Fdamata
Well-Known Member
- Reaction score
- 53
Vcs não imaginam o quanto eu dormi com raiva ontem por conta desse teste do relé de estado sólido. Mas conversando com colegas do serviço, engenheiro eletricista e até professor de faculdade de eletrica/eletrônica, me explicaram a razão da tensão identificada pelo led/chave de fase. Segundo eles, o relé tem uma resistência muito grande e como está sujeito a uma tensão de 110V por fase, é possível que haja uma corrente de miliamperes. Porem essa corrente é o suficiente para acender a lampada de led/chave de fase por possuírem resistência baixa.
Em fim, fiquei feliz da vida, e no carnaval vou testar o meu HERMS caipira. Segue fotos da belezura.
PS. Já estou planejando um controlador, para o futuro, via PWM e SCR (controle de potência que manipula a senóide da corrente alternada para dar uma tensão conforme a necessidade. A vantagem é não haver a dissipação que o rele de estado solido proporciona e de ser mais elegante. Só que sou eng. químico e vou ter de remar bastante para aprender sobre isso.)
SDS,
Fabiano da Mata

Em fim, fiquei feliz da vida, e no carnaval vou testar o meu HERMS caipira. Segue fotos da belezura.
PS. Já estou planejando um controlador, para o futuro, via PWM e SCR (controle de potência que manipula a senóide da corrente alternada para dar uma tensão conforme a necessidade. A vantagem é não haver a dissipação que o rele de estado solido proporciona e de ser mais elegante. Só que sou eng. químico e vou ter de remar bastante para aprender sobre isso.)
SDS,
Fabiano da Mata