Resumidamente é isso, mas tem alguns detalhes importantes:Caro, tudo bem? Acredito que minha situação seja semelhante a sua: moro em apartamento e minha produção é pequena (fermento em baldes de 12L). Também tentei usar peltier mas foi dinheiro jogado fora. Sou solução com bebedouro... você simplesmente coloca a solução de glicol no reservatório no qual a água gela? Dai coloca uma bomba submersa para gelar uma serpentina? Dá pra fazer coldcrash no balde?! Tipo... qual temperatura vc atinge? Agradeço muito se conseguir me ajudar com essa!
1.O balde tem muita perda térmica, dificulta muito atingir temperaturas mais baixas. Eu estou usando um botijão térmico invicta 12l, muito bom. Mas fiz teste com espuma de poliuretano em spray em um balde e funciona muito bem também.
2. O tamanho do reservatório do bebedouro é fundamental. Quanto maior, melhor.
3. No momento estou usando álcool normal (40%), não tive problemas de congelamento.
4. Eu não tentei chegar a zero grau no fermentador ainda, mas chegou a 1,5°. Porém demora quase 12 horas essa redução final de temperatura.
5. A eficiência da transferência de temperatura depende do tamanho da superfície da serpentina e da velocidade do álcool. Estou usando 5m de serpentina de 1/4, o que dificulta a velocidade. Acredito que numa serpentina mais espessa isso melhore.
6. Eu precisei tirar o termostato original do bebedouro, ele tem uma variação muito grande (entre 1° e 5°) para não congelar a água, mas para nós é melhor temperaturas negativas.
7. Eu automatizei o dispositivo com alguns deles e uma placa nodemcu. Mas é possível automatizar apenas com dois termostatos simples. O controle da temperatura é mais eficiente se você já tiver o frio armazenado. Se tiver que ligar o compressor e gelar na hora, fica mais demorado para alterar a temperatura.
Você já tem algum equipamento? Vai reaproveitar?