• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Quantidade de agua total para uma brassagem de 20L

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Flavios

New Member
Reaction score
0
Boa tarde galera eusou iniciante , vou para minha primeira brassagem , ja li muita coisa sobre os processos para a fabricação e vi alguns videos tambem, acabei optando pelo metodo Brew in a Bag por ser mais rapido e utilizar apenas uma panela , ai que vem minha duvida.... eu planejo fazer 20 litros ja estou com os insumos e os equipamentos e planejo começar a fervura com 10 litros e depois adicionar os maltes , e apos a fervura quanto de agua eu adiciono para a lavagem dos gãos e tem alguma conta de proporção de agua alguem poderia me ajudar !!!! outro processo que estou com duvida é o processo de maturação , após os 7 dias de fermentação eu so preciso passar a cerveja para um outro recipicente sem adicionar nada e o recipiente pode ser um balde fechado sem air lock?

Amigo, se viu algum vídeo que recomenda fazer lavagem de grãos em BIAB já está começando esquisito.

Já que você optou pelo BIAB eu faria o seguinte:

1) Faça uma mosturação com 3,5-4l de água por kilo de grão
2) Assim que terminar a mosturação adicione a quantidade de água que julgar necessária para atingir os 20 litros finais CONSIDERANDO PERDAS NA FERVURA, TRUB, ETC - normalmente os grãos absorvem o líquido na proporção de 1l/kg
3) Faça anotações de tudo: quanto de água colocou, quando perder, qual a OG, etc

Dificilmente você vai atingir a OG correta e a quantidade correta nessa primeira brassagem, pois você não tem a menor idéia de como seu equipamento funciona. Por isso anote e meça tudo e corrija na sua segunda brassagem.

Fazendo isso garanto que na sua 3ª ou 4ª brassagem você já atingirá os números que deseja ou pelo menos vai ficar muito perto.

BIAB é simplicidade e não eficiência máxima

Flavios, para calcular a água total você deve fazer a conta de trás para frente: Qual volume você deseja ter no final e ir adicionando as perdas, evaporação, absorção dos grãos, etc.

Uma forma é utilizar programas como BeerSmith que já calculam isso para você.

Nesse link existe um item "Calculating Strike Water Volume" que da uma ideia de como fazer isso, alem de outras dicas para BIAB.

https://www.homebrewersassociation.org/wp-content/uploads/How-To-Brew-in-a-Bag.pdf

ps.: A sugestão do amigo de cima também é uma boa opção.

10 litros é pouco pra começar a mostura calcula 3 l de agua para cada kg de grao voce erá que ter uma panela reserva com agua quente para depois fazer a lavagem de graos não sei a eficiencia de seu equipamento no meu caso quando faço 20 litros eu gasto 33 ~ 35 litros de agua em media depende muito da receita.

... eu planejo fazer 20 litros ja estou com os insumos e os equipamentos e planejo começar a fervura com 10 litros e depois adicionar os maltes

Como assim começar a FERVURA com 10 litros e depois adicionar os maltes???

Back