• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

regime de fermentação durante o feriado

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joao_maluf

Active Member
Reaction score
37
Caros colegas,

fiz minha terceira brassagem no domingo passado (08 fev). É uma english IPA e só agora percebi que vou viajar sábado de manhã para o feriado. O balde fermentador está dentro da geladeira com temperatura controlada em 18,5 graus e não sei o que devo fazer durante o Carnaval.

São 20 litros no fermentador, com OG 1.065 e sacarificação simples à 68 graus. Usei dois tubos de BIO4 SY-030. A atividade no airlock diminuiu e hoje a noite devo fazer uma medida de gravidade específica para ver como está.

Minha pouca experiência me diz para não alterar a temperatura e deixar o descanso do diacetil acontecer durante o feriado na temperatura em que está. Na volta, quarta-feira, descer para 1 grau e manter até a maturação terminar.

Está correto?

joao

Pode curtir o carnaval relaxado que está tudo certo. Com ou sem carnaval, deixar a cerveja parada até quarta-feira é o melhor que você tem a fazer.

Caro Paulo,

obrigado pela resposta. Na quarta-feira vejo como está o gosto dela para decidir o momento de resfriar.

joao

Não seria bom aumentar para uns 20º para o fermento trabalhar melhor nesse tempo e consumir os subprodutos da fermentação?

Não saberia dizer se fará tanta diferença entre 19 e 20 graus.
Hoje a gravidade específica está em 1.022.

Vamos ver como ela se comporta até quarta.

Colegas

Na sexta feira ela estava com 1.025 de gravidade específica para um esperado de 1.018. Dei uma sacodida de leve no balde e deixei nos 19 graus até hoje. Acabei de fazer uma medida e está com 1.018.Não senti cheiro de diacetil nem depois de deixar um copinho em banho maria por uns minutos.

Amanhã faço a descida para 1 grau.

Obrigado.

João

Que técnica é essa do banho maria @joao_maluf ?

Não queira fugir do assunto do tópico mas não pude evitar!

Esta técnica chama-se Force Diacetyl Test e está no livro Yeast do Chris White e do Jamil Zainasheff.

Amostra da cerveja em dois copinhos pequenos cobertos com papel alumínio. Um deles fica em temperatura ambiente e o outro em banho maria por 15 minutos a 60 oC. Após este tempo verifica-se se há cheiro de diacetil nas amostras. A ideia é que o precursor oxida em diacetil mais rápido em temperatura mais elevada. Assim dá para saber se na cerveja ainda há precursor para ser oxidado em diacetil, diacetil já oxidado ou nenhum dos dois em quantidade perceptível.

Acho que isto é preciosismo de iniciante ainda inseguro quanto ao tempo de descanso de diacetil - meu caso, claro - mas não vejo problema em tirar duas pequenas alíquotas para o teste.

Joao

Back