• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Receitas variadas - o quê você já brassou?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Drelimainacio

Well-Known Member
Reaction score
237
Resolvi criar esse tópico aqui pois tem sempre bastante gente pedindo receitas básicas, mas sei de muita gente que já criou receitas malucas e a maioria com muito sucesso.

Então minha proposta é que os cervejeiros com algum tempo de panela coloquem, apenas em tópicos, as receitas que criou e quem orgulho de compartilhar, ou apenas gostaria de falar que fez. Não precisa detalhar a receita de cara não, só o nome e alguma particularidade. Se alguém se interessar, é só pedir depois.

Me sinto no dever de começar. Eu tenho um calendário de brassagens, tinha a intenção de seguir, agora faço aleatório, mas são 12 receitas que deram muito certo:

01 - Sampas Smoked Porter - Uma porter com malte defumado;
02 - Red Ale - Na verdade saiu mais uma american amber ale, mas já tinha batizado e deixei;
03 - Alfarroba Stout - Uma Dry Stout com Alfarroba na fervura;
04 - Belgian Strong Maracuj'Ale - Strong Golden Ale com polpa de maracujá na fermentação;
05 - Mandioca Preta - Dark Lager com mandioca;
06 - São Jo'Ale - Barley Wine com muita canela, cravo e gengibre;
07 - Jerimum Ale - Minha releitura do estilo Pumpkin Ale;
08 - IPAM - IPA com pimenta malagueta (minha melhor);
09 - Belgian Dubbel - Simplesmente Dubbel, pra que mais!
10 - English Pink Ale - Standard Bitter com beterraba;
11 - Witbier Camomila - como o nome já diz;
12 - Xmas Ale - uma belga com essência de panetone;

Vou citar só as receitas "inusitadas", algumas com seus nomes de batismo:

01 - Viana - red ale com mel, pimenta Rosa e capim limão
02 - strange fruit - dark Saison com goiaba
03 - Barley wine maturada por 11 meses com chip de Carvalho
04 - apricot ale - belgian blonde com Damasco
05 - Summer ale com manjericão

Uma outra opção seria montar um banco de receitas em Bs, lógico, para quem quizer compartilhar.

Eu já brassei uma lager com camomila, mas não combinou o sabor e também exagerei na camomila e a cerveja ficou mais para um chá. Depois tentei a camomila em uma strong ale mais lupulada, e ficou boa, pricipalmente no aroma.

Drelimainacio, vou brassar agora uma IPA com pimenta calabresa, você tem alguma dica para me passar de quanto e quando adicionar a pimenta? Rola adicionar pimenta junto com lúpulo no dry-hoping?

Ivan, eu usei malagueta fresca, picada e sem semente, 8g para 30 litros, na fervura, 5 minutos finais. O resultado foi animal. Como dry, a frio, não sei se vai extrair a ardencia dela.

Abraço.

Hehehe, animal quanto? muita ardência ou moderada? Além da ardência, quero tentar extrair algum sabor da pimenta calabresa, para tentar ser notado em todo aquele lúpulo das IPAs.
Acho que vou tentar uma proporção um pouco maior que a sua, pelo fato da pimenta calabresa ser menos ardida que a malagueta.
Quando a cerveja ficar pronta, eu compartilho o reultado.
Valeu!

Cara, ela ficou com uma ardência razoável, bem notável. Na verdade, a combinação Ardência-Amargor ficou perfeita. Ficou uma cerveja pra se tomar extremamente gelada e extremamente devagar. Com isso, ela tem dois momentos interessantíssimos. Gelada, ela é muito amarga e a pimenta nem aparece. A medida que esquenta no copo, a balança vai trocando de lado, o amargor vai atenuando até ficar bem mais leve e a garganta começa a arder cada vez mais, pedindo sempre mais um gole. O retrogosto dura muitos minutos, o que facilita tomar ela bem devagar. Foi minha cerveja mais elogiada até hoje. Até o rótulo dela ficou show de bola!

Attachments

• IPAM.jpg
    IPAM.jpg
    85.3 KB
Ainda não estou experimentando adições fora do estilo, comprei alguns kits de receitas prontas e montei outros baseado nas receitas da WE.
Minha meta é estudar o BeerSmith, aprimorar e repetir minhas melhores receitas.
01 - Blond Ale,
02 - Belgian Pale Ale,
03 - English Pale Ale,
04 - Kölsch,
05 - Pilsen,
06 - Weizenbier,
07 - IPA,
08 - German Pilsener,
09 - Irish Red Ale
10 - Märzen/oktoberfest
11 - American Pale Ale
12 - black IPA

Felipe, como ficou essa cerveja com goiaba? Eu tenho que me segurar pra nao jogar goiabada na fervura de uma pale ale, pra ver com fica...

Latest posts

Back