lucasgiusti
Member
- Reaction score
- 1
e este equipamento, no caso de precisar aquecer?
como seria? alguém tem ideia?
como seria? alguém tem ideia?
athosrothen,
Desculpe a ignorância, mas estou começando agora e montando meus equipamentos.
O que você fez foi uma unidade condensadora é isso ?
como esta aqui do link abaixo ?
http://www.jetfrio.com.br/unidade-condensadora.php
como seria todo o funcionamento deste equipamento no fermentador ?
Valeu,
Comprei o compressor e condensador na Frigelar. Os canos, conexões, frisador (acho que é esse o nome daquele negócio pra abrir a boca do cano pra encaixar a conexão de gás) eu tinha em casa de uns rolos com uns splits que fiz.
Os espaguetes comprei em outro lugar (veja a dica do Guenther sobre as pretas mais eficientes). Um amigo fechou o sistema pra mim (soldas e gás). Não sei se a Frigelar faz esses projetos pequenos, mas qualquer técnico de refrigeração ou casa de conserto de ar/geladeira faz pra vc. Diz que você quer a água entre 0 e 5 graus. Não pode ter muito gás senão congela a água.
Se fosse somar tudo acho que gastei uns R$ 400. Se parar pra pensar não vale muito a pena, porque dá pra comprar uma geladeira num Bric por esse valor e colocar o fermentador dentro.![]()
Abraço,
Athos
.Tenho o mesmo fermentador, fiz o isolamento térmico com manta térmica emborrachada. Comprei na dufrio R$ 50,00 metro quadrado. Segue a foto de como ficou.
Show de bola seu projeto meu camarada, agora poderia trocar o sistema de contrafruxo para um chiller dentro do fermentador?? o que vc acha??
Bom dia amigo, show de bola seu sistema, vc colocou só agua no fermentador duplo, não corre o risco de congela?Oi Tiago,
Perde sim. Essa foi a primeira questão que identifiquei no sistema. Outra questão relacionada é que passa muita luz. Consigo ver a cerveja através da parede, então não é bom principalmente pra IPA.
O sistema estava ligando a cada 30 minutos com variação de 1 grau que eu defini no termostato (16.5 a 17.5). Ficava ligado cerca de 3 minutos para abaixar aquele 1 grau. Então pelos meus cálculos o sistema estava ficando ligado cerca de 1h por dia. Apesar que a medição foi feita durante o início da fermentação, então tem o aquecimento interno também, porém notei condensação na parede externa.
Temporariamente coloquei uma espuma que eu tinha em casa, mas pretendo comprar uma manta térmica, daquelas de forro de casa, pra ter um isolamento melhor.
Abraço,
Athos
Bom dia amigo, show de bola seu sistema, vc colocou só agua no fermentador duplo, não corre o risco de congela?