• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Refermentação em Pilsen

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelpaulino

Member
Reaction score
0
Prezados amigos,

Depois de muitas brassagens Ale, irei realizar a minha primeira brassagem Pilsen, depois de ler muito sobre esse estilo resolvi optar pelo método tradicional invés da decocção, irei utilizar malte Pilsen com um pouco do Melanoidina, o lúpulo será o Saaz. Rampa única a 68ºC com mashout. Vou deixar fermentando 14 dias a 12ºC ou o tempo que for necessário para atenuar, e lagering de 30 dias a 0ºC. Envase.

Porém surgiu uma dúvida em relação a refermentação, li diversas formas de se realizar essa refermentação:

1) Após engarrafar, deixar as garrafas por 2-3 dias em temperatura ambiente e depois volta-las para a geladeira e deixa-las por 12ºC por pelo menos 15 dias.

2) Após engarrafar, deixar em geladeira a 12ºC por pelo menos 15 dias.

3) Refermentar em temperatura ambiente por pelo menos 15 dias.

Qual método os amigos utilizam para refermentação em pilsens?

Abraços,

Eu sempre deixo em temperatura ambiente, em algum lugar escuro e fresco, só tomo cuidado pra não passar de uns 28oC-30oC pq aí a levedura vai sofrer, ou ate mesmo morrer se passar de uns 30oC. Se vc deixar a 12oC vai demorar mais pra refermentar.

Eu deixo na geladeira 12 graus com manômetro pra ver qnd está boa. Abç

Acredito que a refermentação na geladeira a 12ºC seja o certo uma vez que é a temperatura ideal para a levedura trabalhar. O problema que eu imagino é que eu não consigo dar uma garrafa de presente para um amigo né? Pq se ela esquentar acredito que fique choca certo? Teria que transportar no gelo né? Ou estou falando besteira?

Eu sempre deixo em temperatura ambiente, em algum lugar escuro e fresco, só tomo cuidado pra não passar de uns 28oC-30oC pq aí a levedura vai sofrer, ou ate mesmo morrer se passar de uns 30oC. Se vc deixar à 12oC vai demorar mais pra refermentar.

Estou pensando em usar esse método, assim não ocupo lugar na geladeira da patroa e posso presentear alguns amigos também.

Não é necessário deixar na temperatura de fermentação,a temperatura ambiente,desde que não seja a uma temperatura muito alta,a carbonatação ocorrerá perfeitamente,sem comprometer o perfil da cerveja que já estará definido.

Obs:Mesmo o fermento lager metaboliza mais a temperatura alta,o que não significa que ele produza boas lagers a essa temperatura.

Acredito que a refermentação na geladeira a 12ºC seja o certo uma vez que é a temperatura ideal para a levedura trabalhar. O problema que eu imagino é que eu não consigo dar uma garrafa de presente para um amigo né? Pq se ela esquentar acredito que fique choca certo? Teria que transportar no gelo né? Ou estou falando besteira?

Mesmo starter pra lager vc faz a temperatura ambiente e não a 12oC.

Back