• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Receita Baden Gold

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
A minha eu coloquei na garrafa essa semana. O gosto até agora bom. Canela presente, sem exagero. Daqui a umas 2 semanas vou abrir e ver no que deu!

Vou dar noticias aqui.

abraços!

Boa noite pessoal.
Vou dar meu pitaco, pela minha experiência, faço uma Stout de Cacau a muito tempo, eu faria um chá de canela e um suco de morango, framboesa, amora e cereja, afinal a receita é frutas vermelhas não só morangos; colocaria no final da fermentação.
Como faço cerveja de trigo com 14 dias ( em média ) de fermentação, faria o seguinte.
Fermentação ok, atenuação ok, colocaria o chá de canela e o suco de frutas vermelhas, a quantidade é o problema; Normalmente não deve-se ultrapassar 20% da receita nas fruit beer.
Bom, depois de colocar estes ingredientes deixo mais 3 dias na temperatura final de fermentação.
Como é cerveja de trigo fica a dúvida? maturar ou não a frio e/ou colocar gelatina (não faria), pois se sedimentar muito fica sem corpo e ela é uma cerveja de trigo, logo corpo é importante, porém se não sedimentar nada como fica aquele suco de frutas vermelhas?
Acredito que 1 dia a 1c sedimenta o suficiente para não perder corpo e não ficar um suco de frutas vermelhas/sedimentos.
Sabe, vou fazer uma receita desta só para testar. Coloco os dados aqui na medida do processo.
Espero ter ajudado.
Obs. Os tempos e as temperaturas são sugestões e não são fixos e devem ser adaptados de acordo com suas experiências.
Anderson

400gr. ia colocar ontem, mas não me desloquei para onde está fermentando... farei isso no sabado, mais uma semana maturando, depois frio nela e engarrafar por um mes...

alan,

o que pode ter acontecido é que, como tu adicionou o morango e deixou ela mais uma semana em temperatura de fermentação, a levedura consumiu a frutose dos morangos, diminuindo consideravelmente o caráter da fruta.

A questão de adição de frutas é bem complexa. Acho interessante dar talvez uma boa pesquisada principalmente nas belgas que fazem cerveja com frutas vermelhas para saber a melhor forma de adição. Tem a leffe ruby, a wit da hoegaarden com frutas vermelhas, liefmans (que se toma com gelo) e as tradicionais lambics (lindmans, kriek boon, etc.) Em caráter geral:

- adicionar pós fervura - levedura consome a frutose na fermentação e o calor volatiliza parte dos sabores / aromas
- adicionar no meio da primária - levedura consome a frutose, mas preserva mais sabores / aromas que adicionado pós fervura
- adicionar junto ao cold crash - muito sabor / aroma para a cerveja, mas tem que considerar que a frutose vai ser consumida no envase, então a carbonatação / priming deve considerar isto...

um bom material está aqui:
http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/cerveja-com-frutas/

eu quero fazer adição de frutas em parte da minha próxima leva (provavelmente uma blond ale), e pretendo adicionar quando baixar a temperatura para cold crash.

A minha eu coloquei na garrafa essa semana. O gosto até agora bom. Canela presente, sem exagero. Daqui a umas 2 semanas vou abrir e ver no que deu!

Vou dar noticias aqui.

abraços!

@nandopavao
@Andersonzc

o que vocês tem para relatar dessa cerveja que fizeram, deu certo?

Estou querendo clonar essa cerveja (Baden Gold). Qualquer sugestão...

Ninguem conseguiu acertar né?

Eu fiz uma vez uma witbier e troquei o coentro por canela em pau no fim da fervura e maturei com a canela em pau. Ficou uma cerveja com trigo e canela muito boa, mas diferente da baden.

Boa noite pessoal.
Vou dar meu pitaco, pela minha experiência, faço uma Stout de Cacau a muito tempo, eu faria um chá de canela e um suco de morango, framboesa, amora e cereja, afinal a receita é frutas vermelhas não só morangos; colocaria no final da fermentação.
Como faço cerveja de trigo com 14 dias ( em média ) de fermentação, faria o seguinte.
Fermentação ok, atenuação ok, colocaria o chá de canela e o suco de frutas vermelhas, a quantidade é o problema; Normalmente não deve-se ultrapassar 20% da receita nas fruit beer.
Bom, depois de colocar estes ingredientes deixo mais 3 dias na temperatura final de fermentação.
Como é cerveja de trigo fica a dúvida? maturar ou não a frio e/ou colocar gelatina (não faria), pois se sedimentar muito fica sem corpo e ela é uma cerveja de trigo, logo corpo é importante, porém se não sedimentar nada como fica aquele suco de frutas vermelhas?
Acredito que 1 dia a 1c sedimenta o suficiente para não perder corpo e não ficar um suco de frutas vermelhas/sedimentos.
Sabe, vou fazer uma receita desta só para testar. Coloco os dados aqui na medida do processo.
Espero ter ajudado.
Obs. Os tempos e as temperaturas são sugestões e não são fixos e devem ser adaptados de acordo com suas experiências.
Anderson

Fala Anderson, blz?
Entrei agora no mundo cervejeiro e fiquei curioso se esse seu processo deu certo.
Pesquisei muito sobre a baden gold na internet e ainda não achei a fórmula. Quero muito copiar essa receita, já que essa cerveja foi a que me inspirou.
A minha ideia seria colocar a metade do suco no fim da fervura e outra metade no fim da fermentação.
Valeu

O tópico é muito antigo, mas seria interessante saber se mais alguém tentou fazer essa receita e quais foram os resultados.

750g pilsen
750g trigo
500g carapils
Rampas: 45 graus por 10min, 52,5 graus por 10min, 67 graus por 75 min e 76 graus por 10 min.
12g lúpulo mittelfrueh 60min
2 palitos canela na fervura 5min
200ml Calda morango e amora 5min
1pk WB 06 10 dias a 18 graus
+200ml calda morango e amora no cold por 10 dias a 0,5 graus

Pretendo engarrafar com uns 4ml de caramelo de açúcar

750g pilsen
750g trigo
500g carapils
Rampas: 45 graus por 10min, 52,5 graus por 10min, 67 graus por 75 min e 76 graus por 10 min.

Top, hein!!! Parece que vai ficar boa!

750g pilsen
750g trigo
500g carapils

O que vai ser essa calda? Pegar as frutas frescas e bater no liquidificador e reduzir? Ou vai usar polpa congelada?

Pretendo fazer a calda fervendo as frutas na penela por uns 10 ou 15 min até engrossar. Depois coar e jogar na fervura. No caso da segunda calda, vou fazer o mesmo e esfriar até a temperatura da cerveja pra depois jogar.
Minha intenção de fazer isso é pra dar um aroma quando jogar na fervura e dar o sabor quando jogar na fermentação, já que a jogada na fervura deve tirar todo o gosto da frutose por causa das leveduras.
Devo fazer na semana que vem e comprei insumos para 2 receitas de 10L pra ajustar algumas coisas se der off-flavor.

Pretendo fazer a calda fervendo as frutas na penela por uns 10 ou 15 min até engrossar. Depois coar e jogar na fervura. No caso da segunda calda, vou fazer o mesmo e esfriar até a temperatura da cerveja pra depois jogar.
Minha intenção de fazer isso é pra dar um aroma quando jogar na fervura e dar o sabor quando jogar na fermentação, já que a jogada na fervura deve tirar todo o gosto da frutose por causa das leveduras.
Devo fazer na semana que vem e comprei insumos para 2 receitas de 10L pra ajustar algumas coisas se der off-flavor.
Bacana! Se quiser postar updates, estarei acompanhando!

750g pilsen
750g trigo
500g carapils

Eu eliminaria os patamares de 45 e 52,5, no caso do trigo ser maltado.

O trigo é o claro mesmo. Pensei nessas etapas pra liberar o ácido ferúlico e trazer um cravo. Caso não ficar bom, dou uns ajustes na segunda receita.
Valeu mestre!

Passando aqui pra atualizar a minha experiência. Ontem medi minha FG e ficou assim:
OG: 1040
FG: 1009
ABV: 4,1%

A Baden fala de 4,5%, então acho que cheguei bem perto pois estou utilizando o Biab para 10L rsrs.
Acham que devo mudar os maltes?
Tipo aumentar o trigo ou acrescentar cevada em flocos?
Outra coisa, a cor do mosto tá numa cor mais ou menos com 13 SRM porque além da calda das frutas, acho que exagerei um pouco no carapills também, pois extrapolei os 20% kkk
Queria algumas sugestões.

Abc

Fala pessoal! Beleza?
Hoje abri a primeira garrafa. Não sou muito experiente com degustação, mas vou dar minha ideia: Tem um aroma e sabor frutado (provavelmente foi a levedura), encorpada, leve amargor, boa carbonatação, refrescante, senti pouco (ou quase nada) o sabor e aroma de canela, a coloração passou um pouco do que planejei.
Gostei muito. Mas não era o que eu esperava. Talvez deveria aumentar a calda e canela em pau ou chá, mas queria muito saber as sugestões de vocês! 🙏🏼🙏🏼

Attachments

• 9C6BECE7-8717-41AA-964D-BC50A75FB53B.jpeg
    9C6BECE7-8717-41AA-964D-BC50A75FB53B.jpeg
    28.7 KB
Bom dia, boa tarde, boa noite, nobres companheiros.

Estou pensando em brassar uma cerveja amanhã. Vinte e oito litros apenas, vai ser minha primeira experiência com frutas.

Estou colocando:

1,90 de trigo malteado
4,3 de malte pilsen
25 gramas de cascade a 60 minutos (13 IBU)
10 gramas de canela a 15 minutos (Uso em uma pumpkin ale e gosto do resultado)

Frutas:

Amora 900 gramas
Morango 1350
Framboesa 750 gramas

Provavelmente irei colocar nos cinco últimos dias de fermentação.

Levedura, estava programando usar uma M21. Porém o brewshop me enviou uma M44. Já estou com o malte moído e se pedisse uma nova levedura levaria pelo menos 5 dias para chegar... Estou chateado pela levedura...

Qual a opinião de vocês sobre essa breja ?

Estou pensando em brassar uma cerveja amanhã. Vinte e oito litros apenas, vai ser minha primeira experiência com frutas.

Estou colocando:

1,90 de trigo malteado
4,3 de malte pilsen

Frutas:

Amora 900 gramas
Morango 1350
Framboesa 750 gramas

Levedura, estava programando usar uma M21. Porém o brewshop me enviou uma M44. Já estou com o malte moído e se pedisse uma nova levedura levaria pelo menos 5 dias para chegar... Estou chateado pela levedura...

Sinceramente, se vc quer uma cerveja parecida com a Baden Baden, nao use fermento Weiss ou Wit, eles não usam. Uma levedura neutra seria melhor, até para nao mascarar os aromas da canela e das frutas vermelhas...

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Segue as consequências da 49ª brassagem. Pessoal, a Canela estava bem presente até inocular as frutas. Depois sumiu. Pretendo testar com essência de Canela agora.

A receita ficou algo muito longe da Baden, porém, ficou sensacional. Tá entre as minhas top 5.

Segue a foto:

Attachments

• 20220102_184335-01.jpeg
    20220102_184335-01.jpeg
    33.8 KB
Não é muita fruta não para esse estilo?

Desculpe pela demora. Mas te sendo bem sincero: Para chegar em algo próximo à baden wu não usaria frutas. Procuraria usar extratos de frutas. Com a minha base de grãos eu cheguei muito perto da cor da baden, estava linda! A Canela também estava bem legal. Porém as frutas modificaram a cerveja... ficou sensacional. Mas, acredito que não conseguiremos algo próximo a cerveja original utilizando frutas. Além do mais as frutas encarecem muito o custo da cerveja. Mas valeu a experiência.

Estou colocando:

1,90 de trigo malteado
4,3 de malte pilsen

Frutas:

Amora 900 gramas
Morango 1350
Framboesa 750 gramas

confrade poderia detalhar a receita com as rampas , fermentação e tempo/forma de adição das frutas .....
valeeeeeu

Latest posts

Back