• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Receita IPA - gostaria de opiniões. Sou novato

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flaviocb22

Active Member
Reaction score
1
E ai galera,
Estou na minha 3 brassagem e esse é meu primeiro post no forum. As outras duas brassagens que fiz foram com receitas prontas compradas no lamas e ficaram bem boas. Agora quero me aventurar e criar minha receita. Escolhi fazer uma IPA e gostaria da opinião de vcs sobre a minha receita para 20 Litros que eu fiz no BeerSmith.

MALTES
4,25kg pilsen agraria
0,5kg CAramunich III
0,75 Munich II

Brassagem de 80 minutos sendo 70 minutos a 68º e 10 minutos a 78º

LUPULOS
30g Columbus 60'
15g Citra 60'
20g Citra 1'
15g Cetennial 1'
15 g Citra Dry Hop 3 dias
20g Centennial dry Hop 3 dias

FERMENTO
1 pacote de Lallemand Nottingham

FERMENTAÇÃO
Iniciar a primaria a 18º subindo até 20º. Quando o airlock diminuir o ritmo vou subindo até 25º até a primaria terminar. Depois vou deixar mais uns 3 dias para a secundaria nessa mesma temperatura. Depois disso baixo para 0º e deixo por dias para depois envasar.

E ai? o que acharam? gostaria da opinião de vcs sobre a receita e onde melhorar. Obrigado

E ai galera,
Estou na minha 3 brassagem e esse é meu primeiro post no forum. As outras duas brassagens que fiz foram com receitas prontas compradas no lamas e ficaram bem boas. Agora quero me aventurar e criar minha receita. Escolhi fazer uma IPA e gostaria da opinião de vcs sobre a minha receita para 20 Litros que eu fiz no BeerSmith.

MALTES
4,25kg pilsen agraria
0,5kg CAramunich III
0,75 Munich II

LUPULOS
30g Columbus 60'
15g Citra 60'
20g Citra 1'
15g Cetennial 1'

FERMENTO

FERMENTAÇÃO
Iniciar a primaria a 18º subindo até 20º. Quando o airlock diminuir o ritmo vou subindo até 25º até a primaria terminar. Depois vou deixar mais uns 3 dias para a secundaria nessa mesma temperatura. Depois disso baixo para 0º e deixo por dias para depois envasar.

E ai? o que acharam? gostaria da opinião de vcs sobre a receita e onde melhorar. Obrigado

Aí vai muito da opinião de cada um...eu prefiro usar malte pale ale, um pouco de trigo (5 a 10% do grist) e brassar a 65C para deixar a ipa mais seca...quanto aos lúpulos, acho q vc tem que olhar quais caracteristicas te interessam...

eu acho citra e centennial uma bela combinação! e nunca usei columbus para dar uma opinião...

o principal detalhe que eu, com um pouquinho mais de prática que vc recomendo, é de não se preocupar com dias tanto pra fermentação primária quanto p secundária...eu, particularmente, só faço o cold crash quando sei que a cerveja chega num patamar que eu gosto...

Fala jovem!

Acho que tá bacana a receita, vou dar umas dicas que eu acho que ficariam legal:

Maltes: Normalmente se faz com pale ale de base, mas pilsen também fica bacana, teste e descubra hehe
cuida a quantidade de caramunich, 10% deixa uma pegada bem marcante.. mas eu por exemplo acho muito bom.. novamente, teste e descubra hehe

Brassagem: normalmente se busca um corpo mais leve, mire em uma temperatura de uns 66-65°C pra deixa-la mais seca.. o malte caramunich vai te dar corpo e dextrina, então balance esse questão entre arriar no inicio ou no final do mash

IMPORTANTE: Cuida a temp do teu mash-out... recomendo fazer lá pelos 74-75°C pra n se preocupar com taninos... 78°C é bem alta, e possivelmente não vai aumentar muito tua eficiência assim... nem sempre conseguimos cuidar com precisão a temp, então melhor trabalhar numa margem segura

Lúpulos: EU mudaria a primeira adição de citra pro final (15 ou 5min), ele é um lupulo com excelente aroma e sabor, iria valorizar mais ele..

Fermento: Usaria o recomendado aqui no forum sobre pinching rate: 0,75 Bilhões x L x Plato... veja essa relação com sua OG.. em geral, para 20 Litros, vai acabar na conta simplificada de Dois pacotes de fermento

Fermentação: Ta bacana :)

Achei a receita muito boa... Eu faria o amargor todo com Columbus e jogaria esse Citra mais pra frente. Triplicaria a quantidade de todos os lúpulos, exceto o de amargor. Cuidado pro Caramunich não bater de frente com o lúpulo. Brassagem a 68 graus tu vai ter uma cerveja mais encorpada, e com 65 vai ter uma mais seca e com maior fermentabilidade. Aí é questão de preferência.

Ah, quando puder, compra Gypsum (sal que aumenta a quantidade de sulfatos, o que destaca o lúpulo) e usa ele na sua água, ou ao menos compra o potinho e testa depois com a cerveja já pronta. Beba um copo normal e outro com uma quantidade mínima desse sal, e veja a diferença no sabor. Mais pra frente se vc se interessar, dá pra começar a estudar melhor essa parte, fará uma grande diferença nas suas ipas..

valeu galera..já tinha mesmo pensado em mudar a adição do citra para o final dado as suas caracteristicas aromaticas. estou pensando em fazer o amargor inteiro com o columbus.
Quanto a brassagem vou pela dica de vcs e fazer a 65º, assim como o mash out a 75º tb.
Agora quanto ao fermento ta complicado. Comprei so um pacote, e moro em teresina. Demora muito pra chegar outro e eu to me coçando pra fazer essa cerveja. Será que se usar só 1 pacote vai dar problema?
Obrigado a todos

Last edited:
com quanto tempo vcs me recomendar jogar o caramunich? ele ta totalizando 9% da receita. Recomendam baixar a quantidade pra tipo uns 6%?

E ai galera,

MALTES
4,25kg pilsen agraria
0,5kg CAramunich III
0,75 Munich II

LUPULOS
30g Columbus 60'
15g Citra 60'
20g Citra 1'
15g Cetennial 1'

FERMENTO

FERMENTAÇÃO

Eu não curto muito sugerir mudanças em maltes, pois isso é muito pessoal...

Apenas atente-se para a quantidade de fermento, pois para IPAs com OG entre 1.056 e 1.060 o ideal é utilizar 2 pacotinhos HIDRATADOS

valeu galera..já tinha mesmo pensado em mudar a adição do citra para o final dado as suas caracteristicas aromaticas. estou pensando em fazer o amargor inteiro com o columbus.
Quanto a brassagem vou pela dica de vcs e fazer a 65º, assim como o mash out a 75º tb.
Agora quanto ao fermento ta complicado. Comprei so um pacote, e moro em teresina. Demora muito pra chegar outro e eu to me coçando pra fazer essa cerveja. Será que se usar só 1 pacote vai dar problema?
Obrigado a todos

Talvez fique interessante pra sua receita como um todo fazer o volume de 10 L então..
Baixe as quantidades de maltes proporcionalmente pra sua OG
E em relação aos lúpulos poderá usar maior quantidade pra aroma, sabor e dry-hoping.. olha o link dessa discussão, acho que esclarece bastante sobre aroma x sabor http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408949&highlight=aroma

e o melhor, a quantidade de fermento fica certa!
abraços

pessoal...andei lendo a respeito de FWH e resolvi tentar fazer. A minha duvida é... fazendo o FWH com o columbus eu preciso fazer a adição de 60min?

pessoal...andei lendo a respeito de FWH e resolvi tentar fazer. A minha duvida é... fazendo o FWH com o columbus eu preciso fazer a adição de 60min?

Pode-se mover todo lupulo de amargor pro FWH, sem problemas.. fazendo a substituição dos 60min..

só tenha em mente que ele vai dar uma taxa de IBU maior, embora gere um amargor mais redondo.. dá uma olhada como fica no beersmith

abraço

Pode-se mover todo lupulo de amargor pro FWH, sem problemas.. fazendo a substituição dos 60min..

só tenha em mente que ele vai dar uma taxa de IBU maior, embora gere um amargor mais redondo.. dá uma olhada como fica no beersmith

abraço

Muito obrigado. Vou recalcular no beer smith entao. nunca vi um forum com respostas tao rapidas como esse. Obrigado a todos

pessoal...fiz a brassagem, mas uma coisa q me deixa bastante intrigado é quanto ao volume de mosto. Já fiz todas as medições do meu equipamento pormenorizadamente mas ainda assim não consigo os 20 litros no fermentador. Alguem sabe me explicar o que seria isso? Eu prefiro não adicionar mais agua alguma após a mostura e nem durante a fervura. Por exemplo, nessa leva atual o indicado pelo beer smith seriam 20 litros no fermentador e 18 litros para engarrafar, mas só deram 16 litros no fermentador.

pessoal...fiz a brassagem, mas uma coisa q me deixa bastante intrigado é quanto ao volume de mosto. Já fiz todas as medições do meu equipamento pormenorizadamente mas ainda assim não consigo os 20 litros no fermentador. Alguem sabe me explicar o que seria isso? Eu prefiro não adicionar mais agua alguma após a mostura e nem durante a fervura. Por exemplo, nessa leva atual o indicado pelo beer smith seriam 20 litros no fermentador e 18 litros para engarrafar, mas só deram 16 litros no fermentador.

Você tem duas opções.

1) Está mandando menos mosto do que o calculado para a fervura. Neste caso tem que checar a configuração do teu equipamento, por exemplo, se é fundo falso, você está descontando o volume morto embaixo do fundo falso?

2) Está mandando o volume esperado para a fervura, mas acaba com menos mosto no fermentador. Neste caso ou a sua taxa de evaporação da fervura está subestimada ou o cálculo do trub que fica na panela está abaixo do real.

Descobri o problema. A configuração do meu equipamento nao esta sendo salva no Beer Smith. Assim, toda vez q eu faço uma nova receita a configuração fica padrão. Nao sei pq isso esta acontecendo

Back