• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Qual o melhor fermentador, reto ou conico?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Reaction score
44
Boa tarde galera,

Sou novo na área e estou tentando errar o mínimo possível, gostaria de perguntar a opinião de vocês a respeito de fermentadores, qual o melhor, cônico de plástico ou reto de inox?

Pretendo colocar para fermentar e maturar sem retirar o trub do fundo, esta correto meu raciocínio?

Grato a todos
Everaldo

Qual o volume da sua produção?

Se for pequeno, acredito que o melhor custo benefício são as bombonas plásticas.
Em Porto Alegre podem ser adquiridas na Sacaria Baldo

Boa tarde galera,

Sou novo na área e estou tentando errar o mínimo possível, gostaria de perguntar a opinião de vocês a respeito de fermentadores, qual o melhor, cônico de plástico ou reto de inox?

Pretendo colocar para fermentar e maturar sem retirar o trub do fundo, esta correto meu raciocínio?

Grato a todos
Everaldo

Boa tarde.

De quantos litros será sua produção?

Pretende reaproveitar o fermento ou não?

Se a produção será pequena e não pretende reaproveitar o fermento, vai de bombona ou balde de PVC alimentício.
Caso pretenda reaproveitar o fermento, ai o fermentador cônico ajuda bastante.

Outra questão importante:

Vai fermentar onde? geladeira, freezer, câmara fria, temperatura ambiente?
Os fermentadores cônicos são mais difíceis de colocar em uma geladeira (dependendo da litragem).

Boa tarde galera,

Grato a todos
Everaldo

Não existe uma resposta única. Depende de vários fatores, técnicos, financeiros e, em última análise, preferências pessoais.

Dependendo dos volumes, métodos e preferências, os cônicos podem ser vantajosos. Conheço vários cervejeiros que usam e são felizes. Eu, particularmente, não uso por 3 motivos:

1) São mais caros
2) Desperdiçam espaço interno na geladeira
3) São mais chatos de limpar, porque têm duas válvulas ao invés de uma (isso é altamente pessoal, eu não uso nem airlock só pra não ter que limpar). Sem falar que a maioria dos modelos feitos p/ homebrewer tem soldas e conexões com rosca que me dão arrepios (eu iria ficar horas limpando e sanitizando se não ficaria convencido da eficácia).

Obrigado a todos, como minha produção é pequena, vou continuar com o balde plástico por enquanto, quando for hora de trocar vou optar por um de inox de fundo reto, pois não pretendo aproveitar o fermento e acredito que de inox será muito mais fácil a limpeza.

Mas ainda ficou a duvida sobre a questão de fermentar e maturar sem retirar o trub, será que vai funcionar?

Everaldo

Aquelas soldas tb me dão arrepio... hahahaha

Obrigado a todos, como minha produção é pequena, vou continuar com o balde plástico por enquanto, quando for hora de trocar vou optar por um de inox de fundo reto, pois não pretendo aproveitar o fermento e acredito que de inox será muito mais fácil a limpeza.

Mas ainda ficou a duvida sobre a questão de fermentar e maturar sem retirar o trub, será que vai funcionar?

Everaldo

Não precisa purgar fermento na maturação... Autólise ja é coisa do passado, ou só pra quem tem fermentador conico de alguns mil litros!

Acabo de adaptar um poço Temométrico no meu fermentador.

Ficou Top Demaisssssss.

Attachments

• 2014-11-21 17.58.30.jpg
    2014-11-21 17.58.30.jpg
    29.2 KB
  • 2014-11-21 17.58.42.jpg
    2014-11-21 17.58.42.jpg
    31.8 KB
  • 2014-11-21 17.58.49.jpg
    2014-11-21 17.58.49.jpg
    36.4 KB
@Machado, sim é um produto Italiano

@Rohde, o fermentador tem 49 de altura, instalei a 20 cm seguindo um artigo que li aqui no fórum.

Baratovysk

Comprei o meu de um cara do Brasil, inox 304 e achei de boa qualidade.

Email do vendedor; [email protected]

Preços:

100 milímetros *R$ 25,00;
200 milímetros *R$ 30,00;
300 milímetros *R$ 35,00;
400 milímetros *R$ 40,00;
500 milímetros *R$ 45,00.

Att

Back