• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Qual Chiller de placas entre estes é mais eficiente?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Burgos-III

Member
Reaction score
0
Boa noite,

Antes de tudo envio estes sites de fora pois estou morando na Itália e começando a me aventurar pelo homebrewing.

Estou entre os 2 modelos seguintes:

http://shop.wiltec.info/product_inf...ger-50-Plates-Plate-Heat-Exchanger-90-kW.html

88 euros.

4m3/h

pressão 20 bar

troca efetiva de calor: 0,6 m2

temperatura: +225C

https://www.polsinelli.it/scambiatore-di-calore-a-40-piastre-saldobrasate-P1299.htm

70 euros.

6m3/h

pressão 10 bar

troca efetiva de calor: 0,52 m2

temperatura: +90c -> isso me preocupa um pouco.

Aceito sugestões novas! Acredito que vale a pena pagar os 18 euros a mais pelo chiller da Wiltec, mas aceito sugestões, inclusive de outros chillers ou lojas na europa para comprar equipamentos cervejeiros!

MUITO OBRIGADO!

Maior area, melhor. Qual o tamanho das suas levas? Você tá iniciando? Se estiver e for fazer pequenas levas, sugiro que use um chiller de imersão, devido a questão da Sanitizacao

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Eu ficaria com o primeiro, pois além de ter mais placas é desmontável.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Maior area, melhor. Qual o tamanho das suas levas? Você tá iniciando? Se estiver e for fazer pequenas levas, sugiro que use um chiller de imersão, devido a questão da Sanitizacao

Começarei com produções de 40L por vez. Sobre a questão da area, o segundo tem um pouco a mais de area, mas menos placas. Algo como:

1˚ - 19,1cm x 7,3cm = 0,13943m2

2˚ - 20cm x 9cm = 0,18 m2

Porém, a troca de calor efetiva é maior no PRIMEIRO por ter mais placas e mais coisas que eu realmente não saberia dizer (ignorância de iniciante).

Aqui na europa as serpentinas de cobre custam praticamente o mesmo preço ou mais que um chiller de placas com estes, as de inox nem se fala.

Começarei com produções de 40L por vez. Sobre a questão da area, o segundo tem um pouco a mais de area, mas menos placas. Algo como:

1˚ - 19,1cm x 7,3cm = 0,13943m2

2˚ - 20cm x 9cm = 0,18 m2

Porém, a troca de calor efetiva é maior no PRIMEIRO por ter mais placas e mais coisas que eu realmente não saberia dizer (ignorância de iniciante).

Aqui na europa as serpentinas de cobre custam praticamente o mesmo preço ou mais que um chiller de placas com estes, as de inox nem se fala.
O que importa é a área de troca térmica, não as dimensões externas, apenas. Pelo vc descreveu, o primeiro é ligeiramente maior.

Se vc vai usar, tenha em mente que a Sanitizacao desse tipo de equipamento é chatinha... Vc vai ter que mexer com soda, por exemplo. Isso envolve a compra de EPIs (sim, equipamentos de proteção individual) adequados, bem como manuseio de produtos perigosos (soda, no caso...mesmo que diluída).
Fora isso, tem a questão da disciplina e blá blá blá. Então, pense na estrutura que você tem em casa e o conhecimento que vc angariou nesse pre-homebrewing.
Ah, lembrando que, a menos que você seja um cuzao ambiental, vc precisará neutralizar propriamente o efluente da soda, o que implica no uso de ácido 😉

Back