• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sanitização e Higienização

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ao fim do dia acho que o peracético incomoda menos que o iodo, que vai impregnando em tudo e ficando com cheiro de hospital.
Quando a panela fica escura, é porque formou uma camada oxidada por cima do alumínio (a pátina).
Segundo esse alemão, e artigos que li corroboram, isso evita a passagem do metal pra o alimento, bebida, etc.
Lavar a panela (de alumínio) até ficar brilhante, novinha, deixa ela pronta pra vazar mais partículas no próximo uso.
Lorenco, todo bem?
Entao, basicamente e ate melhor que a panela fique escura e isso?

Lorenco, todo bem?
Entao, basicamente e ate melhor que a panela fique escura e isso?

Sim, isso se chama oxidação passiva...

Se você colocar água numa panela de alumínio novinha e ferver por uns 30 minutos, vai perceber que onde tinha água a panela vai mudar de cor, uma coloração de cinza mais escuro na parte onde estava a água. Essa camada mais escura é o óxido que está protegendo contra o desprendimento do alumínio, e não deve ser retirada para que não aja a liberação do alumínio.

Sim, isso se chama oxidação passiva...

Se você colocar água numa panela de alumínio novinha e ferver por uns 30 minutos, vai perceber que onde tinha água a panela vai mudar de cor, uma coloração de cinza mais escuro na parte onde estava a água. Essa camada mais escura é o óxido que está protegendo contra o desprendimento do alumínio, e não deve ser retirada para que não aja a liberação do alumínio.
Perfeito!
Fico mais tranquilo entao com minha panela "bronzeada" kkk
Abraco

Como vocês higienizam/sanitizam os equipamentos/garrafas de vocês?
O certo é utilizar o produto químico depois lavar com água e secar?

Nas minhas brassagens eu sempre lavo os equipamentos com detergente neutro. Pra sanitizar eu prefiro Álcool 70 por ser mais prático. Basta usar com um borrifador e pano perfex ou papel toalha se preferir.

Para limpar as garrafas eu uso água com detergente neutro. Pra sanitizar, também uso àlcool 70.

Não há porque usar corrosivos se você limpar tudo após o uso.

Latest posts

Back