• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Refermentação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndreNash5

New Member
Reaction score
0
Prezados!

Dúvida e sugestões: Decidi fazer uma fruit beer, até então o processo estava tudo certo. Na etapa de maturação a frio 0ºC decidi colocar as frutas (cerejas), no entanto acho que exagerei na dose e a quantidade que coloquei elevou significativamente a densidade para perto da densidade original (OG). Não sei se alguém já passou por essa situação. O que deveria fazer? Deixar assim até o final da maturação ou refazer uma nova fermentação levando a temperatura por volta de 18 ºC e adicionar mais levedura, o que na minha opinião seria um processo de refermentação. Obrigado pela atenção e esclarecimentos.

Bom dia André,
Em regra, as frutas são adicionadas junto à fervura ou durante a fermentação, quando está ainda não foi completada.
Para adicionar durante a fermentação existem grupos que adicionam quando o fermento está trabalhando no auge e outros falam para adicionar quando a fermentação está quase no fim, faltando um pouco para ser finalizada, com isso o fermento irá consumir os açucares contidos na fruta, depois tu faz a segunda fermentação/diacetil e segue com maturação e cold crash.
Como tu pulou uma etapa e a fruta já foi adicionada, eu diria para você elevar a temperatura para que o fermento possa consumir os açucares e acompanhar medindo a densidade, aí tu ve a necessidade de adicionar mais fermento ou não, caso contrario tua cerveja corre um sério risco de super carbonatar, explodindo as garrafas.
att.

Prezados!

Dúvida e sugestões: Decidi fazer uma fruit beer, até então o processo estava tudo certo. Na etapa de maturação a frio 0ºC decidi colocar as frutas (cerejas), no entanto acho que exagerei na dose e a quantidade que coloquei elevou significativamente a densidade para perto da densidade original (OG). Não sei se alguém já passou por essa situação. O que deveria fazer? Deixar assim até o final da maturação ou refazer uma nova fermentação levando a temperatura por volta de 18 ºC e adicionar mais levedura, o que na minha opinião seria um processo de refermentação. Obrigado pela atenção e esclarecimentos.

Eleva a temperatura para a mesma da fermentação e espera o densímetro estabilizar, como se estivesse começado do zero.

Depois repete o processo de maturação a frio.

O ideal seria inserir as frutas mais para o fim da fermentação.

[ ] ´s

Back