• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Retirando cloro da água - Tiossulfato de Sódio

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Trabalhei por muitos anos com aquário e usava um produto chamado anti-cloro, acredito que o custo fica muito alto pois é uma gota/l, também não sei até onde vai afetar na qualidade da cerveja pois não é apenas cloro que o filtro retira.

verdade, achei um para instalar na torneira, um simples, mas segundo o vendedor, ele tira quase que totalmente o cloro, como faço pouca cerveja, creio que esse ira ajudar, ele instala na saída da torneira. https://www.fabricadocervejeiro.com.br/equipamentos/filtracao/filtro-de-cloro-sem-suporte

Boa tarde!
Eu não indicaria, pois ele adiciona outros minerais. Uso um com 3 partes:
1º - Filtro 10" 5 micram
2º - Filtro carvão 10" block
3º - Filtro 10" 10 micam
A vazão deixo uns 2l/m

Icaro, lembrei de algo aqui, a maioria das pessoas usa agua mineral de galão nas brassagens, esse meu purificador tem sais minerais, creio que não seja e todo mal, ja que usa-se agua mineral, não acha?

Ola fkmaesel,
Essa aplicação de vitamina C não vai se perder na fervura não? Essa aplicação de vitamina C não séria melhor na maturação onde corre o risco de oxidação e não se perde devido as baixas temperaturas?
Olá Icaro!

Se a ideia é neutralizar o cloro utilizando a Vit C, a adição deve ser feita na água de mostura, quando a mesma estiver aquecendo. Assim ela neutralizara o cloro, não deixando ele formar o famigerado clorofenol. Somente o excedente de Vit C, as partes que não reagiram com o cloro, é que irão evaporar, ou degradar na fervura, e caso queira que ela atue como antioxidante, aí sim, ela deve ser aplicada na maturação, ou mesmo antes do envase. Espero ter ajudado! Abraço.

Olá Icaro!

Se a ideia é neutralizar o cloro utilizando a Vit C, a adição deve ser feita na água de mostura, quando a mesma estiver aquecendo. Assim ela neutralizara o cloro, não deixando ele formar o famigerado clorofenol. Somente o excedente de Vit C, as partes que não reagiram com o cloro, é que irão evaporar, ou degradar na fervura, e caso queira que ela atue como antioxidante, aí sim, ela deve ser aplicada na maturação, ou mesmo antes do envase. Espero ter ajudado! Abraço.
AFernandes, Vlw jovem pela resposta. Não tinha pensado dessa forma. Muito interessante é forma de uso da vit C.

Galera, to montando um sistema de filtragem 3 estagios.

Minha dúvida: devo optar por utilizar a filtragem por "resina mista" ou melhor utilizar apenas PP e Carvao 5micra?

Galera, to montando um sistema de filtragem 3 estagios.

Minha dúvida: devo optar por utilizar a filtragem por "resina mista" ou melhor utilizar apenas PP e Carvao 5micra?
Eu uso PP e carvão 5micra e nunca tive problemas de clorofenol...

Back