e ser feliz.
Porém o melhor jeito de aprender esta arte é colocando a mão na massa.