Sidra é mais simples que cerveja., mas tem que fazer uso de alguns aditivos para facilitar o processo. Metabissulfito de potássio para sanitizar o mosto e enzima pectinica (pectinase) para clarificar (além de gelatina).
Eu faço utilizando uma extratora de suco (
https://www.pontofrio.com.br/Eletro...-receitas-e-escova-p-limpeza-800w-411046.html). Vale apena o investimento para quem quer fazer sidra com frequancia. 10 kg de maça rendem cerca de 6 L de suco.
sanitizo o suco com metalbissulfito de potássio, coloco pectinase e no dia seguinte, inoculo a levedura (já fiz até com fermento de pão e foi OK o resultado). Dá para usar fermento de cerveja também, além claro, dos fermentos para sidra e vinho. Fermentação a cerca de 20 C. Em um mês tá pronta para beber. Dá apara fazer carbonatação forçada ou priming. Não adiciono açúcar nem água, 100 % suco de maçã e o teor alcoólico fica entre 5 e 6 %. Se quiser mais doce, adicione açúcar, mais metabissulfito de potássio e sorbato de potássio para evitar refermentação. Claro que nesse caso, a sidra já deve ter sida carbonatada com priming ou será feito carbonatação forçada, uma vez que o sorbato e o metabissulfito irão inibir a atividade da levedura. Outra opção é usar adoçante sucralose no lugar do açúcar. Estevia deixa um gosto residual. Claro que tem outras variações do processo. Para mim, desta forma tem dado bons resultados.