• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Quinta Brassagem - APA

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Grando

Active Member
Reaction score
2
Fala pessoal. Estou progredindo para a minha quinta brassagem. Agora é a vez de tentar a minha primeira APA. Bom, segue a receita para alguns palpites. Eu usei uma receita do Jamil e fiz algumas pequenas modificações.

American Pale Ale - 5L

OG: 1.056
FG: 1.012
ABV: 5.7%
IBU: 38
Color: 16.3

Malte Pale Ale (Marris Otter) - 1,4 kg
Malte Amber - 90 g
Malte Munich - 90 g
Trigo - 60 g

Horizon 5 g com 60 min
Cascade 4 g com 10 min
Centennial 4 g com 10 min
Cascade 4 g com 0 min
Centennial 4 g com 0 min

Fermento US-05 a 19 graus.

Dúvidas:
1) A maioria das receitas que vi aqui no fórum eram com malte Pilsen. Tem alguma diferença muito grande? O correto seria o malte Pale mesmo não?

2) Na receita eles recomendam colocar trigo. Qual seria o motivo? Melhorar a espuma?

3) Gostaria de fazer o dry-hopping. Mas tenho dúvidas: para manter o mesmo IBU deveria tirar um pouco da quantidade que estou colocando durante a fermentação para usar como dry-hopping depois? Ou posso acrescentar um pouco a mais depois, fora o que já foi na receita? Tem alguma regra?

Valeu desde já!

Fala pessoal. Estou progredindo para a minha quinta brassagem. Agora é a vez de tentar a minha primeira APA. Bom, segue a receita para alguns palpites. Eu usei uma receita do Jamil e fiz algumas pequenas modificações.

American Pale Ale - 5L

OG: 1.056
FG: 1.012
ABV: 5.7%
IBU: 38
Color: 16.3

Malte Pale Ale (Marris Otter) - 1,4 kg
Malte Amber - 90 g
Malte Munich - 90 g
Trigo - 60 g

Horizon 5 g com 60 min
Cascade 4 g com 10 min
Centennial 4 g com 10 min
Cascade 4 g com 0 min
Centennial 4 g com 0 min

Fermento US-05 a 19 graus.

Dúvidas:
1) A maioria das receitas que vi aqui no fórum eram com malte Pilsen. Tem alguma diferença muito grande? O correto seria o malte Pale mesmo não?

2) Na receita eles recomendam colocar trigo. Qual seria o motivo? Melhorar a espuma?

3) Gostaria de fazer o dry-hopping. Mas tenho dúvidas: para manter o mesmo IBU deveria tirar um pouco da quantidade que estou colocando durante a fermentação para usar como dry-hopping depois? Ou posso acrescentar um pouco a mais depois, fora o que já foi na receita? Tem alguma regra?

Valeu desde já!

1) Nunca usei o maris otter, mas o pessoal diz que ele tem um perfil diferente do pilsen, só não sei como...

2) O trigo com um grist de aproximadamente 5% já melhora a formação e estabilidade da espuma;

3) O DH não te dá IBU. Ele interfere só no aroma da cerveja. Toma cuidado com isso!

O Maris Otter tem um sabor e um aroma bem mais maltado e forte do que o Pilsen. É bem recomendado para ales inglesas, mas funciona bem para APAs e AIPAs.

Se vc utilizasse o Pilsen, para essa quantidade, normalmente aconselha-se uma fervura de 90 minutos, para evaporar o DMS produzido durante a fervura...esse malte costuma gerar bastante

1) Nunca usei o maris otter, mas o pessoal diz que ele tem um perfil diferente do pilsen, só não sei como...

2) O trigo com um grist de aproximadamente 5% já melhora a formação e estabilidade da espuma;

3) O DH não te dá IBU. Ele interfere só no aroma da cerveja. Toma cuidado com isso!

Valeu demais. Mas há uma quantidade específica em porcentagem para o DH ou é na raça mesmo?

Quanto ao Dry Hop, se usa geralmente um mínimo de 2 gramas por Litro. Eu, particulamente gosto de usar uns 8 gramas / Litro. O aroma fica muito pronunciado. Vai do teu objetivo.

Toma cuidado com a quantidade de dias, eu faço 5 dias de Dryhop a 18C, abaixo a temperatura para 0.5 C, 2 dias, aplico gelatina, e aguardo mais 2 dias. O lúpulo, tem ficado em contato com o liquido 9 dias no total. Nunca senti aroma gramíneo, fazendo desta maneira.

Talvez na próxima leva, eu experimente o Hop Bag.

Valeu demais. Mas há uma quantidade específica em porcentagem para o DH ou é na raça mesmo?

Acredito que depende muito do seu objetivo na cerveja. Estou com uma IPA no fermentador em que utilizei por volta de 2g/L, mas a um tempo atrás fiz uma session pale ale em que gostaria de sentir um pouco o dulçor e, por isso, usei 1g/L e concluí que, mesmo sendo 'pouco', não gostei do resultado.

Portanto, defina um objetivo para sua cerveja e, posteriormente, pense se deseja um aroma acentuado ou mais leve na sua leva.

Além disso, recomendavam-se a escolha de lúpulos com alto teor de alfa ácidos, mas não lembro de ter lido em algum lugar que isso é um pensamento mais de vanguarda. Estou para experimentar lúpulos com baixo teor de alfa ácidos para ver o resultado!

Back