Opa, legal Masiero.Olá Pellin,
Mês passado eu pesquisei vários clones da Duvel na web (Beersmith cloud, BYO, HBT..) e fiquei entre estas duas feitas pelo próprio pessoal da Brew Your Own:
https://byo.com/stories/issue/item/1743-duvel-belgian-ale-clone
https://byo.com/stories/issue/item/3028-duvel-clone
Meu objetivo não era de fazer exatamente igual, pois nem consigo todos os ingredientes e acredito que muitos como o açúcar podem ser substituídos por soluções nacionais.
Não vou postar minha receita ainda pois não sei como ficou (já está engarrafada) e devo experimentá-la na virada do mês.
Se ficar legal eu posto aqui.
Abraços e sucesso!
O que vocês querem dizer com adicionar na secundária? Não seria quando o fermento já parou de trabalhar, né?
Pelo que lembro a Duvel tem uma receita bem simples, acho que é malte pilsen belga e açucar só, lupulo saaz, a grande jogada dessa cerveja está na escolha certa do fermento e na maneira de conduzir a fermentação. Acho q a dr yeast tem o fermento deles.
Abraço
Fermento recomendo o Y30 da DrYeast.
Bem parecido. Não testei com o da WhiteLabs
O segredo da Duvel é a fermentação. Começa aos 18 e chega aos 28 ao final.
Olá Tiago,
Que bom que você está neste tópico. Aproveita e tira essa dúvida?
Quando seria o melhor momento de adicionar o açúcar para não prejudicar a fermentação e gerar off-flavours?
Na fervura? Terceiro ou quarto dia de fermentação? ou fermentação secundária?
Muito obrigado.
Em um vídeo institucional da própria Duvel, eles falam sobre a adição do açúcar na secundária. O fermento usado é o WLP570. A fermentação começa em 17 ou 18 ºC. A maturação é feita a 0 ºC. Quanto a receita, é simples. Malte pilsen, saaz e styrian goldings se não me engano...
O vídeo que eu vi no site deles fala em segunda fermentação na garrafa, não fermentação secundária. Foi outro q vc viu?
Eu vi faz um tempo já, não é o que tem no site deles. Ela também tem refermentação na garrafa, mas o açúcar é tipo uma segunda fermentação. Li em uma matéria, acho que no site da BYO, não lembro ao certo, sobre essa adição poucos dias antes de terminar a fermentação primária.
Sobre o açucar na secundária, realmente a principal intenção é evitar o efeito Crab Tree, onde o fermento realmente fica "preguiçoso" por consumir uma quantidade alta de sacarose, um açucar mais fácil de metabolizar que a maltose. Mas eu nunca usei na secundária, já fiz Dubbel 3 vezes, SGA 2 vezes, sempre adicono na fervura. Sinceramente, acredito que se o teor de açucar não passar de 15%, pode de boa usar na fervura. Mas, pe minha opinião, vale uma pesquisada no assunto.
Fala pellin!
A receita ta bem interessante, fiz uma parecida.
Só acho que você descontrolou um pouco na temperatura, acho que o ideal era deixar ela subir mais pro final da fermentação. Geralmente só pra dar aquela atenuada final.
O açúcar eu já adicionaria logo, eu adicionei no segundo dia. Tem que ser enquanto a levedura está mais ativa, e com mais reservas de nutrientes, já que o açúcar sozinho não tem nutriente nenhum.
Depois diga como ficou a cerveja!
Olá Caioiac,
Então, segui conselhos aqui do fórum sobre deixar a temperatura aumentar gradativamente e apenas colocar um limite. Agora se vai dar certo não sei...
Sigo o padrão de deixar subir mais pro final como falou, mas nessa receita em especial fiquei convencido que deveria deixar subir ao natural. Confesso que fiquei receoso com essa experiência.
A questão é que subir ao natural é algo muito relativo quando comparamos uma leva de Duvel, de sabe-se lá quantos hecto-litros na Belgica de temperatura estável, contra uma leva de 20~40litros na primavera brasileira...
Acho interessante manter uma temperatura mais fria (a inicial) por pelo menos 2 ou 3 dias e depois subir gradativamente, se o natural permitir isso, perfeito!
Resta apenas esperar o resultado agora..rsrs. Já no segundo dia estava em 25, 26.. e continua nessa ate agora.
O que posso esperar do resultado por cometer esse equívoco? Nunca usei o T-58.
Como fazer para calcular o ABV quando se coloca o açúcar na secundá?
Estou fazendo um clone da DUvel....vou colocar 1.5kg na fervura e 1.5kg na fermentação secundaria.
Como fazer para calcular o ABV quando se coloca o açúcar na secundá?
Estou fazendo um clone da DUvel....vou colocar 1.5kg na fervura e 1.5kg na fermentação secundaria.