• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sistema herms

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa Noite Pessoal, alguem teria um projeto para me enviar, sou novo e gostaria de montar um sistema herms.
Desde já agradeço.

Boa Noite Pessoal, alguem teria um projeto para me enviar, sou novo e gostaria de montar um sistema herms.
Desde já agradeço.
Ivis, sinceramente, esquece.

O que você precisa saber pra montar um sistema HERMS é estudar o que você não entende pra construir um da sua cabeça. Se não sabe o que precisa pra montar um HERMS, é porque ainda não entendeu o sistema, nem pesquisou o suficiente.

Todos os dias eu recebo pedidos de "por favor, me mande um esquemático elétrico pra montar um HERMS ou RIMS".

A questão é... pra que eu vou fazer um esquemático elétrico disso?

Quando eu comecei a fazer cerveja, era quase zero em tudo isso, aí eu pensei........ veja como funciona minha lógica de raciocínio:

- Quero usar uma panela com resistência elétrica.
- Que potência de resistência preciso? Não sei. O que fazer? Estudar termodinâmica e tabelas de aquecimento de líquido relacionando tempo / aquecimento / potência / BTU hora, etc.
- Beleza, agora sei que preciso de uns 3000 watts pra aquecer X panela.
- Que tipo de fio eu preciso? Não sei. O que fazer? Descobrir como se calcula bitola de fio. Fui estudar como se calcula isso, e descobri que vai de acordo com amperagem (essencialmente) e outras parâmetros, mas essencialmente, pra curtas distâncias, amperagem.
- Beleza, como calculo amperagem? Não sei. Fui estudar elétrica... o que é tensão, corrente, potência, etc.
- Beleza.... agora sei como se calcula amperagem.

E assim vai.........

Agora que diz....... que tipo de esquemático precisa pra fazer esse tipo de coisa? Nada. Basta ir estudando e ir aprendendo.

Grande parte do prazer é justamente o aprendizado.......... por isso que eu não entendo tanta gente querendo ter um sistema HERMS.... mas quer montar a coisa sem saber a maioria do que está realmente está acontecendo "por baixo dos panos".

Minha recomendação geral é simples........ quer um sistema HERMS e RIMS? Estude tudo que precisa pra montá-lo.... estude elétrica, termodinâmica, eletrônica, etc. Quando souber o suficiente, não vai precisar de desenho algum.... tudo vai parecer absurdamente simples.

Abraço,

Eu também pensei que Herms era um sistema pronto, era so construir a partir de uma receita/planta. Ai vi que cada herms tem sua diferença, o meu ficou diferente do que eu estava planejando, mas funciona e essa era a intenção desde o inicio.

Quais seriam os prejuízos em não usar um HLT com serpentina, ou seja, não usar o aquecimento indireto, jogando o mosto da panela de mostura para uma segunda e desta para a panela de mostura? Ambas com resistência para controle de temperatura.
Me perdoem se esta pergunta for estupida demais, mas estou iniciando os estudos desse sistema.
grato

Quais seriam os prejuízos em não usar um HLT com serpentina, ou seja, não usar o aquecimento indireto, jogando o mosto da panela de mostura para uma segunda e desta para a panela de mostura? Ambas com resistência para controle de temperatura.
Me perdoem se esta pergunta for estupida demais, mas estou iniciando os estudos desse sistema.
grato

Aí não é mais HERMS, seria um RIMS, de forma um pouco diferente do mais comum mas seria.

grato

Eu gostei do Herms pois me da um sensação de segurança vendo que meu mosto nunca encosta em uma resistência e a temperatura sobe devagar, cerca de 1ºC por minuto, esta sempre em contato com a serpentina.

Back