Alguém poderia indicar o tamanho recomendado para as tubulações usadas para recirculação? Para uma panela de barril de 50L estou em dúvida se uso 3/8" ou 1/2".
Valeu Frank,Olá,
Acredito que deva existir algum tópico a respeito e se caso não existir vc pode criar um.
Mas respondendo de antemão, eu acredito:
Quanto maior melhor ( tem um limite claro!). Porém vc irá ter uma quantidade de cerveja (ml) maior dentro tubulação de maior diâmetro.
Outro fator a se considerar é a perda de temperatura, ou seja, pode resfriar um pouco se o diâmetro for menor.
E por último é a relação da capacidade da sua bomba de circulação, ou seja, ela é capaz de mandar tudo aquilo de cerveja que esta na tubulação? E a velocidade é muito alta na circulação ?( Diam. > resulta em menor velocidade).
No seu caso, eu acho que de 1/2 estaria de bom tamanho. 3/4 é bem grande para essa finalidade. Mas posso estar enganado, claro![]()
abcs!
Frank
Valeu Frank,
Bom, acho que o grande X da questão é quantificar qual seria a vazão necessária/recomendada para uma panela deste tamanho. O detalhe é que vi o equipamento que o Guenther usa para uma panela de 10L e fiquei com a impressão que ele usa 3/4:
https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY
Me parece ser 1/2
Resgatei os meus papiros sobre hidrodinâmica pra tentar entender melhor. Vamos lá:Olá,
Acredito que deva existir algum tópico a respeito e se caso não existir vc pode criar um.
Mas respondendo de antemão, eu acredito:
Quanto maior melhor ( tem um limite claro!). Porém vc irá ter uma quantidade de cerveja (ml) maior dentro tubulação de maior diâmetro.
Outro fator a se considerar é a perda de temperatura, ou seja, pode resfriar um pouco se o diâmetro for menor.
E por último é a relação da capacidade da sua bomba de circulação, ou seja, ela é capaz de mandar tudo aquilo de cerveja que esta na tubulação? E a velocidade é muito alta na circulação ?( Diam. > resulta em menor velocidade).
No seu caso, eu acho que de 1/2 estaria de bom tamanho. 3/4 é bem grande para essa finalidade. Mas posso estar enganado, claro![]()
abcs!
Frank
Olá cervejeiros. Tive uma experiência há um ano de uma APA....
Tenho o mesmo projeto, e tive uma boa otimização quando adquiri controlador BrewPLC,
que é usado pra qualquer projeto BIAB, e melhor, controlo e deixo ele todo programado pelo celular.
é possível usar uma resistência até 7700 Watts, e já vem automático 110 220