• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sistema Controlador Para Brassagem Elétrica

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Vcs não imaginam o quanto eu dormi com raiva ontem por conta desse teste do relé de estado sólido. Mas conversando com colegas do serviço, engenheiro eletricista e até professor de faculdade de eletrica/eletrônica, me explicaram a razão da tensão identificada pelo led/chave de fase. Segundo eles, o relé tem uma resistência muito grande e como está sujeito a uma tensão de 110V por fase, é possível que haja uma corrente de miliamperes. Porem essa corrente é o suficiente para acender a lampada de led/chave de fase por possuírem resistência baixa.

Em fim, fiquei feliz da vida, e no carnaval vou testar o meu HERMS caipira. Segue fotos da belezura.

PS. Já estou planejando um controlador, para o futuro, via PWM e SCR (controle de potência que manipula a senóide da corrente alternada para dar uma tensão conforme a necessidade. A vantagem é não haver a dissipação que o rele de estado solido proporciona e de ser mais elegante. Só que sou eng. químico e vou ter de remar bastante para aprender sobre isso.)

SDS,

Fabiano da Mata uploadfromtaptalk1393463801720.jpguploadfromtaptalk1393463818938.jpg

Galera, mil desculpas, to com a cabeça a mil, terminando uma tese pra conclusão de curso, correira total.
Aproveitando a noite de insonia e vou colocar aqui os esquemas que usei na época, se precisarem de ajuda, mandem email pra mim ok.

Outra coisa importante a dizer é que nem todo REX-C100 da pra ligar com rele, tem uns modelos como o que comprei que é preciso tirar uma peça pra funcionar.

Deixo o pdf em anexo.

Abraço

eu sou bem ignorante nessa área, mas nesse post acima tem uns 3 jeitos de instalar, né? Como que eu sei qual devo utilizar?

Chegou o meu Rex C100, com dissipador, ssr e sensor. Pretendo fazer minha imstalacao nesse fim de semana.

Pelo que eu entendi, o mais simples é chegar com fase e neutro nas entradas 1 e 2, sair com faae e neutro das saídas 3 e 5, indo pro ssr e depois resistência. A ideia tá certa?

A saída de alarme, posso ligar em um led? Ele vai acender todas vez que a resistência estiver energizada?

eu sou bem ignorante nessa área, mas nesse post acima tem uns 3 jeitos de instalar, né? Como que eu sei qual devo utilizar?

Chegou o meu Rex C100, com dissipador, ssr e sensor. Pretendo fazer minha imstalacao nesse fim de semana.

Pelo que eu entendi, o mais simples é chegar com fase e neutro nas entradas 1 e 2, sair com faae e neutro das saídas 3 e 5, indo pro ssr e depois resistência. A ideia tá certa?

A saída de alarme, posso ligar em um led? Ele vai acender todas vez que a resistência estiver energizada?

rafaelrick,

Quanto ao led, eu não usei e não saberia dizer, mas sobre quanto a ligar os cabos vai por esse aqui que não tem erro:

113566d1393399225-sistema-controlador-para-brassagem-eletrica-full.jpg

Se não tiver a chave liga/desliga, é só ligar o cabo sem ele.

Abraço

Balabuch, ve se eu entendi:

Entro com o fase no 2 do SSR, saio com o fase do 1 do SSR e entro no 1 do Rex. Saio com o fase do 1 do SSR e levo pra resistência.

Entro com o neutro no 2 do Rex e saio com ele também do 2 e levo pra resistência.

Saio com um fase do 4 do Rex, passa por um interruptor e vai no 3 do SSR. Ligo o 4 do SSR no 5 do Rex.

É isso? Esse interruptor é pra eu ligar e desligar o Rex?

OBs: nao irei utilizar um liga/desliga da resistência.

Abraco.

Arrumando:

Entro com fase no 1 do Rex e no 1 do SSR. Saio com o fase do 2 do SSR e vou pra resistência.

Vou com o neutro no 2 do Rex e saio dali pra resistência.

Faço a ligação de um fase do 4 do Rex pro 3 do SSR, passando por um interruptor (esse sim liga/desliga só a resistência). Ligo um neutro do 5 do Rex pro 4 do SSR.

E acabou.

É isso?

Depois que li com mais calma, entendi como que funciona. Obrigaro balabuch.

Agora uma dúvida: o termopar tipo k não é muito indicado para trabalhar submerso, né? Qual seria o mais indicado?

Eu estou com essa dúvida tb...
Eu comprei esse kit do REX e também um tic 17 pra controlar a geladeira, posso trocar os sensores de um com o outro ou não faz diferença nenhuma?

Depois que li com mais calma, entendi como que funciona. Obrigaro balabuch.

Agora uma dúvida: o termopar tipo k não é muito indicado para trabalhar submerso, né? Qual seria o mais indicado?

O termopar K não deve ser inserido completamente dentro da água, ele tem uma rosca, e deve ser colocado desta maneira, com porca e vedação. O que eu comprei, infelizmente era de inox somete a ponta, e a rosca não toda, dai enferrujou.

Tem que ver se o controlador que você comprou suporta outros tipos de termopar, muitos dizem que sim, mas na verdade só funcionam com o tipo K.

Eu estou com essa dúvida tb...
Eu comprei esse kit do REX e também um tic 17 pra controlar a geladeira, posso trocar os sensores de um com o outro ou não faz diferença nenhuma?

Vou ter que responder igual ao post anterior:

Tem que ver se o controlador que você comprou suporta outros tipos de termopar, muitos dizem que sim, mas na verdade só funcionam com o tipo K.

Se for do tipo que suporta vc pode fazer a troca, já o TIC17 só funciona com o que vem com ele, não adianta colocar o K nele.

Agora estudando um pouco mais começam a pintar mais dúvidas...

Estou fazendo um BIAB elétrico com recirculacao direta, tipo a mecbier, onde é o melhor ponto pra instalação do sensor?

Perto da resistência? Mais acima?

Agora estudando um pouco mais começam a pintar mais dúvidas...

Estou fazendo um BIAB elétrico com recirculacao direta, tipo a mecbier, onde é o melhor ponto pra instalação do sensor?

Perto da resistência? Mais acima?

O ideal é colocar no ponto antes de entrar na panela, quero dizer no retorno.

Assim a temperatura que está retornando será a que você está medindo, colocar próximo a resistência é um erro, pois ali a temperatura não vai realmente condizer com a que volta pra panela.

Abraço

Pois é eu imaginei, mas esse vai ser um problema pela configuração da panela, eu tenho só 2cm de espaço entre as paredes das panelas de dentro e de fora, só se eu entortasse um pouco a sonda, mas ainda assim ela estaria na parte de fora, longe dos grãos...

Eu li nuns sites gringos que o ideal seria colocar num T na saída da válvula de retorno, antes de ir para a bomba...

Não tenho como fazer isso, pensei em colocar do lado da saída...

Considerando que eu vou recircular quase 20x o volume de mosto por hora, será que a minha perda térmica vai grande assim?

Pois é eu imaginei, mas esse vai ser um problema pela configuração da panela, eu tenho só 2cm de espaço entre as paredes das panelas de dentro e de fora, só se eu entortasse um pouco a sonda, mas ainda assim ela estaria na parte de fora, longe dos grãos...

Eu li nuns sites gringos que o ideal seria colocar num T na saída da válvula de retorno, antes de ir para a bomba...

Não tenho como fazer isso, pensei em colocar do lado da saída...

Considerando que eu vou recircular quase 20x o volume de mosto por hora, será que a minha perda térmica vai grande assim?

Cara, é exatamente no mosto que retorna a panela que você deve medir, ou seja, colocar o termopar antes do mosto cair na panela de retorno, com um T seria o ideal.

Então, é isso mesmo que eu entendi, mas não consigo colocar no T, até pq dai não consigo usar o sensor pra controlar a fervura...
Vou colocar do lado da válvula de saída e tentar medir a temperatura no retorno pra ver qual é a perda...

Pensei em colocar o sensor na mangueira mesmo. Fazer um furo nela, segurar a porca por dentro e "parafusar" o sensor.. Vou tentar segurar a porca com um alicate de ponta fina...

Depois, pro sensor nao ficar tão na ponta da mangueira, coloco um prolongador...

Amanhã vou tentar fazer isso e posto aqui..

Como vc pretende controlar a fervura Rafael? Nessa parte vc não vai recircular então não tem líquido na mangueira, certo?

Não preciso de controle na fervura. Minha resistência não é mais potente do que eu preciso (tem 2.000W e ferve moderadamente quase 20L).

Mas desculpa a ignorância, sem o controlador, de que forma vc vai "ligar" a resistência?

A resistência vc pode ligar direto na tomada, caso não vá utilizar controlador.

Latest posts

Back