• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Projeto BIAB elétrico

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Alguém poderia indicar o tamanho recomendado para as tubulações usadas para recirculação? Para uma panela de barril de 50L estou em dúvida se uso 3/8" ou 1/2".

Alguém poderia indicar o tamanho recomendado para as tubulações usadas para recirculação? Para uma panela de barril de 50L estou em dúvida se uso 3/8" ou 1/2".

Olá,
Acredito que deva existir algum tópico a respeito e se caso não existir vc pode criar um.
Mas respondendo de antemão, eu acredito:
Quanto maior melhor ( tem um limite claro!). Porém vc irá ter uma quantidade de cerveja (ml) maior dentro tubulação de maior diâmetro.
Outro fator a se considerar é a perda de temperatura, ou seja, pode resfriar um pouco se o diâmetro for menor.
E por último é a relação da capacidade da sua bomba de circulação, ou seja, ela é capaz de mandar tudo aquilo de cerveja que esta na tubulação? E a velocidade é muito alta na circulação ?( Diam. > resulta em menor velocidade).
No seu caso, eu acho que de 1/2 estaria de bom tamanho. 3/4 é bem grande para essa finalidade. Mas posso estar enganado, claro :) :mug:

abcs!
Frank

Olá,
Acredito que deva existir algum tópico a respeito e se caso não existir vc pode criar um.
Quanto maior melhor ( tem um limite claro!). Porém vc irá ter uma quantidade de cerveja (ml) maior dentro tubulação de maior diâmetro.
Outro fator a se considerar é a perda de temperatura, ou seja, pode resfriar um pouco se o diâmetro for menor.
E por último é a relação da capacidade da sua bomba de circulação, ou seja, ela é capaz de mandar tudo aquilo de cerveja que esta na tubulação? E a velocidade é muito alta na circulação ?( Diam. > resulta em menor velocidade).
No seu caso, eu acho que de 1/2 estaria de bom tamanho. 3/4 é bem grande para essa finalidade. Mas posso estar enganado, claro :) :mug:

abcs!
Frank
Valeu Frank,

Bom, acho que o grande X da questão é quantificar qual seria a vazão necessária/recomendada para uma panela deste tamanho. O detalhe é que vi o equipamento que o Guenther usa para uma panela de 10L e fiquei com a impressão que ele usa 3/4:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY[/ame]

Me parece ser 1/2

Concordo, parece ser 1/2. A de 3/4 o cotovelo é pouca coisa maior e a mangueira tbm.

Eu particularmente não gosto de motor de circulação. Tinha antes e tenho meus preconceitos. Hj uso um motor com redutor em cima da tina que gira uma hélice lentamente.

abcs.
Frank
Videos em youtube -> finselBr

Olá,

abcs!
Frank
Resgatei os meus papiros sobre hidrodinâmica pra tentar entender melhor. Vamos lá:
Quanto maior melhor - A rigor aumentar o diâmetro da tubulação (área da seção transversal) não implica em maior vazão. O que definirá a vazão do mosto é justamente a abertura que damos na válvula de esfera na saída da panela.

Capacidade da sua bomba de circulação - Vamos supor que a vazão da bomba é superior à vazão determinada pela válvula de esfera, não sendo um limitador.

Perda de temperatura - Pois é, boa pergunta. Alguém já quantificou isso pra saber qual a perda tolerável? O quão efetivo é colocar um sensor de temperatura no final da tubulação de retorno antes do mosto além do sensor dentro da panela pra comparar? Faz sentido monitorar a temperatura somente por este sensor de retorno?

E fiz alguns cálculos rápidos:

Condição 1: Saída da válvula de esfera com diâmetro de 1/2" e mangueira de retorno com diâmetro de 1/2". Nada muda na seção transversal e as velocidades inicial e final serão as mesmas.

Condição 2: Saída da válvula de esfera com diâmtetro de 1/2" e mangueira de retorno com diâmetro de 3/8".
Entrada da bomba: Conexão de 1/2" de diâmetro (12,7 mm), o que resulta numa área da seção transversal igual a 126,7 mm².
Saída da bomba: Conexão de 3/8" de diâmetro (9,525 mm), o que resulta numa área da seção transversal igual a 71,3 mm².

Utilizando a equação de continuidade (A1v1=A1v2), podemos concluir que a razão entre as áreas (126,7/71,3) é igual a 1,78. Logo a velocidade do líquido no retorno da tubulação (se reduzirmos de 1/2" para 3/8") seria aumentada em 78%.

A dúvida é: Quão crítico é este aumento de velocidade? Vai atrapalhar a cama de grãos?

Opa, por aí.

Sobre a cama de grão, imagine um grão se juntando com outro a ponto de não deixar passar mais líquido. Isso ocorreria em determinado ponto do fluxo do líquido. E se isso começar a ocorrer, aquele líquido que deveria passar entre esses dois grãos terá que passar por outro lugar, podendo assim gerar o mesmo fenômeno em sequência e entupindo tudo.
Isso ocorreu comigo.
O problema é o volume de líquido que está circulando. Melhor passar pouco líquido ou ter um controle de velocidade do motor, o que seria ideal.
Quanto a variação de temp. na mangueira é algo insignificante, acho eu, isso se a mangueira for curta. Eu apenas registrei tudo que pensei no meu texto anterior.

No meu caso, eu aboli o uso de motor pelo problema de "shear force". Se vc controlar a vazão por abertura da válvula poderá aumentar consideravelmente o risco desse fenômeno prejudicar sua retenção de espuma.

Bom, apenas quero ajudar e não criticar. Boa cerveja!

abcs.
Frank

Olá cervejeiros. Tive uma experiência há um ano de uma APA, que fiz com um cervejeiro amigo meu. Meu problema é espaço. Preciso bolar um projeto BIAB para meu apto. Sou meio leigo tanto em cerveja quanto em blogs. Tô vendo todo mundo comentando de projetos, mas só vejo os comentários. Onde vejo um projeto que eu possa segui-lo e executá-lo? Obrigado desde já.

Olá cervejeiros. Tive uma experiência há um ano de uma APA....

Olá amigo,

Eu desconheço um projeto que se enquadre em todas as situações. Acredito que vc terá que pedir ajuda para o seu caso específico..
Se quiser algo compacto terá que avaliar as opções que vc tem ( tipo de aquecimento, espaço para segunda panela, tipo de chiller, etc..), para então dimensionar ou ter uma idéia do projeto. Isso seria interessante para não fugir muito do seu ideal e custo.
(Sugiro dimensionar a estrutura da(s) panela(s) primeiro.)

Quando fui fazer meu biab eu acabei pesquisando vários modelos de mercado e o princípio do processo biab. Após entender como funciona dimensionei tudo, etc..

Uma coisa que eu tive que fazer é ver vídeos em inglês pois a quantidade de vídeos em inglês é absurdamente superior do que em BR... então sugiro entender e ver como os caras fizeram nos projetos deles.

Um modelo legal é o braumeister.. muita gente clona ele .. no video abaixo eu não analisei todos vídeos da séria , portanto não sei se funciona legal..mas segue algo pra vc ver. só tome cuidado para não usar bomba circuladora muito forte e resistência com menos de duas voltas ( queima o malte)

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=1tJU05iWmlI[/ame]

braumeister original:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=cv-7XHSMK04[/ame]

abcs
Frank

Olá galera. Li essa discussão há algum tempo e comecei a montar meu equipamento. Algumas coisa fui trocando após verificar a necessidade de mudança durante os usos. Vamos lá:
1 Panela 32L;
1 fundo falso;
1Resistência 3000W 220v;
1 Grain Bag grande;
um poço térmico de 15cm;
Um controlador digital paras as rampas;
Comprei tudo um a um, montando eu mesmo. Usei a resistência com furo pra baixo na panela, pra evitar acidentes de encostar ou derramar mosto direto.
Resistência, torneira e poço térmico ficam abaixo do fundo falso.
vou tirar umas fotos e mandar aqui. Ficou fino demais. Fiz uma brassagem em duas etapas pra fazer uma Imperial Russian Stout e deu super certo e fácil.
Brassagens feitas em 3h a 3:30h.
Agora tô montando um chiller de contrafluxo que vi em outro fórum daqui. Estou economizando muito com as idéias de montar eu mesmo.

Tenho o mesmo projeto, e tive uma boa otimização quando adquiri controlador BrewPLC,
que é usado pra qualquer projeto BIAB, e melhor, controlo e deixo ele todo programado pelo celular.
é possível usar uma resistência até 7700 Watts, e já vem automático 110 220

Show de bola esse controlador, procurei no mercado livre e não achei pra vender, pagou quanto?

Tenho o mesmo projeto, e tive uma boa otimização quando adquiri controlador BrewPLC,
que é usado pra qualquer projeto BIAB, e melhor, controlo e deixo ele todo programado pelo celular.
é possível usar uma resistência até 7700 Watts, e já vem automático 110 220

Back