Christiano
Member
- Reaction score
- 1
Vidro é quimicamente inerte, pode botar o que quiser.
Tiago, não é bem assim.
a soda (NaOH) reage com o vidro sim, formando silicatos, que podem gerar contaminação.
Vidro é quimicamente inerte, pode botar o que quiser.
Tiago, não é bem assim.
a soda (NaOH) reage com o vidro sim, formando silicatos, que podem gerar contaminação.
Sempre me preocupei com essa possível contaminação. Muito obrigado pela aula de química! heheIsso pode ser desconsiderado. É uma reação muito lenta, a soda provavelmente vai perder suas propriedades reagindo com as sujeiras muito antes de reagir com silício, que tá bem firme ali.
Ainda se quiser considerar essa reação, contaminação química também pode ser desconsiderada, porque a resultante é um sal Na2(SiO3) + H2O, solúvel em água. Vai ser diluído e descartado no enxague.
Se não realizar um enxague duma limpeza com soda, com certeza esse composto vai ser o menos problemático.
Silicato de sódio também é usado como agente clarificante na cerveja e vinho, precipita coloides.
Abraço
Uma pergunta quanto ao alcool 70º... É possível também usar o 92º, aquele que antigamente se encontrava nos supermercados?
Eu estava pensando em fazer uma mesa com tábuas, e furar ela com serra copo com um diametro que passe o bico da garrafa mas não passe o corpo. O problema é, que não é meu caso, quando o cara for envasar muitas garrafas, mais de 150, vai faltar espaço! HASDUIHASD
@tiefensee o post do @RicardoCharqueadas é meio antigo, mas valeu a dica
Eu fiz algo parecido com uma bandeja plástica, foi bem fácil fazer e se for pra ter mais de um fica fácil guardar um "dentro" do outro.
Tem foto aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5089446&postcount=79
Pessoal, já li, re-li este tópico sobre sanitizar com iodofor as garrafas. Depois disso, achei bem prático mesmo e comecei a utilizar o método, antes usava o peracético.
Só que depois que comecei a utilizar o iodofor, não sei se foi coincidência, mas todas as minhas levas começaram a aparecer um gosto meio que metálico depois da cerveja pronta, um gosto final estranho, parecendo metálico mesmo. E isso não dava antes, quando usava peracético.
Usei o recomendado, 1ml/litro, uso o vinator para borrifar a garrafa por completa e deixo escorrendo em uma árvore antes de envasar.
Detalhe, eu aplico a solução de iodofor na garrafa, deixo escorrer por uns 10/15 minutos e faço o envase. Muitas vezes a garrafa ainda está úmida com a solução. Pode ser isso? Tem que deixar secar a garrafa por completo?
Praticamente impossível, a não ser que esteja usando uma concentração absurda de Iodofor, quase puro.Teve uma leva minha que ficou um gosto estranho depois de engarrafar, mas não foi em todas as garrafas (identifiquei o gosto estranho em cerca de 60% ou 70% das garrafas).
Eu acho que o gosto foi por causa do Iodophor.
Mas não era gosto metálico não, era gosto e cheiro leve de iodo.
Quando a gente esvazia a garrafa cheia de Iodophor, sempre fica uma espuma dentro, que demora muito para escorrer. O que eu faço é borrifar álcool 70º dentro da garrafa para ajudar a escorrer.
Isso aconteceu em uma leva só, onde acho que não escorri as garrafas com cuidado suficiente, e como disse antes, o gosto era de Iodo mesmo, não lembrava em nada gosto metálico.
Praticamente impossível, a não ser que esteja usando uma concentração absurda de Iodofor, quase puro.
De outra forma, milhares de cervejeiros que engarrafam com iodofor a vida inteira aqui e nos EUA também teriam problemas.![]()
Qual sanitizante você recomenda? Álcool 70 ou iodofor? No caso de eu utilizar o Álcool, necessito diluir em água??
Concordo plenamente, mas nas últimas eu tenho usado só Iodofor com diluição de 1ml por litro.Na minha opinião o sanitizante perfeito é 1 litro de álcool 70 com 1 ml de iodofor a 2%.
O álcool não deixa o iodo gerar espuma e faz tudo secar mais rápido, uma escorrida rápida e pronto.
Só não uso nas tampinhas por medo de ressecar as borrachas, nas tampas vai iodophor com água mesmo.
Até agora 5 brassagens e nenhuma contaminação.
Concordo plenamente, mas nas últimas eu tenho usado só Iodofor com diluição de 1ml por litro.
Sinceramente, tão importante quanto à sanitização é a limpeza da garrafa.... por isso só uso garrafas novas, ou usadas por mim mesmo, pois quando eu tomo uma cerveja, já lavo imediatamente, borrifo sanitizante, e deixo escorrendo..... sendo que depois lavo e sanitizo novamente antes do uso. Isso garante a limpeza completa sem precisar usar nenhum tipo de escova.
Abraço,
Seria resto de fermento mesmo. Cara, comigo eu nunca notei, e sempre inspeciono o fundo após lavar, MAS.... tem uma coisa: eu nem me lembro a última vez que fiz primming... engarrafo tudo por contra-pressão, então a quantidade de borra de fermento é praticamente zero.Guenther, eu também sempre lavo a garrafa imediatamente após o uso. Mas as vezes, e principalmente quando pego uma que tá envasada há bastante tempo, fica uma mancha no fundo, o que parece ser uma "craca". Não acontece contigo? O que tu faz, descarta? Se eu deixo de molho no detergente clorado, sai tudo. Mas também já envasei em garrafas com essa "mancha" e nunca contaminou. Quale a dessa mancha?
Às vezes sim, às vezes não.... e quando colocava álcool 70 nem era 70 mesmo, era só pela questão da evaporação e matar a espuma, já que álcool 70 tem poder médio de sanitização, e o iodo é muito mais efetivo, ou seja, usar ou não o álcool não faz realmente diferença.proporção de 1 ml de iodofor diluido em 1 litro d'água? Não usas o álcool também?
Às vezes sim, às vezes não.... e quando colocava álcool 70 nem era 70 mesmo, era só pela questão da evaporação e matar a espuma, já que álcool 70 tem poder médio de sanitização, e o iodo é muito mais efetivo, ou seja, usar ou não o álcool não faz realmente diferença.
Ultimamente, pra sanitizar garrafas, não tenho usado álcool na mistura. Em outras sanitizações uso, mas coloco na mistura porque o álcool é ótimo pra limpar coisas, então uso principalmente porque posso limpar superfícies e sanitizar ao mesmo tempo.
Abraço,