• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Refrigerador com placa peltier

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Caro, tudo bem? Acredito que minha situação seja semelhante a sua: moro em apartamento e minha produção é pequena (fermento em baldes de 12L). Também tentei usar peltier mas foi dinheiro jogado fora. Sou solução com bebedouro... você simplesmente coloca a solução de glicol no reservatório no qual a água gela? Dai coloca uma bomba submersa para gelar uma serpentina? Dá pra fazer coldcrash no balde?! Tipo... qual temperatura vc atinge? Agradeço muito se conseguir me ajudar com essa!
Resumidamente é isso, mas tem alguns detalhes importantes:
1.O balde tem muita perda térmica, dificulta muito atingir temperaturas mais baixas. Eu estou usando um botijão térmico invicta 12l, muito bom. Mas fiz teste com espuma de poliuretano em spray em um balde e funciona muito bem também.
2. O tamanho do reservatório do bebedouro é fundamental. Quanto maior, melhor.
3. No momento estou usando álcool normal (40%), não tive problemas de congelamento.
4. Eu não tentei chegar a zero grau no fermentador ainda, mas chegou a 1,5°. Porém demora quase 12 horas essa redução final de temperatura.
5. A eficiência da transferência de temperatura depende do tamanho da superfície da serpentina e da velocidade do álcool. Estou usando 5m de serpentina de 1/4, o que dificulta a velocidade. Acredito que numa serpentina mais espessa isso melhore.
6. Eu precisei tirar o termostato original do bebedouro, ele tem uma variação muito grande (entre 1° e 5°) para não congelar a água, mas para nós é melhor temperaturas negativas.
7. Eu automatizei o dispositivo com alguns deles e uma placa nodemcu. Mas é possível automatizar apenas com dois termostatos simples. O controle da temperatura é mais eficiente se você já tiver o frio armazenado. Se tiver que ligar o compressor e gelar na hora, fica mais demorado para alterar a temperatura.

Você já tem algum equipamento? Vai reaproveitar?

Resumidamente é isso, mas tem alguns detalhes importantes:
1.O balde tem muita perda térmica, dificulta muito atingir temperaturas mais baixas. Eu estou usando um botijão térmico invicta 12l, muito bom. Mas fiz teste com espuma de poliuretano em spray em um balde e funciona muito bem também.
2. O tamanho do reservatório do bebedouro é fundamental. Quanto maior, melhor.
3. No momento estou usando álcool normal (40%), não tive problemas de congelamento.
4. Eu não tentei chegar a zero grau no fermentador ainda, mas chegou a 1,5°. Porém demora quase 12 horas essa redução final de temperatura.
5. A eficiência da transferência de temperatura depende do tamanho da superfície da serpentina e da velocidade do álcool. Estou usando 5m de serpentina de 1/4, o que dificulta a velocidade. Acredito que numa serpentina mais espessa isso melhore.
6. Eu precisei tirar o termostato original do bebedouro, ele tem uma variação muito grande (entre 1° e 5°) para não congelar a água, mas para nós é melhor temperaturas negativas.
7. Eu automatizei o dispositivo com alguns deles e uma placa nodemcu. Mas é possível automatizar apenas com dois termostatos simples. O controle da temperatura é mais eficiente se você já tiver o frio armazenado. Se tiver que ligar o compressor e gelar na hora, fica mais demorado para alterar a temperatura.

Você já tem algum equipamento? Vai reaproveitar?
Opa! Legal! Não tenho equipamento ainda. Já tinha até desistido, mas com seu post vislumbrei uma nova alternativa. Só não entendi o que vc fez com a Nodemcu, pois imaginava que bastava desligar o termostato do bebedouro e ligar um termostato com sensor no próprio balde (com poço termométrico) e a alimentação regular o sistema compressor+bomba_submersa. Fora isso cogitaria desmontar o sistema e montar dentro de um cooler diretamente (tipo uma minigeladeira gambiarra) ou usar como banco de glicol mesmo, mas iria procurar um com maior reservatório possível e tentar melhorar a eficiência da serpentina.
No mais, muito grato pelas orientações

Opa! Legal! Não tenho equipamento ainda. Já tinha até desistido, mas com seu post vislumbrei uma nova alternativa. Só não entendi o que vc fez com a Nodemcu, pois imaginava que bastava desligar o termostato do bebedouro e ligar um termostato com sensor no próprio balde (com poço termométrico) e a alimentação regular o sistema compressor+bomba_submersa. Fora isso cogitaria desmontar o sistema e montar dentro de um cooler diretamente (tipo uma minigeladeira gambiarra) ou usar como banco de glicol mesmo, mas iria procurar um com maior reservatório possível e tentar melhorar a eficiência da serpentina.
No mais, muito grato pelas orientações

O NodeMCU eu usei para automatizar o controle dos reles, ele funciona como 2 termostatos e ainda conecta num app no celular (foto).
A bomba estou usando uma 12v que não esquenta muito, reaproveitando as conexões das torneiras.
A capacidade do bebedouro não é muito grande, para gelar os 3 litros de álcool até -20° demorou muito. Se você usar um termostato só tem que tomar cuidado com a temperatura que vão estar o álcool. No caso do bebedouro como banco de glicol ele perde temperatura mais rápido que o fermentador, nesse caso quando o termostato ligar ele não vai resfriar a cerveja, provavelmente vai aquecer e depois esfriar. Essas variações de temperatura acabam estressando as leveduras e gerando off flavors. Eu preferi manter dois controles independentes, assim consigo regular o glicol sempre numa temperatura inferior.

Attachments

• Screenshot_20190817-221312.png
    Screenshot_20190817-221312.png
    68.3 KB
Eu montei um refrigerador com Peltier. Chega até uns 16 °C, porém o consumo de energia é muito alto. Enquanto meu refrigerador por compressão mecânica fermentou 25 L consumindo 1 kWh, o refrigerador Peltier fermentou 5 L consumindo 6 kWh.

View attachment 121748 View attachment 121749 View attachment 121750 View attachment 121751 View attachment 121752

Eu desistido projeto por causa do consumo também .. quanto ao custo, eu acho que sai barato comprar um bebedouro usado e reutilizar o motor de geladeira e a condensadora.

Eu desistido projeto por causa do consumo também .. quanto ao custo, eu acho que sai barato comprar um bebedouro usado e reutilizar o motor de geladeira e a condensadora.
Eu comprei um bebedouro Gelagua da Esmaltec por R$ 220 novo no Carrefour. Super promoção. Eu comprei desses para galão. Segundo a ficha técnica ele tem um depósito de 1,9l, mas isso é entre a boca do garrafão e a base do depósito. Sem o garrafão essa capacidade aumenta. A potência é de 97w e usa o gás R134a.

O consumo por mês das Peltier é muito alto, isso está em toda documentação que vi na internet. Ela é usada realmente para necessidades térmicas reduzidas. Eu diria que para fermentar uma ALE em 18° onde a temperatura ambiente é de até 25° ela daria conta. Mais do que isso o custo, tanto de equipamentos (blocos de alumínio, bombas, radiadores, fontes) quanto de consumo não fazem sentido. A não ser para quem tem muita restrição de espaço (aí a questão não é custo).

Mas pretendo aproveitar alguma coisa das pastilhas para fazer o aquecimento da cerveja no descanso de diacetil. Esses dias que estava bem frio em SP tive dificuldade de subir uma ALE para 20° para fazer o descanso...

O que eu tenho gostado bastante é da precisão do controle de temperatura, veja na foto a variação nas últimas 6h. Ele está programado para aceitar variações de 0,5° para não ficar ligando a cada minuto a bomba, o que, na prática, acaba levando a um descontrole maior na temperatura pois entra o líquido bem gelado na serpentina e aos poucos ele vai derrubar a temperatura da cerveja...
Screenshot_20190827-161104.png

O que eu tenho gostado bastante é da precisão do controle de temperatura, veja na foto a variação nas últimas 6h. Ele está programado para aceitar variações de 0,5° para não ficar ligando a cada minuto a bomba, o que, na prática, acaba levando a um descontrole maior na temperatura pois entra o líquido bem gelado na serpentina e aos poucos ele vai derrubar a temperatura da cerveja...View attachment 122482
Cara, só mais uma coisa. Vc tem fotografia da serpentina e balde? Se n for muito trampo... e puder postar! Grato!

Segue minha experiência. Eu fermento levas de 10L num frigobar peltier da marca eterny... para 10 litros vai q é uma beleza e já fiz uma Lager em 12°, coloquei uma controlador w1209 baratinho. No caso de maturação serei categórico:NÃO FUNCIONA. Eu maturo na minha geladeira de casa mesmo. Mas sinceramente, enquanto eu ficar nos 10 litrinhos, esse sistema me serve muito e já fez muita breja.

Back