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Resistência elétrica

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Ok pessoal,
Obrigado pelas informações.

Sobre o aquecimento em si, na prática, usando uma resistência destas de 2000w/220V, em quanto tempo eu elevo a temperatura da água de uns 20 Celcius (ambiente uns 22) para os 66 Celsius ?
abçs
Gilberto
 
Está com 7 metros. A panela que arrumei é bojuda, então enrolei de forma que coube a serpentina toda.
 
Está com 7 metros. A panela que arrumei é bojuda, então enrolei de forma que coube a serpentina toda.
Cara, eu suspeito que isso possa ter a ver com a homonegeização do calor no líquido. Esses rabos quentes geram muito calor, mas ele sobe todo numa coluna logo acima dele, e isso provavelmente faz com que não haja tanta troca assim com a serpentina.

Abraço,

Guenther
 
Ok pessoal,
Obrigado pelas informações.

Sobre o aquecimento em si, na prática, usando uma resistência destas de 2000w/220V, em quanto tempo eu elevo a temperatura da água de uns 20 Celcius (ambiente uns 22) para os 66 Celsius ?
abçs
Gilberto
Giberto, depende.

Se usar 2000w pra 5 litros, deve levar uns 10 minutos.

Se for para 50 litros, deve levar mais de uma hora. :)

Eu fiz uma planilha pra calcular esse tipo de coisa: https://docs.google.com/spreadsheet...piNnYydVRqUFEwUV9WMVJWNWc&usp=drive_web#gid=4

Abraço,

Guenther
 
Valeu Guenther!
Esqueci de informar a quantidade de água, é para levas de 20 litros.
Abraços
 
Valeu Guenther!
Esqueci de informar a quantidade de água, é para levas de 20 litros.
Abraços
Olha, pra 20 litros, fervendo 25, eu até acho que dá pra fervura.

Quando eu tinha equipamento de 100 litros, colocava pra ferver uns 110 litros, e os 8000 watts ferviam, mas não era "AQUELA" fervura vigorosa. Desde então eu tenho seguido uma regra de 1000 watts para cada 10 litros a serem fervidos. No equipamento que estou fazendo utilizando barris de 50 litros como panelas, vou usar 5000 watts.

No caso de usar resistência para sistemas HERMS ou RIMS, aí a potência pode cair pra menos da metade, uns 40%.

Abraço,
 
Completando a informação do Alexandre, sobre os relés de estado sólido (SSR) para acionamento da resistência. Essa é a melhor maneira de fazer a instalação, por ser mais segura e por um outro motivo que acho muito importante: Economia de energia.
Quando se tem que chegar à uma temperatura e mantê-la, o SSR faz o melhor trabalho por não descarregar os 220v e parar, acionar e parar... Ele manda a voltagem suficiente para a manutenção de temperatura.
Imagine uma temperatura a ser atingida de 60º por 30 minutos. O SSR é capaz de eniar os 220v e ao se aproximar da temperatura ele vai diminuindo (desacelera) e quando atingir ele pode estar enviando 70v, 50v, 100v, etc.
Claro que o controlador é quem manda essa informação ao SSR.

Gostaria de ver com vcs se já pensaram em usar uma resistência por fora da panela, claro que para panelas não maiores que as nº36.
Existem muitas variedades e podem ser feitas por encomenda. Não devem ser baratas mas podem ter um belo resultado por não entrar em contato com o mosto.

Algo assim: http://www.distherm.com.br/resistencias/coleira.html
http://www.enget.com.br/resistencia-circular-injecao/resistencia-circular-porcelana.html
Essas resistência são usadas em injetoras que devem chegar à altas temperaturas para atingir ponto de fusão de polietileno, poliéster, etc.
 
Completando a informação do Alexandre, sobre os relés de estado sólido (SSR) para acionamento da resistência. Essa é a melhor maneira de fazer a instalação, por ser mais segura e por um outro motivo que acho muito importante: Economia de energia.
Quando se tem que chegar à uma temperatura e mantê-la, o SSR faz o melhor trabalho por não descarregar os 220v e parar, acionar e parar... Ele manda a voltagem suficiente para a manutenção de temperatura.
Imagine uma temperatura a ser atingida de 60º por 30 minutos. O SSR é capaz de eniar os 220v e ao se aproximar da temperatura ele vai diminuindo (desacelera) e quando atingir ele pode estar enviando 70v, 50v, 100v, etc.
Claro que o controlador é quem manda essa informação ao SSR.

Gostaria de ver com vcs se já pensaram em usar uma resistência por fora da panela, claro que para panelas não maiores que as nº36.
Existem muitas variedades e podem ser feitas por encomenda. Não devem ser baratas mas podem ter um belo resultado por não entrar em contato com o mosto.

Algo assim: http://www.distherm.com.br/resistencias/coleira.html
http://www.enget.com.br/resistencia-circular-injecao/resistencia-circular-porcelana.html
Essas resistência são usadas em injetoras que devem chegar à altas temperaturas para atingir ponto de fusão de polietileno, poliéster, etc.
O problema seria o aproveitamento térmico já que, imersa no líquido, a resistência transfere 100% de seu calor. Por fora, certamente uma parte disso seria perdido para o ambiente.

Sobre a economia de energia utilizando SSR, pode parecer que se economiza, mas na realidade, não.

Se estivéssemos comparando uma chama de alta pressão, acionada por um controlador, que pudesse simplesmente LIGAR/DESLIGAR essa chama, com outro sistema onde um controlador conseguisse controlar a INTENSIDADE da chama, deixando-a bem fraquinha quando necessário, aí sim... haveria uma grande economia de energia (energia, nesse caso, provida pelo gás). Por quê? Porque nesse caso da chama há grandes perdas de energia porque muito desse calor se perde para o ambiente, e quanto mais forte a chama, maior a perda. Nesse caso, é mais econômico manter uma chama bem fraquinha constantemente ligada (pois menos calor se perde para o ambiente), do que ligar e desligar uma chama super forte.

No caso de resistências imersas, todo o calor gerado por elas é transferido ao líquido, não há perdas.

Nesse caso, seria como comparar a soma de duas linhas ao longo do tempo. Supondo que 70v seja necessário para fazer uma resistência MANTER a temperatura de uma certa quantidade de líquido de FORMA CONSTANTE, no caso de um sistema que LIGA/DESLIGA em 220, basicamente ele iria ficar desligado e ligado tempo suficiente para transferir a mesma quantidade de calor no final das contas, e o calor é a quantidade de Watts.

Abraço,
 
Last edited:
Alguem já fez uma conta econômica em relação a utilizar chama ou resistência para a brassagem?

Pergunto isso, pois energia eletrica ter ficado bem cara, mas em contra partida o GLP também o é.

Outra coisa, vc utilizam algum agitador para homogineizar constantemente o liquido/grãos?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Eu uso gás de cozinha, e estou apenas especulando sobre usar resistência por causa do maior controle, mas existe uma válvula para gás que faz a mesma função e não usa chama piloto.
Assisti um video sobre esse equipamento e assim que encontrá-lo, posto aqui.
Sem dúvidas que energia elétrica sai mais cara do que o gás.

Num curso que fiz sobre energia numa concessionária local, ficou bem claro que:
Sempre que precisar efetuar troca de calor, a energia elétrica é a mais cara.
Obviamente, que se a fonte de energia for solar, eólica, etc a coisa fica mais amena.

EDIT: segue o video: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=xxUvu5s6zSQ[/ame]
Esse equipamento custa uns R$1.200,00
 
Eu uso gás de cozinha, e estou apenas especulando sobre usar resistência por causa do maior controle, mas existe uma válvula para gás que faz a mesma função e não usa chama piloto.
Assisti um video sobre esse equipamento e assim que encontrá-lo, posto aqui.
Sem dúvidas que energia elétrica sai mais cara do que o gás.

Num curso que fiz sobre energia numa concessionária local, ficou bem claro que:
Sempre que precisar efetuar troca de calor, a energia elétrica é a mais cara.
Obviamente, que se a fonte de energia for solar, eólica, etc a coisa fica mais amena.

EDIT: segue o video: http://www.youtube.com/watch?v=xxUvu5s6zSQ
Esse equipamento custa uns R$1.200,00
Sai mais barato.

Já coloquei na ponta do lápis o que gastava com gás, e o que gastava com tudo elétrico, e sai mais barato. Conheço outras pessoas que também já fizeram a conta.

E por que sai mais barato? Porque fogareiros são EXTREMAMENTE ineficientes. A grande maioria do calor que ele gera vai pro ambiente.

Já as resistências imersas, transferem 100% do calor para o líquido.

Agora, se fosse um sistema a gás razoavelmente eficiente, como são por exemplo os aquecedores de passagem, aí sim, só que é inviável.

Não acreditam sobre isso que falei? Ok, então vamos fazer algumas contas rápidas.

O valor do Kilowatt/hora aqui em Porto Alegre, é de R$ 0,37.

Eu gasto:

- 1 hora aquecendo a água de infusão com resistência de 2000 watts - R$ 0,74.
- 2 horas com a mosturação com resistência de 1600 watts - R$ 1,18 (nem vou considerar que ela fica ligando e desligando, ou seja, seria menos que 2 horas).
- 1 hora aquecendo a água do sparge com resistência de 2000 watts - R$ 0,74.
- 1h30 de fervura com resistência de 5000 watts - R$ 2,77.

Somando tudo, eu gasto: 0,74 + 1,18 + 0,74 + 2,77 = R$ 5,43

R$ 5,43

Isso por brassagem, na pior das hipóteses.

Eu pago R$ 46,00 por um botijão P13 aqui em Porto Alegre. Isso quer dizer que, se tivesse O MESMO rendimento, eu poderia fazer 8,4 brassagens completas de 40 e tantos litros com somente 1 botijão P13. Nem em sonho eu consigo isso, provavelmente no máximo umas 5 brassagens, isso sem contar que no final o botijão perde pressão e já não é tão legal assim.

Acreditam agora?

Aí, tirando o gasto, que já é uma vantagem, podemos começar a listar as outras:
- Não ter que carregar botijão;
- Não ter que fazer linhas de gás;
- Não ficar empenhado quando falta gás;
- Não lidar com o calor que é gerado pelos fogareiros no ambiente;
- Não ter que ligar com o espaço físico dos fogareiros na hora de guardá-los;
- Equipamento totalmente silencioso.

Abraço,
 
Last edited:
Guenther, se eu resolver me enveredar para as resistencias, pergunto:

1) vc sabe qual a corrente que essas resistências necessitam? É mais de 10A ou estaria entre 10 e 20A? Pergunto isso, pois se for maior que 10A é necessário trocar as tomadas.

2) qual o modelo de resistência vc utiliza ou recomendaria para um equipamento que produz bateladas de ate 40-45 L?

3) é necessário algum cuidado especial ao fazer a brassagem no que tange ao contato da resistência com o malte/cevada?

Muito me interessa partir para o uso da resistência, pois realmente me parece mais prático.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Matou a pau Guenther!
As pessoas estão fazendo comparações de coisas diferentes e por isso sendo levadas a pensar errado.
Em condições iguais, o custo do aquecimento com gás é menor que com energia elétrica, como disse o Luiz Oliveira, mas quem ensinou isso a ele esqueceu de dizer que com os fogareiros que usamos, mais de 70% da energia térmica gerada é jogada fora da panela, esquentando o ar e as peças do fogão. Quando colocamos a mão no fogão ou fogareiro e queimamos a mão, esse calor veio daquela fonte mais barata e o custo para esse aquecimento vai para a conta final.
Como a resistência fica dentro da panela, o máximo que ela perde é no aquecimento da panela, mas esse aquecimento serve para aquecer a água. Pouco se perde para o ambiente, o restante gerado vai para a água.
Eu já tinha feito uma conta, meio por alto, e para uma brassagem de 20 litros, com resistência de 3500W eu gastava entre R$ 3,60 e R$ 4,50, isso porque eu usava o KVA por R$ 0,45.
Seria necessário umas 10 brassagens com um botijão para os preços se equivalerem, o problema é que esse botijão acaba indo para o fogão e por isso eu pago R$45,00 cada vez que vou usar.

Conclusão, além de ser muito mais prático de usar, o uso de resistência é mais barato, no final da conta. Quem diz o contrário não usa e por isso não tem todos os dados para fazer a conta.

Um abraço,

Alexandre
 
Guenther, se eu resolver me enveredar para as resistencias, pergunto:

1) vc sabe qual a corrente que essas resistências necessitam? É mais de 10A ou estaria entre 10 e 20A? Pergunto isso, pois se for maior que 10A é necessário trocar as tomadas.

2) qual o modelo de resistência vc utiliza ou recomendaria para um equipamento que produz bateladas de ate 40-45 L?

3) é necessário algum cuidado especial ao fazer a brassagem no que tange ao contato da resistência com o malte/cevada?

Muito me interessa partir para o uso da resistência, pois realmente me parece mais prático.

SDS,

Fabiano da Mata
1) A corrente tu calcula com uma conta extremamente simples: Potência (Watts) / Voltagem.

Ou seja, uma resistência de 3000 watts em 220 volts: 3000 / 220 =~ 13,63 Amperes.

Detalhe, a amperagem é que manda na bitola dos fios... por isso que é sempre melhor usar coisas de alta potência em 220.

2) Depende. Para fervura, eu recomendo 1000 watts para cada 10 litros. No meu equipamento atual, por exemplo, eu instalei uma resistência de 5000 watts para a panela de fervura, que é um barril, e funcionou MUITO bem. Já para HERMS, pode diminuir isso pela metade, ou usar 40% dessa potência, como referência. Pra RIMS, menos ainda.

3) De modo geral, não dá pra usar resistência em contato direto com os grãos.

Abraço,
 
Excelente explicação e agora tenho uma visão bem diferente da que eu tinha quando escrevi meu post.
Obrigado por todos os esclarecimentos.
Já estou cotando minha resistência hehehehehe e vou anunciar meu fogareiro.
 
Alguém sabe o cálculo do tempo para atingir tal temperatura?

Exemplo>

20 litros
3000 watts resistencia
quantos minutos leva para levar de 25 a 67 °C ?
 
Bom, buscando online até dá pra achar como calcular.
É uma conta simples se vc fizer algumas aproximações e desconsiderar a perda de calor para o ambiente.

mas nesse site tem uma calculadora para isso..

http://www.jimsbeerkit.co.uk/calc.html
Mas repare que ele coloca a resistência de aquecimento em KW, ou seja 1500W = 1.5KW

Abraços!!
 
Pessoal, eu fiz os cálculos e para se ter apenas uma idéia, para aquecer 30L até 100 graus em 60 minutos são necessários 2700W. A perda de calor por convecção da panela para o ambiente, considerando uma temperatura de 30oC, é da ordem de 750W. Dessa forma, para o aquecimento inicial, uns 3500W para 30L são suficientes. Uma vez atingida a temperatura desejada, o fornecimento dos 750W seria o suficiente para a manutenção da temperatura, considerando o pior caso, a fervura. Para garantir, uma resistêcia de 1000W apenas seria boa na manutenção da temperatura, enquanto que uma de 3500W daria conta de tudo.
 
Dericeira, com 3000W aqueces os 20L até 67 graus em 20min, teoricamente. Levando em conta uma perda de calor para o pior caso, fica em torno de 25min.
 
Guenther, só agora vi tua mensagem com a planilha compartilhada!! Acabei fazendo os cálculos para o Dericeira com a minha mesmo, mas a tua está, além de ótima, também mais apresentável ;)

Na minha eu cálculei a perda de calor com o coeficiente de convecção do ar e tal, e encontro um pouco mais de perda, da ordem de 25% de perda de calor para o ambiente. Mas isso depende da área da panela, temperatura ambiente, etc, então vai variar um pouco de uma para outra...Vou deixar a minha mais apresentável e depois posto. Abraços!
 
Guenther, só agora vi tua mensagem com a planilha compartilhada!! Acabei fazendo os cálculos para o Dericeira com a minha mesmo, mas a tua está, além de ótima, também mais apresentável ;)

Na minha eu cálculei a perda de calor com o coeficiente de convecção do ar e tal, e encontro um pouco mais de perda, da ordem de 25% de perda de calor para o ambiente. Mas isso depende da área da panela, temperatura ambiente, etc, então vai variar um pouco de uma para outra...Vou deixar a minha mais apresentável e depois posto. Abraços!
Uma vez eu fiz um teste com minhas panelas de 127 litros de alumínio e aferi uma perda de 22%.

Outra coisa que vcs podem usar como base, de acordo com os equipamentos que já tive, para ter uma fervura intensa é preciso 1000 watts para cada 10 litros. Para aquecimento de água, etc, dá pra usar a metade ou menos.

Como referência, atualmente eu tenho 3 panelas feitas com barril de 50, e eu uso 2000 watts na panela de água quente (HLT), 1600 watts na resistência que vai abaixo do fundo also no Mash Tun (sistema RIMS), e 5000 watts na panela de fervura. Tudo funcionou muito bem para o que preciso.

Abraço!
 
Guenther, o aterramento da resistência é aquele que vem direto do quadro de distribuição? É necessário ter um aterramento minimo? Vc saberia indicar uma forma de medir esse aterramento? Eu acho que são 2 ou 3 barras de cobre enterradas.

Outra coisa, é necessário aterrar a panela tbm?

SDS

Fabiano da Mata
 
Guenther, outra coisa, vc saberia indicar o tamanho minimo da serpentina para utilizar aquecendo a agua e transferindo calor para um conjunto de agua de lavagem (sparge) em 35 L e 25 L de agua para a mostura em inox ou alumínio?

Sds

Fabiano da Mata
 
Guenther, o aterramento da resistência é aquele que vem direto do quadro de distribuição? É necessário ter um aterramento minimo? Vc saberia indicar uma forma de medir esse aterramento? Eu acho que são 2 ou 3 barras de cobre enterradas.

Outra coisa, é necessário aterrar a panela tbm?

SDS

Fabiano da Mata
Cara, eu creio que uma barra serviria.

No entanto, eu não uso aterramento nenhum, mas claro, a instalação, fios, disjuntor e isolamento são de primeira.

Abraço,
 
Pegando carona nesse tópico, uma dúvida que me surgiu sobre resistência: eu encontro resistência circular ou do tipo cinta que seja de imersão?

Vou precisar de uma resistência pra uma panela de aproximadamente 25cm de diâmetro, onde colocarei no fundo dela um escorredor de macarrão, em inox, com o fundo desse escorredor tendo cerca de 12cm de diâmetro. Queria uma circular ou cinta que desse em volta desse escorredor. Ou posso usar uma tubular mesmo e apoiar o escorredor sobre a resistência?
 
Guenther, outra coisa, vc saberia indicar o tamanho minimo da serpentina para utilizar aquecendo a agua e transferindo calor para um conjunto de agua de lavagem (sparge) em 35 L e 25 L de agua para a mostura em inox ou alumínio?

Sds

Fabiano da Mata

Guenther, e em relação ao tamanho da serpentina, o que acha?
 
Guenther, e em relação ao tamanho da serpentina, o que acha?
Eu não consegui entender direito pra que tu queres usar essa serpentina, para aquecer um "conjunto de água de lavagem e água de mostura"?
 
Pegando carona nesse tópico, uma dúvida que me surgiu sobre resistência: eu encontro resistência circular ou do tipo cinta que seja de imersão?

Vou precisar de uma resistência pra uma panela de aproximadamente 25cm de diâmetro, onde colocarei no fundo dela um escorredor de macarrão, em inox, com o fundo desse escorredor tendo cerca de 12cm de diâmetro. Queria uma circular ou cinta que desse em volta desse escorredor. Ou posso usar uma tubular mesmo e apoiar o escorredor sobre a resistência?
Creio que sim. Se não encontrar, pode mandar fazer sob medida.

Abraço,
 

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